A Morte da Morte


Eis o grande desafio para o homem, a morte! Há um pensamento popular que diz “ter soluções para todas as coisas, menos para a morte”. Será que isso é verdade?

Este mês celebramos a Páscoa. A data mais importante ao cristianismo. No evangelho de Lucas consta uma das passagens mais fantásticas que retratam a ressurreição de Jesus — As mulheres ficaram amedrontadas e se curvaram com o rosto em terra. Então os homens perguntaram: "Por que vocês procuram entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui. Ressuscitou! (Lucas 24.5-6a).


O apóstolo Paulo no capítulo 15 da primeira carta aos Coríntios (essencial a leitura), ensina sobre a ressurreição em 3 partes.
1. Dos vv. 1-11, de Jesus;
2. Dos vv. 12-34, dos mortos;
3. Dos vv. 35-58, o corpo ressurreto;

A Bíblia diz que Cristo Venceu a Morte. ELE Ressuscitou! E diz também que “... a morte entrou no mundo por meio de um único homem [Adão], e a ressurreição dos mortos é possível por meio de um só homem [Jesus]” (v.21). A morte está em Adão, a vida em Jesus, o Cristo. Não há vida longe do autor da vida. Não há vida sem Cristo.

Boa parte da sociedade crê que seus problemas se resolvem com o que o próprio homem pode oferecer, como a tecnologia, o conhecimento e o desenvolvimento de ambos. É verdade que tivemos grandes avanços tecnológicos, do conhecimento em várias áreas e o desenvolvimento da própria humanidade. Penso que isso deixou o homem mais cético de Deus e mais piedoso na ciência humana.

Contudo, o homem não é, e nunca será capaz de superar a morte, ele pode até conseguir prolongar a vida dos enfermos com tratamentos, transplantes de órgãos e equipamentos eletrônicos de última geração etc. Mas que qualidade de vida há nisso? Na grande maioria das vezes as pessoas vivem muito mal.

Em Cristo, isso é superado de maneira muito clara, no âmbito espiritual. No evangelho de João, Jesus diz: “Que dá a vida eterna, uma vida plena, que satisfaz, uma vida abundante” (Jo 10.9-10). Temos em Cristo proteção, provisão, sustento, satisfação plena nesta vida, temos esperança e convicção que após a morte, viveremos com Cristo eternamente. Jesus, após ter ressuscitado Lázaro disse:

Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim viverá, mesmo depois de morrer. Quem vive e crê em mim jamais morrerá. (João 11.25-26).

&   1 Coríntios 15.54-55: 54 Então, quando nosso corpo mortal tiver sido transformado em corpo imortal, se cumprirá a passagem das Escrituras que diz: "A morte foi engolida na vitória. 55 Ó morte, onde está sua vitória? Ó morte, onde está seu aguilhão?". — citação de Isaías 25.8.

Você CRÊ em JESUS?
A morte da morte aconteceu com a morte e a ressurreição de Cristo”.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...