Igrejas “vazias”


Igrejas “vazias”

Fui perguntado certa vez sobre o que ou qual era a maior problema da igreja. Eu respondi que o maior problema da igreja é a própria igreja. Quando esta não quer orar, não quer evangelizar, não estuda a Bíblia, não conhece a Palavra de Deus, não faz missões, não dá frutos, não ama o próximo, muito menos ao Senhor... etc e tal.

Ouço obreiros dizendo que a cultura de determinado local é difícil, o povo do sul, por exemplo: Dizem que é um povo frio onde duas ou três religiões (o catolicismo e a umbanda/Candomblé) são fortes e prejudicam a evangelização. Balela! Outra coisa que tenho ouvido ultimamente é que pastor deve ter perfil e igrejas possuem perfis X ou Y. O pastor X se encaixa com a igreja X e não serve para a igreja Y. Será?

Sinceramente não concordo nem com uma coisa e nem com outra. Penso que onde possui NÃO-salvos, ali devemos agir, ali o Evangelho deve ser apresentado. E não depende de cultura e sim de necessidade. Ora, não ouviram de Cristo, esta é a motivação, é a razão. Não existem pessoas difíceis para evangelizar, existem crentes que não querem evangelizar. Outra coisa, o Evangelho está acima da cultura e que Deus é maior do que qualquer frieza cultural ou regional. Até porque pessoas duras de coração existem não apenas no SUL do Brasil, mas no Brasil todo e no mundo todo. E seja do “Oiapoque ao Chuí”, todos precisam saber de JESUS.

As igrejas hoje em dia estão virando empresas, e os pastores funcionários. Agora a moda é pedir currículo com pretensão salarial. Absurdo! E quem foi que disse que igreja possui perfil específico e precisa de um pastor específico? Onde está na Bíblia isso? Claro que em nenhum lugar. O que virou moda é empresariar as igrejas e a forma empresarial tem substituído a espiritual de se fazerem as coisas. Não é mais o que Deus quer para nós. É o que nós queremos para nós. A vontade de Deus não importa, importa o que desejamos e o que pensamos de um pastor.

Não foi Jesus quem disse: “Portanto vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mateus 28.19-20)????

Ele não disse: “Olha, você que tem facilidade para música, vá pastorear a igreja X que está precisando de músicos”... “E você que é voltado mais para missões, vá para a Igreja Y, porque lá eles são uma igreja missionária...”. Redundância! Toda igreja precisa ser missionária se não fazer missões não é igreja, assim como o cristão. Ele é missionário.

E ainda falam do temperamento e da experiência. Os pastores jovens nunca podem e não devem pastorear igrejas grandes “numericamente”, porque a igreja grande sempre precisa de pastores experientes e que já fizeram seus “nomes” na denominação. Grande coisa! Disse João, o Batista: “É necessário que ele cresça e que eu diminua” (João 3.30). Pastores famosos que recebem bem, e muito bem, não iriam para uma igreja sem salário, iria? Talvez, um ou outro... mas a questão não é o salário, mas é a visão de pastores e de várias igrejas que estão distorcidas.

Pergunto-me: Será que Deus não capacita mais os seus vocacionados? Será que o mesmo espírito que está no pastor “experiente”, não está também no “inexperiente”, Será que Deus não usa mais QUEM ELE quer e ONDE ELE quer? Será que Deus perdeu a direção das coisas? Não seria ELE quem deveria enviar? Escolher? Direcionar?

Homens estão tentando fazer o papel de Deus, é por isso que as igrejas estão vazias. Às vezes cheias de pessoas, mas com pensamentos distorcidos do cristianismo, de Jesus, do Evangelho, de ovelhas, do ministério pastoral e até mesmo da Igreja.

Aliás, há igrejas hoje em dia possuem donos. Pessoas que pensam em tijolos e paredes, mas não pensam no que está sem a salvação, não pensam nem nos de dentro e muito menos nos de fora. Querem templos bonitos e imperiais, mas não querem vasos de honra e glória do SENHOR.

Ainda vejo a cena de Apocalipse, Jesus ao lado de fora da Igreja batendo à porta: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” (Ap 3.20). Estão deixando o Dono da Igreja para fora.

É por isso que penso que: O maior problema da igreja, não está fora, mas dentro da igreja. Tenho provado a fidelidade de Deus e depender DELE é incrível. Deus é maravilhoso. Mas continuo refletindo sobre essas coisas e pedindo a Deus em oração:

“Senhor, me livre de políticos e de politicagem, de pessoas que não tem caráter e de igrejas que são bodes e não ovelhas, me livre da ação humana, quero ser dirigido, guiado e orientado apenas pelo SENHOR. Dai-me discernimento para todas as coisas, sabedoria no agir, disposição no fazer e humildade no aprender. Dependo de ti Senhor”.


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

  1. Exatamente isso que foi narrado pura verdade eu sempre falo sobre este ponto de vista como tambem das exigencias das igrejas o homem pobre nao pode mais congregar devido tantos envelopes que distribuem hoje quem frequenta mais é o pobre que nao pode bulir no salario de que se alimenta e ahi querem tomar tudo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...