“24 Há quatro coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias; 25 as formigas são um povo sem força, mas no verão preparam seu alimento”. Provérbios 30.24-25
As formigas são professoras e tanto: aos nossos olhos, não são grandes, nem fortes, nem muito belas, nem criativas. Mas a verdade é que elas são fantásticas! Carregam pesos dezenas de vezes maiores que o seu próprio peso, andam centenas de metros sem derrubar uma carga. Tem as “formigas pote de mel” criam obreiras especiais, cuja única função é armazenar comida nos seus próprios corpos para o resto do grupo, ficando geralmente imóveis, com grandes abdomens cheios de comida (resíduos açucarados). No geral, elas nunca desistem nem se rebelam, pois são perseverantes e submissas, vivem e pensam sempre em comunidade... ufa!!!
Ao olhar para exemplos como este, que não é único (escreverei sobre outros), vemos que sempre podemos fazer mais do que fazemos. “Quem faz o mínimo não colhe resultados”. Temos de ir além, superar os limites. E na vida cristã não é diferente – apenas ser salvo é pouco, se pensarmos na real dimensão da missão que recebemos do nosso Deus, somos “embaixadores do Rei” (2Co 5.20), pensa? Somos representantes do Rei dos reis e nosso alvo é refletirmos a imagem de Jesus Cristo as pessoas.
Não estamos neste mundo para darmos o mínimo, mas para almejar e batalhar pelo máximo, o máximo por uma vida de santidade, o máximo por um caráter irrepreensível, o máximo pela perfeição, mesmo que não seja possível, a meta precisa ser muito acima do mínimo – Deus espera isso de nós, não necessariamente a quantidade, mas sim a qualidade e o esforço pessoal para atingirmos o nosso máximo, já ouviram a expressão: “O que vale é a intenção do coração”, pois bem, acredito que Deus olha isso. Gosto do pensamento do apóstolo Paulo, ele disse:
1 Coríntios 9.23 “Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele”.
Filipenses 3.12-14 “12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”
Nosso desafio queridos, é o de: Mesmo sendo pequeninos como as formigas, sermos encontrados sábios diante de Deus. Dê o seu melhor, Jesus merece somente o melhor.
Oração:
“Pai eu quero ter a Tua sabedoria, quero ser sábio diante de Ti e diante dos homens quero ser exemplo de quem se dedica ao máximo, eu sei que não sou, mas peço-te, ensina-me Senhor, ensina-me a viver como tu queres que eu viva. Que eu seja como uma formiga, aparência fraca e pequena, porém sábia".
No amor de Cristo,
Paulo Berberth
Olá Paulo, graça e paz seja contigo!!
ResponderExcluirParabéns pelo texto magistral!
Passando para conhecer seu espaço, e gostaria de aproveitar
A oportunidade e te convidar para conhecer o Amigo de CRISTO
É um blog novo, mas voltado e acunhado na palavra, isento de criticas
Mas como meta, levar o leitor direto ao alvo, à pessoa de Jesus, sua visita
Será uma alegria, e também estaremos somando positivamente, como voz estaremos fortalecendo o mandamento do ide de Jesus, e estreitando a união por esse canal de comunicação para honra e a glória do nome do senhor, em um só corpo.. paz seja contigo..Amigo De Cristo
Shalom!
ResponderExcluirAmado Pr Paulo, uma alegria conhecer seu ótimo blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti.
Medite em Colossenses 1.9-11
Feliz 2010
Nele, Pr Marcelo
Visite>> http://davarelohim.blogspot.com/
e veja o texto:
Embaixadores da reconciliação - 2 Co 5.20
Pr Paulo eu amei a forma que escreve pensa em cada detalhe é um excelente texto.
ResponderExcluirParabéns!!!
Beijinhuss
Olá Paulo, nossa como temos que aprender com as formigas, em? Sou grata pela redação, contribui de maneira significativa a minha vida!
ResponderExcluirAbçs!