Comprando a Felicidade


Comprando a Felicidade
Adolescentes – 28/01/2016 – IBCentral Cascavel


& Mateus 6.19-21, 32-33: 19 "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. 20 Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. 21 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. ... 32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. 33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Introdução
Pare para pensar: 
·         Qual o sentido da vida?
·         O que lhe traz felicidade?
·         Podemos comprar a felicidade? 
·         O que você valoriza?

Existe uma necessidade básica para o ser humano e em especial para os adolescentes, que é “ser aceito em um grupo”, “pertencer a um grupo”. E nesta fase em que vocês vivem, cada um lida com isso de uma maneira, mas via de regra, temos influências exteriores (mundo) que tentam ditar a moda, a forma de pensar, de falar, de se comportar, de se vestir, do que gostar, o que é TOP e o que não é. E por ai vai.

Existe três amigos inseparáveis, o MATERIALISMO, o CONSUMISMO e o STATUS que nos leva inclusive a pecar; a viver uma vida de ilusões; a querer ser o que não somos; e a desejar o que não queremos e muito menos necessitamos. 

v  MATERIALISMO: É o princípio de que a única coisa importante na vida é ter coisas, custe o que custar. 
v  CONSUMISMO: É a compra desenfreada por coisas, principalmente as desnecessárias. 
v  STATUS: É comprar uma coisa que você não quer e nem não precisa, com um dinheiro que você não tem para mostrar a quem você não gosta, uma pessoa que você não é”.

Como o cristão deve pensar, agir e se posicionar?

1. OS BENS MATERIAIS TRAZEM FELICIDADE?

A Bíblia não diz que ser rico é errado, nem diz que ser pobre é sinal de falta de bênção de Deus. A Bíblia não diz que ter dinheiro é pecado, nem que ter vontade comprar uma roupa nova vai destruir sua fé.

Qual o problema então? Bom, você sabe que dinheiro compra coisas. Existe uma frase de caminhão que diz assim: “Se dinheiro não traz felicidade, dê todo seu dinheiro para mim e seja feliz”.

E aí é que entram os meios de comunicações que divulgam as coisas para que sintamos o desejo de compra-las. As propagandas trazem a ideia de que ter o que eles têm fará de você uma pessoa feliz, bonita e perfeita, por isso, quanto mais você puder comprar, melhor você vai ficar. Certo?

ERRADO. Primeiro, quanto mais você conseguir comprar, mais frustrado vai ficar. Por que coisas não preenchem o coração. Segundo, você sempre encontrará alguém que conseguiu comprar mais do que você. Além disso, quanto mais você compra, mais descobre coisas para comprar e isso pode se tornar um vício e uma grande bola de neve.

O problema então são aqueles três amigos, o MATERIALISMO, o CONSUMISMO e o STATUS. Eles ensinam você a ser egoísta, ganancioso, ingrato e vaidoso. Sempre fazem você desejar o que não tem e impedem você ser feliz com as coisas que você tem, pois quanto mais tem, mais quer ter. O simples não serve, quer sempre o melhor e mais caro.

Aquele que acredita que para ser feliz precisa der coisas, então, estes estarão dispostos a qualquer coisa para consegui-las. Mas um filho de Deus não deve acumular tesouros na terra, mas nos céus,

Mateus 6.19-21: 19 "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. 20 Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. 21 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

ü  Onde está o seu coração?

Há uma grande confusão entre aquilo que você precisa ter e aquilo que você quer ter.

2. A DIFERENÇA ENTRE NECESSIDADE E DESEJO.

Você sabe a diferença?

Necessidade é aquilo que você precisa para viver. Pode ser coisas básicas como, comida, água, roupa, calçado, moradia etc... e pode ser também amizade, afeto, carinho, amor, paz, alegria, sabedoria e direção na vida. Você precisa saber aquilo que você é. E o que sabe fazer. Isso é o seu valor pessoal independente daquilo que você pode ou quer ter. Você precisa conhecer o caminho de Deus para uma vida abençoada e feliz.

Desejo é aquilo que você quer ter. Nem todo desejo é mal, mas nós podemos estar querendo coisas que não são essenciais e nem são boas para nós. Além disso podemos estar querendo coisas que vão desagradar a Deus o que podem nos prejudicar e prejudicar outras pessoas. Nós também não podemos dedicar todo nosso esforço, de todo o coração, para conseguir as coisas que desejamos acima de qualquer outra coisa na vida.

Você precisa aprender a CONTROLAR seus desejos para não ser controlado por eles. Também precisa aprender a CONQUISTAR o respeito e atenção dos outros com as qualidades que você tem, ou seja, com o que você é, e não com as coisas que você consegue ter. O SER é mais importante do que o TER.

Quanto às suas necessidades. Você precisa aprender a CONFIAR em Deus, pois Ele tem o melhor para você, ELE se interessa tanto por suas necessidades que ensinou como você pode lidar com isso, Leiamos Mateus 6.32-33: 32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. 33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Os pagãos, os descrentes, os gentios correm atrás de coisas vãs, mas os filhos de Deus buscam em primeiro lugar o reino de Deus. Buscar em primeiro o reino de Deus e sua justiça é reconhecer a Deus como Senhor da sua vida, dedicar-se a obedecer Sua Palavra de todo o coração, como principal objetivo da sua vida.

A promessa de Deus é que ELE mesmo acrescentará (dará a você, ajuda você a conseguir) aquilo de que você precisa. Nem sempre ELE nos dá o que queremos. Eu sei que é ruim querer ter uma coisa e não poder. Por isso devemos ter corações agradecidos por aquilo que temos. Além disso nós podemos pedir, orar. ELE também ajuda você a conseguir outros desejos que, muitas vezes você nem pediu, contudo ELE sabe que será bênção em sua vida. Veja Filipenses 4.19 e Salmo 37.3-5. 


& Filipenses 4.19: O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.

& Salmo 37.3-5: 3 Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. 4 Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. 5 Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.

Para crer nisso você precisa entender que Deus é “dono” de tudo e que nós temos e somos. Por isso, cada gasto ou decisão, está diretamente relacionada com sua comunhão com Deus. Não há como separar a vida material da vida espiritual. Essa diferença não existe. Então tudo o que temos e o que somos, foi Deus quem nos deu e devemos Honrá-lo e glorificar o Seu nome.

Conclusão
A verdadeira felicidade está em VIVER PARA DEUS. Independente do que iremos ter como bens materiais, pois para Deus o mais importante é quem SOMOS diante dele. E em relação as pessoas, o que muitas vezes acontece é PESSOAS que USAM PESSOAS e VALORIZAM as COISAS, ao invés disso, nós como filhos de DEUS Usamos as COISAS e valorizamos as PESSOAS.

Portanto, SEJA sábio com o que deseja e saiba claramente o que você necessita. O que você pode viver sem e o que você não pode viver sem. Que O SENHOR nos dê sabedoria. Hoje e sempre, amém!

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...