segunda-feira, 10 de outubro de 2011

AS Bem-Aventuranças 07

AS BEM-AVENTURANÇAS 7
“OS PACIFICADORES”
Mensagem do dia 09/10/2011 (Domingo/Noite) 
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

Mateus 5.9: Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”.

INTRODUÇÃO
Quero levantar algumas questões para refletirmos e as responderei no decorrer da mensagem. Qual o conceito de paz vivida pelo mundo? Como pregam a paz? Qual a forma que ela se apresenta? Como vivenciam a Paz? O mundo tem um conceito de paz totalmente invertido ao que a Bíblia ensina.

Não é o movimento Hippies com seu slogan “paz e amor”. Também não é se vestir de branco com a mensagem: “Quero Paz”, “PAZ”. De que adianta as pessoas se vestirem de branco, botarem no rosto um sorriso amarelo e fazerem passeatas e manifestações a favor da paz? A paz não é um estado de espírito, que sentimos em alguns momentos apenas e logo passa. De que adianta externar algo que não vive, algo que não conhece se por dentro há uma grande e interminável guerra? De que adianta declarar paz, se querem fazer paz com a guerra? Com a violência? Que paz é essa?

Neste texto, o que Jesus queria ensinar? Vejamos:

1.     O CONCEITO DE PAZ
Para nós a paz é a cessação ou ausência de conflitos. Viver em paz! Queremos viver em paz. Na Bíblia a paz é algo positivo. Grego: eirene. Hebraico shalom. O cumprimento da PAZ no Oriente: Salam.  É o homem que vive em bem-estar, com serenidade, tem a vida espiritual e emocional bem ajustada e equilibrada. A paz é “tridimensional”. Pastor, o que é isso? É aquele que tem paz: 1. Com o próximo; 2. Consigo; e 3. Com Deus. É aquele que tem boas relações.

Deus é Deus de paz:
Filipenses 4.9: “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”.

2 Coríntios 13.11: “Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco”.

1 Tessalonicenses 5.23: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Hebreus 13.20-21: 20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, 21 vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!”.

No AT: O desejo de Deus para seu povo, 7 Reine paz dentro de teus muros e prosperidade nos teus palácios. 8 Por amor dos meus irmãos e amigos, eu peço: haja paz em ti!” (Salmo 122.7-8). 

No NT: As últimas palavras de Jesus aos seus, Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14.27).

É para viver em paz. Há igrejas que vivem em conflitos. Crentes que vivem em conflitos com os outros, consigo mesmo e com Deus. Não era para ser assim, não era o que Deus planejou.

2.     OS PACIFICADORES
Como são os pacificadores? Dois aspectos:
1.      Passivo: São pacíficos. É aquele que não reage às ofensas, não reage a uma pessoa briguenta, ranzinza, chata. O seu caráter é pacifico e isso já quebra a pessoa. (Já viu alguém querendo brigar sozinho? – quando 1 não quer 2 não briga). Ele busca viver em paz com Deus, consigo (aceita-se) e com os outros. Ele se esforça para manter a paz: “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12.18). Ele sabe perdoar “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Efésios 4.32).
2.      Ativo: Age para ser pacificador, Apóstolo Paulo: “Suplico a Evódia e a Síntique que entrem em acordo no Senhor” (Filipenses 4.2). Ele age para levar as pessoas a terem paz com Deus, Romanos 10.13-15: 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.  14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?  15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”. Ele Tem e espalha paz. Você é um pacificador?

3.     SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS
O Mais alto prêmio das bem-aventuranças. Citamos Jo 1.12. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” Há cristão encrenqueiro! Mas não deveriam ser, não mostram ser filhos de Deus. Quem mostra ser filho, promove a paz. Deus é Deus de paz, já vimos. O filho tem o caráter do Pai. *Parafraseando Lc 6.36: Sede pacíficos, como também é pacifico o vosso Pai”. Como você será chamado? Como você é conhecido?

CONCLUSÃO
A vida do cristão espalha a paz.  A nossa faz isso? O cristão vive em paz. Vivemos em paz?  Aflitos, angustiados, humor de cão? Não é o caráter cristão. Brigão? Criando divisões? Judas 19 “São estes os que promovem divisões, sensuais, que não têm o Espírito”. Jesus fez-nos um, Efésios 2.13-14: 13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.  14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade”.

Finalizando, segue um bom conselho, Colossenses 3.12-17: 13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; 14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. 15 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. 16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”.

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

2 comentários:

  1. Gostei Paulo.
    Sempre acho mt interessante esse versiculo sobre os pacificadores.

    Mas, ao meu ver, Mateus 5:9 fala sobre os pacificadores, aqueles que agem para que a paz reine. Porque alguem que eh unica e exclusivamente passivo, vai apenas evitar que algo ocorra relacionado a ele, mas ao redor, aos outros, ele nao vai intervir. Passivo é "estar parado".

    Devemos procurar ser pacificadores, ativos, mesmo que nossa ação seja não ter ação.

    A Paz meu amigo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sempre que tenho tempo , venho aqui ganhar doces palavras e ensinamentos , continue assim!

    A paz !

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth