Noemi e Rute – Uma amizade verdadeira e edificante


Noemi e Rute – Uma amizade verdadeira e edificante
Mensagem do dia 08/03/2012 (quinta-feira)
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

Em homenagem ao Dia internacional das mulheres

Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!” (Rute 1.16).

Introdução
O livro de Rute é um dos seis livros históricos que levam o nome da principal personagem do livro (Josué, Rute, Samuel, Esdras, Neemias, Ester).  É um dos dois que levam o nome de uma mulher (Rute, Ester). Rute é uma modificação moabita da palavra hebraica reyuth que significa “Amizade”, “Amiga”, “Bela Companheira”. Rute foi uma gentia que se casou com um judeu e Ester, uma judia que se casou com um gentio.

Contexto – Elimeleque, marido de Noemi morreu depois de 10 anos os seus dois filhos (Malom e Quiliom) morreram, deixando Noemi e suas duas noras (Orfa e Rute) morando juntas, mas Noemi resolve mandar para casa as duas (v 8). Embora as duas chorassem muito, Orfa se despediu de Noemi, mas Rute ficou com ela e foram para Belém.

Nós percebemos no livro: O amor e a piedade da gentia Rute. Observamos também uma linda amizade entre Noemi e Rute. Quais lições podemos extrair deste texto? Vamos ver algumas virtudes encontradas na vida de Rute.

1. O seu amor e amizade: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei!”. Rute surpreende-nos, pois poderia voltar para sua casa como fez Orfa e tentar outro casamento. Mas decidiu viver com Noemi. Não tinha muitas certezas, apenas sabia que ao lado de sua amiga ela estaria mais feliz. Para a amizade ser verdadeira e edificante precisa existir o amor, o carinho, companheirismo e o respeito. Virtudes, muitas vezes hoje em dia ofuscadas por causa do egoísmo das pessoas.

2. O seu amor pela família: “O teu povo será o meu povo”. Amar a família do amigo(a) é essencial, porque você convive com eles também. Talvez temos alguém que consideramos como de nossa própria família, às vezes, bem mais do que quem de fato é. Para a amizade ser verdadeira e edificante precisa haver consideração como se fosse do mesmo sangue. Você pode dizer para quem está do seu lado: O teu povo é o meu povo!

3. A sua piedade e convicção: “... e o teu Deus será o meu Deus!”. Rute, como já foi dito, era gentia. Decidiu seguir a Deus. Ela tinha convicção de quem era o Deus de Noemi. Pense comigo: Você pode ser importante para a decisão de um amigo(a) querer seguir a Deus. Será que seus amigos(as) reconhecem Deus em sua vida e diria: “o teu Deus será o meu Deus!”. Para a amizade ser verdadeira e edificante precisa haver vida piedosa, vida de oração, intercessão e leitura da Palavra de Deus.

Conclusão
Rute, era uma mulher piedosa e cheia de amor. Sua amizade com Noemi era verdadeira e edificante. Ela nos serve de exemplo. Uma dúzia de amigos(as) assim você não tem, mas se tiver um(a) diga Amém!

No amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...