AS Bem-Aventuranças 07

AS BEM-AVENTURANÇAS 7
“OS PACIFICADORES”
Mensagem do dia 09/10/2011 (Domingo/Noite) 
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

Mateus 5.9: Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”.

INTRODUÇÃO
Quero levantar algumas questões para refletirmos e as responderei no decorrer da mensagem. Qual o conceito de paz vivida pelo mundo? Como pregam a paz? Qual a forma que ela se apresenta? Como vivenciam a Paz? O mundo tem um conceito de paz totalmente invertido ao que a Bíblia ensina.

Não é o movimento Hippies com seu slogan “paz e amor”. Também não é se vestir de branco com a mensagem: “Quero Paz”, “PAZ”. De que adianta as pessoas se vestirem de branco, botarem no rosto um sorriso amarelo e fazerem passeatas e manifestações a favor da paz? A paz não é um estado de espírito, que sentimos em alguns momentos apenas e logo passa. De que adianta externar algo que não vive, algo que não conhece se por dentro há uma grande e interminável guerra? De que adianta declarar paz, se querem fazer paz com a guerra? Com a violência? Que paz é essa?

Neste texto, o que Jesus queria ensinar? Vejamos:

1.     O CONCEITO DE PAZ
Para nós a paz é a cessação ou ausência de conflitos. Viver em paz! Queremos viver em paz. Na Bíblia a paz é algo positivo. Grego: eirene. Hebraico shalom. O cumprimento da PAZ no Oriente: Salam.  É o homem que vive em bem-estar, com serenidade, tem a vida espiritual e emocional bem ajustada e equilibrada. A paz é “tridimensional”. Pastor, o que é isso? É aquele que tem paz: 1. Com o próximo; 2. Consigo; e 3. Com Deus. É aquele que tem boas relações.

Deus é Deus de paz:
Filipenses 4.9: “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”.

2 Coríntios 13.11: “Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco”.

1 Tessalonicenses 5.23: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Hebreus 13.20-21: 20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, 21 vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!”.

No AT: O desejo de Deus para seu povo, 7 Reine paz dentro de teus muros e prosperidade nos teus palácios. 8 Por amor dos meus irmãos e amigos, eu peço: haja paz em ti!” (Salmo 122.7-8). 

No NT: As últimas palavras de Jesus aos seus, Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14.27).

É para viver em paz. Há igrejas que vivem em conflitos. Crentes que vivem em conflitos com os outros, consigo mesmo e com Deus. Não era para ser assim, não era o que Deus planejou.

2.     OS PACIFICADORES
Como são os pacificadores? Dois aspectos:
1.      Passivo: São pacíficos. É aquele que não reage às ofensas, não reage a uma pessoa briguenta, ranzinza, chata. O seu caráter é pacifico e isso já quebra a pessoa. (Já viu alguém querendo brigar sozinho? – quando 1 não quer 2 não briga). Ele busca viver em paz com Deus, consigo (aceita-se) e com os outros. Ele se esforça para manter a paz: “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12.18). Ele sabe perdoar “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Efésios 4.32).
2.      Ativo: Age para ser pacificador, Apóstolo Paulo: “Suplico a Evódia e a Síntique que entrem em acordo no Senhor” (Filipenses 4.2). Ele age para levar as pessoas a terem paz com Deus, Romanos 10.13-15: 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.  14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?  15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”. Ele Tem e espalha paz. Você é um pacificador?

3.     SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS
O Mais alto prêmio das bem-aventuranças. Citamos Jo 1.12. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” Há cristão encrenqueiro! Mas não deveriam ser, não mostram ser filhos de Deus. Quem mostra ser filho, promove a paz. Deus é Deus de paz, já vimos. O filho tem o caráter do Pai. *Parafraseando Lc 6.36: Sede pacíficos, como também é pacifico o vosso Pai”. Como você será chamado? Como você é conhecido?

CONCLUSÃO
A vida do cristão espalha a paz.  A nossa faz isso? O cristão vive em paz. Vivemos em paz?  Aflitos, angustiados, humor de cão? Não é o caráter cristão. Brigão? Criando divisões? Judas 19 “São estes os que promovem divisões, sensuais, que não têm o Espírito”. Jesus fez-nos um, Efésios 2.13-14: 13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.  14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade”.

Finalizando, segue um bom conselho, Colossenses 3.12-17: 13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; 14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. 15 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. 16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”.

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

  1. Gostei Paulo.
    Sempre acho mt interessante esse versiculo sobre os pacificadores.

    Mas, ao meu ver, Mateus 5:9 fala sobre os pacificadores, aqueles que agem para que a paz reine. Porque alguem que eh unica e exclusivamente passivo, vai apenas evitar que algo ocorra relacionado a ele, mas ao redor, aos outros, ele nao vai intervir. Passivo é "estar parado".

    Devemos procurar ser pacificadores, ativos, mesmo que nossa ação seja não ter ação.

    A Paz meu amigo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sempre que tenho tempo , venho aqui ganhar doces palavras e ensinamentos , continue assim!

    A paz !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...