As Ovelhas de Jesus - 01


As Ovelhas de Jesus - 01

Mensagem do dia 24/03/2013 (Domingo/Manhã) 
Igreja Batista Central em Toledo


“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e Eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10.27-28).

Introdução
Jesus estava em Jerusalém, passeava no templo, no Pórtico de Salomão, os judeus celebravam a "Festa da Dedicação" (Uma celebração judaica de  ḥănūkkāh -  é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração" - que comemorava a vitória sobre o líder sírio Antíoco Epífanes, que perseguiu Israel. Em 170 a.C., ele conquistou Jerusalém e profanou o templo dos judeus ao erigir um  altar pagão em lugar do altar de Deus, em 164 a.C., os judeus libertaram o templo e dedicaram novamente. A celebração também é conhecida hoje como a "Festa das Luzes" por causa do acendimento de lâmpadas nas casas judaicas em comemoração ao acontecimento). Alguns judeus cercaram Jesus e o interrogaram: "... Até quando nos deixará em suspense? Se é você o Cristo, diga-nos abertamente" (v.24). Jesus respondeu: "Eu já lhes disse, mas vocês não crêem. As obras que eu realizo em nome de meu Pai falam por mim" (v. 25).

O contexto é este, após dizer que os judeus não eram suas ovelhas por não crerem Nele (v. 26), Jesus caracteriza quem são elas. “As minhas ovelhas”. Ele começa a falar e faz uma das mais lindas declarações de toda a Bíblia. As ovelhas de Jesus não pertencem a uma denominação e nem se caracterizam por uma determinada liturgia de culto. As ovelhas de Jesus são conhecidas por seis marcas, todas de relacionamento com Ele.

A Primeira Marca: “ouvem a minha voz”.

“As minhas ovelhas OUVEM A MINHA VOZ”. As ovelhas de Jesus ouvem sua voz, não ouve a estranhos. Não aceitam qualquer coisa ou qualquer um. Conhecem a voz de seu Pastor. Sabe quem Ele é. Ouvem a Jesus, não a Moisés ou a Elias (símbolos do Antigo Testamento). Jesus é maior que Moisés, do que Elias, ou do que qualquer outro. Os judeus ouviam a Lei, mas não Jesus. À luz dos vv. 31-39, eles não estavam procurando esclarecimentos quando interrogaram a Jesus, "... Se é você o Cristo, diga-nos abertamente", eles estavam procurando uma oportunidade para prenderem Jesus e assim "justificarem" a prisão.

Hoje é possível detectar igrejas que tem ouvido mais a Moisés e Elias do que a Cristo. Há muita igreja “sinagogada” por aí. Igrejas que parecem mais sinagogas. Ignoram que O fim da Lei é Cristo” (Rm 10.4). Ou seja, não se comportam como ovelhas de Jesus, não o ouvem e nem aceitam sua mensagem, preferem cumprir e se pegarem aos ritos simbólicos judaicos.

Mas dentro da igreja também há muitos que pensam ser ovelhas, mas não são. Estão perdidos na casa do Pai. E vivem para si e não para Jesus. Não ouvem a voz do Pastor, não querem ouvir a voz de Jesus. Em Gálatas 2.20, o apóstolo Paulo resume bem o cristianismo: “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.

  • Você tem ouvido a voz de Jesus? Saiba que As Ovelhas de Jesus... Ouvem sua voz

No Amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Clique no link e baixe o slide da mensagem

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...