quarta-feira, 18 de maio de 2016

#SALMO 3 – parte 2

Estudos em Salmos
Salmo 3 – “VITÓRIA SOBRE MOMENTOS DIFÍCEIS” – Parte 2

Há Pessoas que Falham e São Desleais...
2ª IDEIA: MAS HÁ UM DEUS QUE PROTEGE OS SEUS SERVOS (VV. 3-4).
3 Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida. 4 Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde. Pausa

Há um forte contraste entre a alegação do salmista e a segurança que ele demonstra, v. 2: “Não há... salvação... v.3: Mas tu, Senhor... escudo”. A posição e a postura de Davi confirmam a teologia apresentada por Paulo em Romanos 8.31: “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Davi diz v. 3 – "MAS TU, SENHOR". É assim que ele demonstra que apesar da situação difícil, está se sentindo seguro, não em si próprio, nas suas forças ou táticas de guerras, mas em Deus. Que és o seu "escudo". Proteção. O exército estava contra ele, queriam matá-lo. Deus é seu escudo.

"Exalta a minha cabeça", em vez de abaixar a cabeça, Deus a levanta. Deus nos levanta e fortalece, pega pelas mãos. As pessoas podem nos fazem cair, querem que baixemos a cabeça, tentam nos intimidar, contudo Deus nos levanta e protege. Mas Ele não é apenas o escudo, mas também a "glória". Jesus disse em Lucas 14.11: "Todo aquele que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado". Deus é o justo juiz que julga as causas de maneira justa e perfeita. Ele glorificará os humilhados e humilhará os arrogantes. O tempo deles está demarcado.

Esta compreensão do Deus protetor, Davi tinha porque era um homem de oração, ele ora ao Senhor, tinha a certeza de que Deus responde (v. 4-b). Na hora da aflição, ele ora. "Clamo ao Senhor... Ele me responde..." E nós: Que fazemos nos momentos difíceis? Arrancamos os cabelos? Ficamos com medo dos homens e das situações terrenas? Oramos por orar ou na certeza de que Ele ouve e responde?

Pode confiar, há um DEUS que protege os seus servos. Que cuida e como disse Paulo: “... Se Deus é por nós, quem será contra nós?”.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Vimos
1ª IDEIA: HÁ PESSOAS QUE FALHAM E SÃO DESLEAIS (VV. 1-2).
2ª IDEIA: MAS HÁ UM DEUS QUE PROTEGE OS SEUS SERVOS (VV. 3-4).
Falta ainda...
3ª IDEIA: SUA PROTEÇÃO NOS DÁ TRANQUILIDADE E OUSADIA (VV. 5-6).

4ª IDEIA: NO SENHOR HÁ VITÓRIA E BÊNÇÃO PARA OS QUE CONFIAM NELE (VV. 7-8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth