PERSEVERANÇA, Requisito Essencial Na Vida Cristã


PERSEVERANÇA, 
Requisito Essencial Na Vida Cristã
Mensagem do dia 27/06/2014 (Sexta-feira/Encontro dos Homens) 
Igreja Batista Central em Toledo

Filipenses 3:14: “... prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
Hebreus 12.1b: “... e corramos com perseverança a corrida que nos está proposta”.

INTRODUÇÃO
O apóstolo Paulo tinha muitas virtudes, mas uma das mais admiráveis é a sua persistência. Por isso, acredito que a perseverança é REQUISITO ESSENCIAL NA VIDA CRISTÃ. Acredito também que a perseverança é uma das características que compõe a base, a estrutura, o alicerce para alcançarmos as vitórias almejadas na vida cristã. Se quisermos avançar, progredir a perseverança precisa estar presente em nossas vidas. E, também acredito que um dos principais motivos para desistências e derrotas na vida cristã, na igreja local é devido ao não cumprimento desta admirável virtude, a PERSEVERANÇA.

Qual a definição de perseverança? Constância, firmeza, persistência, continuar, prosseguir; Conservar-se, manter-se, firme e decidido sem mudar ou sem variar de objetivo, prosseguir para o alvo.

F PORQUE PERSEVERAR?
F PARA QUE PERSEVERAR?
F EM QUE PERSEVERAR?

Jesus nos mostrou a importância de perseverar, ELE disse: “Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lucas 9.62). Deus não aceita servos pela metade, Ele quer por inteiro. O COMPROMISSO com ELE deve ser cumprido e para ser cumprido é necessário ser perseverante. A Bíblia nos mostra muitos homens e mulheres que perseveraram na fé e em suas missões.

Exemplos bíblicos de perseverança: Noé: Perseverou mesmo sendo criticado, humilhado, desprezado; contudo lutou na construção da arca e salvou-se juntamente com sua descendência. Calebe e Josué: Perseveraram em seguir e obedecer ao Senhor, conquistaram a terra de Canaã.  Assim como Josué ajudou e motivou o povo a derrubar as muralhas de Jericó. Davi contra Golias: Lutou e enfrentou o gigante que aterrorizava aquele o povo de Israel. O apóstolo Paulo: Constantemente levava uma só mensagem em seu coração onde quer que passava exortando "a que permanecessem na Graça de Deus" (At 13.43).

A Igreja Primitiva nos serve de grande exemplo de perseverança na vida cristã, em Atos 2.42 está registrado que: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”.

1.      Na doutrina dos apóstolos, na Palavra de Deus
Tiago 1.25: “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”.
Não apenas ouvir, mas viver a Palavra de Deus. Muitas heresias e filosofias aparecem, surgem no ceio da igreja para tentar destruir a igreja do Senhor e fazer-nos perder o foco, desvirtuar e desviar do alvo e nos tirar do caminho de Deus.

2.      Na comunhão
Hebreus 10.25: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.
Não é o local especificamente, mas como igreja local precisamos ter esta comunhão e motivar uns aos outros a não deixarem de ir, de participar e de cooperar.

3.      No partir do pão
Gálatas 6.9-10: 9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.  10 Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé”.
Devemos fazer o bem, repartir o que temos, o tempo é de Deus, colheremos os frutos se não desfalecermos, se não desistirmos.

4.      Nas orações
Romanos 12.12: “regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes”.
Colossenses 4.2: “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças”.
A oração é o nosso combustível. Perseverar na oração é extremamente necessário, para mantermos nossa comunhão com o PAI e sermos fortalecidos por ELE.

As tribulações e as provas produzem em nós perseverança:
& Romanos 5.3: E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança”.

& Tiago 1.3-4: 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.  4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”.

Tudo coopera para o nosso bem. A prova dura um instante, o choro a noite inteira, mas pela manhã a alegria vem. O deserto é para ser atravessado, muitas vezes precisamos passar por ele para amadurecer, para crescer e para se fortalecer ainda mais em Deus.

CONCLUSÃO
Porém, entre todos os homens e exemplos de perseverança da Bíblia, podemos tomar como o maior exemplo, o de Jesus Cristo, que poderia ter desistido, mas foi até o final e sofreu por amor a nos, sofreu a morte e morte de cruz. Imagine se ELE tivesse desistido de você? Então, não desista Dele e nem da missão que ELE nos confiou.

ü  PORQUE PERSEVERAR? – Porque esta é a vontade de Deus.
ü  PARA QUE PERSEVERAR? – Para glorificar o nome de Deus
ü  EM QUE PERSEVERAR? – Na Doutrina dos Apóstolos, na Palavra de Deus, Na comunhão, No partir do pão, nas orações, nas tribulações, nas provas e dificuldades.

Arte da perseverança está na renúncia e abnegação, na busca constante da consagração e comunhão com o Senhor nosso Deus. É preciso abrir mão de muitos desejos pessoais, é preciso sacrificar as suas intenções naturais, para seguir no perfeito caminho da vontade de nosso Senhor Jesus Cristo. Persevere!


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Clique no link e baixe o Slide da mensagem

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...