Sabedoria dos Gafanhotos

Sabedoria dos Gafanhotos
Série: Sabedoria
Mensagem do dia 08/09/2016 (Quinta-feira/Culto de Oração) – Igreja Batista Mandacaru

“Há quatro coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias... Os gafanhotos, que não tem rei, mas avançam em bandos” Provérbios 30.24 e 27

Aprendemos que a formiga foi um bom exemplo de sabedoria, união em grupo e perseverança (v.25). Os coelhos são exemplos de prudência, se abrigam na rocha (v.26) estão seguros por isso. Comparando com o Gafanhoto, a formiga é um exemplo de grupo organizado, mas elas têm hierarquia. Já os gafanhotos (pelo menos ao que sabia nos dias de Salomão, quando este texto deve ter sido escrito), nem rei têm. Portanto, são desprovidos de hierarquia. O povo daquela época conhecia os gafanhotos de perto como ameaça destruidora e fatal para suas plantações, porque eles chegavam aos milhares ou milhões, em bandos e devastavam a plantação. Pequeno, fraco, sem grandes habilidades – mas unidos.


Olhando para este exemplo inspiro-me a dizer que: somos mais e melhores quando “nós” agimos, ao invés de quando “eu” age. Sempre podemos mais, aprendemos mais, sabemos mais, conseguimos mais, fazemos mais, aguentamos mais – nunca o “eu” supera o “nós”. E mesmo que para isso não haja alguém necessariamente investido de autoridade, dentro de uma hierarquia, como um rei, um líder.  Porém em nosso caso, temos um Rei, Jesus Cristo é o nosso Rei. Somos Teu exército e um exército não é constituído de apenas um soldado, é constituído por tropas, batalhões de soldados.

3 Lições valiosas: 1º Lição: Não se isole | 2º Lição: Não exclua o outro | 3º Lição: Unam-se.

Os gafanhotos jamais se isolam e nem excluem o companheiro, eles se unem, porque eles sabem que unidos são mais fortes e eficientes. Isso me faz lembrar de que a vida cristã não é apenas o culto aos domingos, nem as demais reuniões da igreja. Também não é apenas orar todos os dias e ler a Bíblia o tempo todo. Muito menos ser batizado ou ser membro de uma igreja X ou Y. Essas coisas são ótimas e necessárias para o nosso desenvolvimento como cristão e até gostamos de fazê-las.

No entanto, a vida Cristã é ter nascido de novo. É não viver mais para o “eu”. É viver em comunhão com Deus e com os irmãos da igreja. É viver em constante novidade de vida sendo dirigido pela vontade de Deus. É viver para Cristo. É servir com humildade e amor ao próximo.

Para quem entende e vive isso com firmeza, somar forças não é difícil, mas evidentemente exige um grau de comprometimento compatível, pois de nada vale ter um compromissado e outros não, todos devem estar empenhados e concentrados na missão que Deus nos designou.

Podemos ser mais unidos do que os gafanhotos, até porque eles se unem para a destruição e nós devemos nos unir para a edificação, sem falar que temos o Espírito Santo e isso faz toda a diferença. Eles não servem a um rei, nós servimos ao REI dos reis, Jesus Cristo.

Conclusão
Queridos, que o “nós” esteja mais em evidencia do que o “eu”. Que “nós” sejamos no mínimo tão sábios quanto um gafanhoto. Juntemo-nos as nossas forças. Tenhamos o mesmo pensar, o mesmo objetivo o mesmo alvo. Ganhar vidas para Cristo.
  • Você quer ser parte importante do projeto de Deus neste mundo?
  • Você quer ser tolerante com as pessoas e ajudá-las a se fortalecerem?
  • Você quer cooperar para que o Reino de Deus cresça?
  • E aí, você está dentro deste Exército do Senhor?

Este é o meu desejo. É o desejo que tenho por você. É o desejo que tenho para a nossa igreja.

No Amor de Cristo, Pr Paulo Berberth 

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...