#SALMO 1 - parte 1

Estudos em Salmos
Salmo 1 – “OS DOIS CAMINHOS” – Parte 1

INTRODUÇÃO
O Salmo 1 é o resumo e o prólogo (introdução) do Saltério. A expressão “Bem-aventurados” aparece 26 vezes no livro dos Salmos. O Salmo 1 é também um paralelo de Jeremias 17.5-8: Árvore junto a um rio, arbusto no deserto. Eis a nossa lição: Existem dois caminhos, dois tipos de pessoas, dois estilos de vida, um leva à Realização e o outro, à Frustração. A Bíblia ensina o bom caminho e mostra o mau caminho. A questão para reflexão é que caminho você tem seguido?

1. O CAMINHO QUE CONDUZ À FRUSTRAÇÃO
O caminho do ímpio: Existe uma progressão no texto, o ímpio cresce na maldade e no pecado, o justo nas coisas de Deus. Vamos ver 3 aspectos deste caminho.

Versículo 1: “Bem-aventurado aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.

1. Existe no Salmo uma Ação progressiva – AÇÃO DO HOMEM - 1.andar, 2.deter e 3.assentar. Esta é a sina (destino) do homem ímpio. Ele anda, depois para e se assenta. Ele não anda no caminho correto. Ele para e dá atenção às tentações, cede, não resiste. Ele se assenta onde não deveria se assentar. Ao invés de fugir do pecado ele se entrega ao pecado. É uma progressão para o pecado.

2. Existe também uma progressão do Estado moral do homem – 1. Ímpio (aquele sem Deus), 2. Pecador (aquele que ama o pecado), e 3. Escarnecedor (aquele que é insolente, arrogante, que zomba de Deus). A degradação é visível, primeiro ele apenas não tem Deus, depois ele passa a amar o pecado e por ultimo, sua situação é de zombar do próprio Deus, escarnecer.

3. E por ultimo, fica evidente a progressão do Envolvimento do ímpio com as coisas do mundo: 1. Conselho, 2. Caminho e 3. Roda. Perceba que aquele que segue os conselhos, se encontra também no caminho errado e quando menos percebe está participando da roda daqueles desprezam a Deus. Coisa triste! Lamentável!

Infelizmente os ímpios não vão ter um bom destino, v 4:Eles são como palha que o vento dispersa”.  Não obedecem à Palavra. O que terá é Miséria, Jeremias 17.5-6: 5 Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. 6 Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém”. O ímpio não terá vida.

V.5:Por isso, os ímpios não prevalecerão no julgamento, nem os pecadores, na assembleia dos justos”. Não sobreviverão no juízo nem entrarão na “congregação dos justos” (lugar presidido por Deus). Ele terá instabilidade, juízo e afastamento de Deus, na eternidade.

Conforme o próprio Jesus disse, Mateus 7.26- 27: 26 Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda".


·         Aquele que está em pé cuide para que não caia. O maior problema é ver “crentes” agindo como ímpios. Cuide para que você não seja como um ímpio. Avalie-se, examine-se. Suas ações, seu estado moral e seu envolvimento devem refletir Deus.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...