Dorcas – “Uma bela mulher, que foi uma mulher bela”



Dorcas – “Uma bela mulher, que foi uma mulher bela”
Série: Personagens Bíblicos – Mensagem nr 007 – Atos 9.36-43
Mensagem do dia 27/05/2018 (Domingo/Manhã) - Igreja Batista Mandacaru

& Atos 9.36-43: 36 Havia em Jope uma discípula chamada Tabita (que em grego é Dorcas). Sempre fazia o bem às pessoas e ajudava os pobres. 37 Por esse tempo, ficou doente e morreu. Seu corpo foi lavado para o sepultamento e colocado numa sala no andar superior. 38 Quando os discípulos souberam que Pedro estava perto de Lida, enviaram dois homens para lhe suplicar: "Por favor, venha o mais rápido possível!". 39 Então Pedro voltou com eles e, assim que chegou, foi levado para a sala do andar superior. O cômodo estava cheio de viúvas que choravam e lhe mostravam os vestidos e outras roupas que Dorcas havia feito para elas. 40 Pedro pediu que todos saíssem do quarto. Então, ajoelhou-se e orou. Voltando-se para o corpo da mulher, disse: "Tabita, levante-se", e ela abriu os olhos. Quando ela viu Pedro, sentou-se. 41 Ele lhe deu a mão e a ajudou a levantar-se. Em seguida, chamou os discípulos e as viúvas e a apresentou viva. 42 A notícia se espalhou por toda a cidade, e muitos creram no Senhor. 43 Pedro ficou em Jope algum tempo, hospedado na casa de Simão, um homem que trabalhava com couro. NVT

Introdução
Tabita, no aramaico, e Dorcas, no grego, ambos significam “gazela” por causa da beleza. Os dois nomes indicam que esta mulher tinha trânsito em duas culturas. Pedro foi usado por Deus para ressuscitá-la. Sua ressurreição é uma das sete da Bíblia, incluindo a de Jesus. As outras foram realizadas por: Elias (1Rs 17.22); Eliseu (2Rs 4.35); Jesus por 3x pelo menos (Mc 5.42, Lc 7.14, Jo 11.44); e Paulo (At 20.10). Dorcas é um modelo não apenas para mulheres, mas para todos nós. Vejamos algo de sua vida.

1. DORCAS ERA UMA MULHER QUE FAZIA O BEM
Dorcas... “Sempre fazia o bem às pessoas e ajudava os pobres” (v. 36). Dorcas era uma mulher cheia de boas obras. A Bíblia linguagem de hoje traduziu assim: “... usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres”.

Dorcas tinha uma excelente reputação entre as pessoas. Um bom testemunho. Infelizmente há crentes conhecidos por criarem problemas. Possuem má reputação. Tem histórico de má conduta, conhecidos como brigões. É claro que isso tem consequências. Como: Em primeiro lugar, isso afasta as pessoas – ninguém quer ficar por perto de alguém assim; em segundo lugar, tais comportamentos ficam marcados e infelizmente as pessoas acabam tendo dificuldades para perdoar e confiar. Porque acham que não podem mudar. Claro, que todos podem mudar, mas alguns infelizmente não mudam.

Dorcas ao contrário, era conhecida por ajudar, cooperar, amparar, acudir as pessoas. Costurava “vestidos e túnicas, especialmente para as viúvas” (v. 39). Ela fazia o bem às pessoas e em especial aos mais desfavorecidos, os pobres. Atitude nobre.  Isso nos leva a pensar:

F O que fazemos com nossa vida para os outros?

2. DORCAS ERA UMA MULHER MUITO AMADA E QUERIDA
Como é bom ser querido e amado... não é verdade? Tratando-se de Dorcas, sua morte causou comoção, profunda tristeza (viúvas estavam chorando) e suscitou também nas pessoas um sentimento de grande gratidão e reconhecimento por seus feitos (v. 39). Os discípulos souberam que Pedro estava por perto e foram busca-lo suplicando ajuda: "Por favor, venha o mais rápido possível!" (v.38). Pedro se deslocou de Lida para Jope. Pelo o que parece, é que Dorcas era muito conhecida e bem quista por todos.

Bela lição: Quem ama é amado. Há muitos que pedem amor e reclamam que ninguém os ama. Amor é recíproco. Se tratamos as pessoas com amor, amor delas teremos. Ela deu e teve. Contudo, fica implícito, por causa de suas atitudes, que ela amava sem esperar algo em troca. Ela tinha consciência de que suas atitudes fariam diferenças na vida das pessoas.

É verdade que infelizmente nem sempre somos amados, mesmo quando amamos de todo o coração, mas isso não pode nos desanimar, é difícil amar quem nos maltrata, mas temos que nos esforçar pois é coisa certa a se fazer.

Uma curiosidade do nome dela, como vimos, Tabita, no aramaico, e Dorcas, no grego, significam “gazela”.  Isso por conta da beleza física. Há uma frase que diz assim: “A beleza é o acordo entre o conteúdo e a forma” (Henrik Ibsen). É o caso de Dorcas.

Dorcas era do tipo de pessoa que é “bela por fora e por dentro também”. Beleza não apenas física, mas do caráter. Por isso também Dorcas era admirada. É por isso que temos que ser belos aos olhos de Cristo, assim como procedeu Dorcas.

F Estamos amando as pessoas de todo o coração?

CONCLUSÃO
Porque as pessoas perceberam a beleza do caráter de Dorcas? Porque ela ERA UMA MULHER CRISTÃ. Eis a raiz de tudo: Era uma cristã. Óbvio? SIM! Contudo, muitas vezes nos esquecemos do que é óbvio, do que sabemos que temos que fazer. E de como devemos nos comportar.

Dorcas tinha a visão correta da vida: Amar ao Senhor e ser útil para as pessoas. Amar e Servir. Servir Amando. Foi uma bela discípula. Era útil na vida. Foi útil na morte (uniu as mulheres ao redor de si) e foi útil na ressuscitação, diz o texto que “muitos creram no Senhor” (v. 42).

Isto é o melhor exemplo de um cristão dedicado: A vida é útil em todos os sentidos. Temos vidas úteis? Estamos fazendo diferença em nosso contexto?

Muitos pensam em vida cristã como receber bênçãos de Deus. Ir a igreja. Participar quando quer e pode das programações. Quando quer, porque escolhe o que vai participar. Quando pode porque muitas vezes possui outras prioridades.

Vida cristã é ter uma vida de utilidade, que leve as pessoas a nos amarem pelo nosso caráter. É ser “cheio de boas obras”. É ser discípulo, aquele que está sempre aprendendo de Jesus. Dorcas, a gazela, era bonita no nome e no caráter. Uma exortação para todos nós, homens e mulheres. Sejamos amáveis para sermos amados.

F Sejamos como Dorcas!

No Amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...