O que está no coração?


📖  Lucas 6.45:"O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração".

Reflita: 💭 O nosso comportamento é fruto do que está no coração, isso pode ser através de gestos, da fala ou atitudes. A nossa tendência é querer desligar, desvincular o nosso coração do resto. Mas isso não é possível. Mesmo quando não agimos como realmente gostaríamos de agir, ainda assim a fonte de motivação está lá, enganamos pessoas, não a Deus. Mas quando sabemos que estamos prestes a fazer algo de ruim e nos dominamos, lidamos com o comportamento e também com o coração, isso sim agrada a Deus. É a coisa certa a se fazer. É deixar o Espírito Santo frutificar em nós.

Hoje pode ser encontrado outras formas de disfarces, como nas redes sociais. Ferramenta usada para o bem ou para o mal. Não é à toa que infelizmente o bullying, o desrespeito, a afronta, a difamação e outras críticas maldosas acontecem no sigilo por detrás de um computador ou celular.

É por isso que também atualmente, mais do que nunca, não podemos confiar e nem podemos dar créditos para àqueles que se escondem atrás muitas vezes de um perfil falso, mas infelizmente isso acontece e com isso a pessoa usa este recurso para “se proteger”, “atacar” alguém e desta forma tentar ocultar as verdadeiras motivações. É verdade que pode ser que ninguém descubra a verdadeira pessoa por detrás daquele perfil, mas Deus o conhece perfeitamente, assim como o seu coração, Ele é o justo juiz.

Mas nem todos se escondem ou fazem questão de esconder os sentimentos. É por isso que de maneira humilde todos nós precisamos nos avaliar, avaliar os nossos corações e motivações para saber o que está nele. A língua em especial é um órgão pequeno, mas ela é poderosa, para a edificação ou para a destruição. Diz Tiago que ela é um veneno mortífero, diz ainda que é um fogo, “uma simples fagulha incendeia uma floresta inteira”.

Se a tua mente se foca em julgar e comparar detalhadamente as pessoas, com certeza tua boca proferirá críticas. E muitas vezes ao invés de serem construtivas, serão maldosas e prejudiciais. Mas se você olha para as pessoas com reverência e honra, com simpatia, amor, graça e misericórdia, naturalmente, palavras boas fluirão de você, para a edificação da pessoa, para a edificação do corpo de Cristo e para a GLÓRIA DE DEUS.

👉🏻 Portanto, você deseja agradar a Deus e fazer o bem? Faça como o salmista: “Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração; prova-me e vê meus pensamentos. Mostra-me se há em mim algo que te ofende e conduze-me pelo caminho eterno” (Salmo 139.23-24).

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...