segunda-feira, 6 de junho de 2011

Até aqui nos ajudou o SENHOR

Mensagem do dia 05/06/2011 (Domingo /noite)
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

“Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR” (1Samuel 7.12).

Introdução:
Dentre muitas capacidades, o ser humano tem uma que é incrível: Se esquecer das bênçãos de Deus e das obras realizadas por ELE em sua vida. Isso fica mais evidente quando surgem novos desafios, novas dificuldades, novos problemas, pois o que ouvimos é choro, reclamação e o que vemos são pessoas desanimadas e desencorajadas ao invés de olhar para o passado e se sentirem estimuladas para sair vitoriosas de tais situações.

Friedrich Nietzsche (filosofo ateu – engraçado que seus avós eram pastores) disse certa vez: “Os cristãos, se fossem realmente remidos, deviam parecer mais alegres”.

O que Nietzsche disse nos faz pensar: Um ateu lembrando que o cristão deveria viver com mais alegria por ter a salvação. Será que estamos demonstrando a alegria da Salvação? Vamos pensar em nosso texto (1Samuel 7.12)... O que podemos aprender?

PARA PENSARMOS: Por que, logo após uma vitória na batalha, Samuel escolheu uma pedra, colocou-a entre Mispa e Sem e a chamou de "Ebenézer"?

Explicação: Ebenézer foi o nome que o profeta Samuel deu ao monumento que erigiu como marco da vitória concedida por Deus aos israelitas frente aos filisteus. O significado literal de ebenézer é “PEDRA DE AJUDA”.

  • Quais eram os SIGNIFICADOS deste ato?

1º SIGNIFICADO: Aquela pedra era um MARCO DE VITÓRIA.

Depois que Samuel levantou aquela pedra, todas as vezes que as pessoas passavam por aquele lugar, ao olhar para ela, lembravam-se que foi ali que os filisteus foram definitivamente derrotados nos tempos de Samuel: "... e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do Senhor contra os filisteus todos os dias de Samuel" (v. 13).

"Marco de vitória" é como um título de campeão de um torneio esportivo que, uma vez conquistado, nunca mais pode ser tomado e todas as vezes que for olhado para o troféu, medalha, a vitória sempre será lembrada.

“Marco de vitória” são registros de conquistas que só nos foram possíveis mediante a graça de Deus, tais como um diploma importante conquistado, um imóvel registrado, um carro quitado ou comprado à vista, um casamento realizado, um filho que nasceu, uma viagem missionária, uma missão realizada, uma ajuda relevante ao próximo, uma pessoa resgatada, uma vida libertada etc.

O aposto Paulo diz que: “Com Cristo, em todas as coisas somos mais que vencedores” (Rm 8.37)

Deus não se arrepende das bênçãos que Ele nos dá e ELE deseja nos abençoar ainda mais. Portanto:
  • Estabeleça seus "marcos das vitórias" de tal modo que ao olhar para trás você vai se lembrar e se alegrar ao constatar que há em sua história grandes bênçãos conquistadas, grandes avanços e grandes obras realizadas que nunca mais podem ser desfeitas.
.
Mas não se esqueça também que...  

2º SIGNIFICADO: Aquela pedra era um ALTAR DE GRATIDÃO.

Ao passar por aquele lugar, as pessoas também iriam se lembrar que foi Deus quem derrotou os filisteus, com seus raios e trovões (1Sm 7.10). Nosso Deus é grandioso e não economiza Seu poder em favor do Seu povo. E conosco não é diferente.

Só este fato já deveria ser um motivo para que o povo sentisse gratidão, mas a gratidão não é algo tão fácil para o ser humano, alias muitas pessoas vivem reclamando da vida (e até de Deus), pois se esquecem facilmente o quanto o Senhor tem feito por elas e muitas vezes se tornam amargas e insatisfeitas, nada está bom e ainda dizem que Deus se esqueceu dela.

Você deve ter um coração grato. Registre as bênçãos num "Diário de Bênçãos". Levante (em sua memória e coração) um "altar de gratidão", para se lembrar das bênçãos que lhe foram dadas por Deus, para jamais se esquecer de tudo o que Ele tem feito por você, como ensina o hino:

"Conta as bênçãos, conta quantas são, Recebidas da divina mão, Uma a uma, dize-as de uma vez, Has de ver, surpreso, quanto Deus já fez”. CC 329

E assim você poderá ver que...

3º SIGNIFICADO: Aquela pedra era um TRAMPOLIM DE FÉ.

Ao olhar para aquela pedra, o povo de Israel podia crer que o Deus que os havia livrado dos inimigos nos dias de Samuel podia também livrá-lo em seus dias.

Hebreus 13.8: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”.

Não se intimide pelos desafios que possam surgir. Ao olhar as suas conquistas e avanços, seu coração tende a crer ainda mais no poder de Deus. Esse é o efeito que o testemunho causa nos ouvintes: instila fé em seus corações. As nossas experiências com Deus no passado são "trampolins de fé", e assim podemos nos lançar nos braços de Deus, confiando nele de todo o nosso coração, como crianças que se jogam nos braços do pai.

Repita sempre os seus testemunhos pessoais das bênçãos, conquistas, avanços que o Senhor operou em sua história e das manifestações do poder de Deus em sua vida, pois além de estimular a fé em seus ouvintes, você também terá a sua fé renovada e fortalecida. E estará em condições de experimentar ainda mais o agir de Deus daqui para frente, vivendo "de fé em fé".

CONCLUSÃO:
Jamais devemos nos esquecer das bênçãos de Deus. Ao garantir a memória das vitórias que Deus nos dá, estamos construindo MARCOS DE VITÓRIA, ALTARES DE GRATIDÃO e TRAMPOLINS PARA A NOSSA FÉ, de onde poderemos nos lançar para desafios ainda maiores.

Por isso podemos dizer: Até aqui nos ajudou o Senhor, e nós não vamos nos esquecer disso!

Que o Senhor nos dê ainda maiores vitórias. Ele é a nossa Pedra de Ajuda! Ebenézer!

Deus seja louvado!

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

6 comentários:

  1. Muito boa essa mensagem, realmente você 'registrar' as bençãos que o Senhor fez por ti é otimo, para que nossa memória não venha a falhar, e que todas as outras bençãos possam servir de combustivel de estimulo em momentos em que a pessoa possa estar pensando que foi esquecida, ou algum outro pensamento desse tipo que o satanás busca plantar em nós.

    Que Deus seja louvado!

    Abç!

    ResponderExcluir
  2. mensagem muito boa eu sempre quis saber uma explanaçao melhor dedessa palavra.

    ResponderExcluir
  3. A gratidão agrada o coração de Deus e abre portas para novas bênçãos!
    Excelente mensagem!

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth