Missões se faz...



Testemunhe às Nações – Pelo poder do Espírito
Missões se faz...
Mensagem do dia 28/04/2013 (Domingo/Noite) 
Igreja Batista Central de Toledo

“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1.8).

INTRODUÇÃO
Nos meses de Março e Abril, em todos os domingos nós falamos sobre missões, cantamos missões, oramos por missões e pelos missionários, ofertamos por missões até mesmo recebemos um missionário em nossa igreja e mesmo assim “talvez” o seu coração ainda não esteja totalmente envolvido com missões. Por isso é importante saber que:

Há um princípio importante: Missões nasceu no coração de Deus. Nós fomos criados para a Glória de Deus, para adorá-lo. Desde o início DEUS gostaria que todos os homens o adorassem, mas ao longo da história duas coisas aconteceram: 1. A humanidade se afastou do criador; 2. Deus escolheu um povo para levar o seu NOME aos outros povos, para que todos aqueles que cressem em Teu nome O adorasse como Deus, Senhor e Salvador.

Mas infelizmente a missão não foi cumprida e hoje, essa missão está designada para a igreja. Muitas pessoas no mundo inteiro estão morrendo sem Cristo, você se importa com isso? É muito cômodo saber que tivemos a oportunidade de conhecer Jesus, mas é confortável saber que há pessoas espelhadas no mundo que se quer já ouviram saber do nome de Jesus Cristo? Não podemos ficar indiferentes à este fato. Por isso...
F Quanto você tem se envolvido em missões?
F O que missões representa em sua vida?
F Como você pode cooperar com missões?
F Você tem um chamado!

Missões é possível, não está tão longe quanto você pensa, responda a este chamado, ouça o chamado. Testemunhe às Nações – Missões se faz...
1. COM OS JOELHOS DOS QUE ORAM.
2. COM AS MÃOS DOS QUE DÃO.
3. COM OS PÉS DOS QUE VÃO.
4. COM IGREJAS QUE OS ENVIAM.

Missões se faz... 1º COM OS JOELHOS DOS QUE ORAM.
“Antes que clamem, eu responderei; estando ele ainda falando, e eu os ouvirei” Isaías 65.24.

Deus está pronto para ouvir, Ele anseia nos ouvir, nos atender. É importante orar por missões, interceder pelos missionários, Tiago diz que muito pode a oração do justo, sua oração é eficaz (Tg 5.16b).  É inevitável não se lembrar quando Pedro havia sido preso por Herodes em Atos 12. Havia começado uma voraz perseguição à igreja. Herodes mandou matar Tiago irmão de João à espada e viu que isso agradava aos judeus, então prendeu também a Pedro. Mas havia orações incessantes a Deus, por parte da Igreja a favor dele (At 12.1-5). Então um anjo mandado pelo Senhor o libertou da prisão. Ele foi à casa de Maria, mãe de João Marcos (At 12.12). As orações daquela igreja foram atendidas. A alegria de Rode, empregada de Maria em saber que Pedro estava vivo e liberto é emocionante! Ela sequer abriu a porta para Pedro (At. 12.13-14).

Alguns meses atrás nossa igreja orou pela libertação do Pr Yousef Nadarkhani, pastor no Irã, que havia sido preso e estava condenado à morte. Foi liberto também! E eu creio que por causa das orações das igrejas no mundo todo. Assim como o Pr Yousef, há muitos missionários espalhados por toda terra sofrendo por amor a Cristo, com a missão de levar o Evangelho até os confins da terra.

Até mesmo Jesus intercedeu por seus discípulos e por nós JOÃO 17: “Eu rogo por eles... por aqueles que tu me destes... guarda em Teu nome... protegi-os ... Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal... Santifica-os na Verdade... a tua palavra é a verdade... Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo... Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra... (vv 9, 11, 12, 15, 17, 18, 20).

F Ore por missões, interceda pelos missionários, por seus familiares, pela saúde, pelo sustento, proteção e principalmente para que Deus abra as portas pelo avanço missionário.

Missões se faz... 2º COM AS MÃOS DOS QUE DÃO.
“Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, trazei ofertas e entrai nos seus átrios” Salmo 96.8

Esta é uma área importante, muitos têm problemas para falar de questões financeiras na igreja, como dízimos e ofertas, nós não temos, exatamente por causa da transparência que temos com os membros das igrejas batistas e também com os visitantes que sempre estão presentes. O fato é que tanto um quanto o outro, são bíblicos e cremos que é da vontade de Deus que utilizemos nossos bens na obra de Deus.

O apóstolo Paulo disse certa vez defendendo o direito do salário ministerial: “Quem serve como soldado às suas próprias custas?”, outra versão: “Quem já ouviu falar de algum soldado que pagou as suas próprias despesas na guerra?” NTLH (1 Co 9.7a). E também disse: “Os pastores que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário" (1 Tm 5.17-18).

Sem falar que: “Aquele que almeja o ministério pastoral, almeja uma excelente obra” (1 Tm 3.1). Sou suspeito em falar isso! Mas irmãos, um missionário precisa de sustento, como ele chegará ao local para onde Deus o designou? Como ele vai se manter ali? E se um dos seus filhos ficarem doentes? Dependendo do ministério, pode ser necessário investimentos específicos, como é o caso do Pr Edvaldo Marcolino que esteve conosco,  ele é de Moçambique e tem um ministério lindo com crianças, portanto é precisa comprar brinquedos, roupas, alimentos, etc... Em muitos casos o dinheiro é usado para construção de templos, para comprar equipamentos e outras coisas.

F Deus deseja que sejamos bons mordomos, ofertar para missões é investir no Reino de Deus, é investir em vidas, quanto vale uma vida? Não há preço, invista em missões, seja um mantenedor.

Missões se faz... 3º COM OS PÉS DOS QUE VÃO.
“quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas” Romanos 10.15b

Como eu disse anteriormente, “Aquele que almeja o ministério pastoral, almeja uma excelente obra” (1 Tm 3.1). Todos nós fomos chamados para anunciar a Cristo, mas há pessoas que Deus chama especificamente para a Sua Obra. Esses para irem. Para abandonar sonhos e planos pessoais, para se doar inteiramente, para dar de si mesmo. Para amar incondicionalmente as almas perdidas. Levando o Evangelho com o poder de Deus e o auxílio do Espírito Santo, sendo testemunhas de Jesus tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Para aquele que responde ao chamado de Deus, não existem barreiras, fronteiras, ele avança, ele vai.

Certa vez alguém perguntou sobre a convicção do chamado, Eu disse que não há regras, Deus confirma no coração do pastor, Deus confirma para a Igreja e Deus confirma no coração do vocacionado. Não existem regras para isto, só sei de uma coisa, quando Deus chama, o vocacionado sabe! É irresistível! É maior do que ele! Supera todas as vontades pessoais! Deus não apenas confirma, mas também capacita aqueles a quem ele chama para a sua obra específica.

F Talvez em no+sso meio possa ter alguém vocacionado, talvez você esteja lutando com isso, se você tem um chamado. Não tenha medo, Deus vai abrir todas as portas, independente se seu chamado não for para tempo integral, talvez você queira participar de uma viagem missionária. Pense nisso, doe alguns dos seus dias para missões.

Missões se faz... 4º COM IGREJAS QUE OS ENVIAM.
“... Como pregarão, se não forem enviados?...” Romanos 10.15a

A igreja é o celeiro de pastores, missionários, missionárias. É no seio da igreja que Deus levanta seus obreiros. E a igreja precisa ter uma visão missionária. Na verdade essa afirmação é uma redundância, a igreja é uma agencia missionária, ela é responsável por missões. “Não faz sentido a igreja se dizer igreja e não fazer missões, uma igreja que não faz missões não é igreja”.

Minha igreja de origem, Igreja Batista de Nova Veneza, em Sumaré SP, enviou para o seminário 6 pessoas, o Edson, Willian, Silvio, Edilton, Patrícia e Eu. Sustentou todos integralmente, em todos os anos, menos eu, a igreja me sustentou no 1º, no 2º e no 3º ano. No meu 4º ano fui trabalhar noutra igreja e quem me sustentou literalmente foi Deus. Mas essa visão de envio e sustento de vocacionados é linda! Faz da igreja uma igreja viva e operante, relevante em missões.

F Quem sabe Deus não nos dará o privilégio de enviar alguém ao seminário, quem sabe esta igreja não seja um grande celeiro de obreiros. Uma igreja que investe no Reino enviando obreiros para a seara.

Conclusão
Lembro-me das palavras de Jesus quando viu as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.37 E, então, se dirigiu a seus discípulos dizendo: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mateus 9.37-38).

Missões se faz...
1. COM OS JOELHOS DOS QUE ORAM.
2. COM AS MÃOS DOS QUE DÃO.
3. COM OS PÉS DOS QUE VÃO.
4. COM IGREJAS QUE OS ENVIAM.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Clique no link e baixe o slide

Comentários

  1. apaz do senhor Jesus muito lindo é fazer missão gostei muito de ler esse comentário gloria Deus eu gosto de fazer missão porque missão esta no coração DEUS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...