Sabedoria das formigas


“24 Há quatro coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias; 25 as formigas são um povo sem força, mas no verão preparam seu alimento”. Provérbios 30.24-25


As formigas são professoras e tanto: aos nossos olhos, não são grandes, nem fortes, nem muito belas, nem criativas. Mas a verdade é que elas são fantásticas! Carregam pesos dezenas de vezes maiores que o seu próprio peso, andam centenas de metros sem derrubar uma carga. Tem as “formigas pote de mel” criam obreiras especiais, cuja única função é armazenar comida nos seus próprios corpos para o resto do grupo, ficando geralmente imóveis, com grandes abdomens cheios de comida (resíduos açucarados). No geral, elas nunca desistem nem se rebelam, pois são perseverantes e submissas, vivem e pensam sempre em comunidade... ufa!!!

Ao olhar para exemplos como este, que não é único (escreverei sobre outros), vemos que sempre podemos fazer mais do que fazemos. “Quem faz o mínimo não colhe resultados”. Temos de ir além, superar os limites. E na vida cristã não é diferente – apenas ser salvo é pouco, se pensarmos na real dimensão da missão que recebemos do nosso Deus, somos “embaixadores do Rei” (2Co 5.20), pensa? Somos representantes do Rei dos reis e nosso alvo é refletirmos a imagem de Jesus Cristo as pessoas.


Não estamos neste mundo para darmos o mínimo, mas para almejar e batalhar pelo máximo, o máximo por uma vida de santidade, o máximo por um caráter irrepreensível, o máximo pela perfeição, mesmo que não seja possível, a meta precisa ser muito acima do mínimo – Deus espera isso de nós, não necessariamente a quantidade, mas sim a qualidade e o esforço pessoal para atingirmos o nosso máximo, já ouviram a expressão: “O que vale é a intenção do coração”, pois bem, acredito que Deus olha isso. Gosto do pensamento do apóstolo Paulo, ele disse:

1 Coríntios 9.23 “Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele”.



Filipenses 3.12-14 “12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”




Quando olhamos para as formigas fazendo cada uma a sua parte, nos inspiramos ainda para ver que a igreja local é um projeto mais que viável, porque eu (a formiguinha) posso sozinho muito pouco, isso eu sei! Mas sei que contribuo para o todo com meus esforços. Trata-se do o conceito de corpo, de unidade, de comunidade, de somar esforços. Ao aprender com as formigas a acumular comida no verão, sou ensinado a ser prudente, poupar, administrar meus bens, contribuir para a comunidade dar o melhor de si mesmo, mesmo sendo fraco, mesmo achando que não posso muito sozinho. As formigas podem ter uma vida que aparenta ser pobre ou medíocre para alguns, mas Deus as cita como exemplo de sabedoria, coisa que de mim não se diz.

Nosso desafio queridos, é o de: Mesmo sendo pequeninos como as formigas, sermos encontrados sábios diante de Deus. Dê o seu melhor, Jesus merece somente o melhor.

Oração:
“Pai eu quero ter a Tua sabedoria, quero ser sábio diante de Ti e diante dos homens quero ser exemplo de quem se dedica ao máximo, eu sei que não sou, mas peço-te, ensina-me Senhor, ensina-me a viver como tu queres que eu viva. Que eu seja como uma formiga, aparência fraca e pequena, porém sábia".

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

Comentários

  1. Olá Paulo, graça e paz seja contigo!!
    Parabéns pelo texto magistral!
    Passando para conhecer seu espaço, e gostaria de aproveitar
    A oportunidade e te convidar para conhecer o Amigo de CRISTO
    É um blog novo, mas voltado e acunhado na palavra, isento de criticas
    Mas como meta, levar o leitor direto ao alvo, à pessoa de Jesus, sua visita
    Será uma alegria, e também estaremos somando positivamente, como voz estaremos fortalecendo o mandamento do ide de Jesus, e estreitando a união por esse canal de comunicação para honra e a glória do nome do senhor, em um só corpo.. paz seja contigo..Amigo De Cristo

    ResponderExcluir
  2. Shalom!

    Amado Pr Paulo, uma alegria conhecer seu ótimo blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti.

    Medite em Colossenses 1.9-11

    Feliz 2010

    Nele, Pr Marcelo

    Visite>> http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o texto:

    Embaixadores da reconciliação - 2 Co 5.20

    ResponderExcluir
  3. Pr Paulo eu amei a forma que escreve pensa em cada detalhe é um excelente texto.
    Parabéns!!!
    Beijinhuss

    ResponderExcluir
  4. Olá Paulo, nossa como temos que aprender com as formigas, em? Sou grata pela redação, contribui de maneira significativa a minha vida!
    Abçs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...