Um bom Investimento


Um bom Investimento
"A diferença do Tolo e do Sábio"
Mensagem do dia 08/12/2012 - Jovens & Adolescentes 
Igreja Batista Central em Toledo

“Os sábios acumulam conhecimento, mas a boca do insensato é um convite à ruína” NVI

"O sábio acumula conhecimento - um verdadeiro tesouro - mas quem fala com insensatez fica completamente arruinado" A MENSAGEM
(Provérbios 10.14)

Introdução
De qual conhecimento Salomão está falando?

Há vários tipos de conhecimentos. Podemos adquirir bons e maus conhecimentos. Há pessoas que buscam os bons, outras vão em busca dos maus. Salomão está se referindo ao conhecimento de Deus. A sabedoria vem Dele. "O princípio da sabedoria é o temor ao Senhor, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios 1.7).

O conhecimento das coisas de Deus nos dá a capacidade de compreender e discernir também as coisas do mundo. O servo de Deus busca a sabedoria e o conhecimento divino em primeiro lugar, para então descobrir, garimpar, peneirar, aprender, ensinar o conhecimento secular. O homem descobriu muitas coisas, mas não poderia ter descoberto sem Deus ter concedido inteligência e conhecimento, mesmo os homens não reconhecendo isso. O que podemos aprender com este tema. Que tipo de investimento você tem feito em sua vida?

I - O VALOR DO CONHECIMENTO
É um verdadeiro tesouro. O conhecimento é melhor do que ouro, é mais seguro do que a moeda mais valorizada do mercado. Os ladrões podem roubar nossos tesouros materiais, e as traças podem corroer nossas relíquias, mas o conhecimento é uma riqueza que ninguém pode tirar.  

Os sábios entesouram o conhecimento e, com ele, vêm junto as riquezas desta terra. O conhecimento é a melhor poupança, o mais lucrativo investimento. Nada do que aprendemos torna-se imprestável, até as coisas ruins nos servem de exemplo para saber o que não fazer, o que não dizer, o que não escolher.

A diferença do Sábio para o Tolo é que o sábio busca o conhecimento e a sabedoria, mas o tolo a despreza. Torna-se ignorante. "Quem discute com tolo, se faz mais tolo ainda, por isso, O IGNORANTE afirma sem entender, o SENSATO duvida da afirmação, mas o SÁBIO reflete sobre tudo, depois tira suas conclusões".

·         Conhecimento: Você tem investido nisso?




II - A BUSCA PELO CONHECIMENTO
Costumo dizer que o maná caiu do céu apenas uma vez e não cai mais. Ninguém, porém, entesoura conhecimento de uma hora para outra. Esse processo é longo. Para entesourar conhecimento é preciso dedicação, esforço e muito trabalho.

Os tolos e preguiçosos acharão muito custoso fazer esse investimento. Preferem o sono, o lazer e a diversão. Desprezam uma vida piedosa, mas valorizam uma vida inconsequente. "A preguiça leva à pobreza, mas o trabalho diligente traz riqueza" (v.4). Por isso, pensem e busquem as coisas do Alto (Cl. 3.1-2).

·         Conhecimento: Você tem investido nisso?


III - O RESULTADO DO CONHECIMENTO
Nós já vimos os benefícios do conhecimento, que são muitos. Mas nem todos o valoriza e muito menos o busca, portanto, o resultado não poderia ser outro, se não uma mente vazia!

Aqueles cuja mente é vazia de conhecimento têm a boca cheia de tolices. O texto diz: "O sábio acumula conhecimento - um verdadeiro tesouro - mas quem fala com insensatez fica completamente arruinado"... " a boca do insensato é um convite à ruína”.

Em vez de ajudar as pessoas trilharem pelos caminhos da justiça, as desencaminha para o abismos da morte, é uma má companhia. A língua do néscio (tolo) é um veneno mortífero. Seus lábios são laços traiçoeiros. Sua boca é uma cova de morte. Ele difama, é pessimista, não é nem um pouco tolerante, para ele, nada esta bom e jamais ajuda, não participa, não coopera, mas é muito bom para destruir o que foi construído com tanto suor.

Todavia, o sábio que entesoura o conhecimento, não apenas supre a si mesmo com o melhor desta terra, mas também se torna uma fonte de bênção para quem vive à sua volta. Valoriza e busca o conhecimento. Considera os que estão aprendendo, ajuda e coopera com a equipe. Suas criticas são construtivas, ele escolhe as palavras, ele respeita a história de cada um e fica feliz com a conquistas do próximo.

·         Conhecimento: Você tem investido nisso?

Conclusão
O melhor de tudo isso é que você pode escolher quem você vai ser. Tolo ou Sábio. Você pode escolher o vai acumular ao longo de sua vida. Conhecimento ou Insensatez. Ao adquirir conhecimento, pode escolher dividir ou reter. Investir na vida das pessoas ou simplesmente desvalorizar a busca do outro. Quem você vai ser? Sábio ou Tolo? A escolha é sua!

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Clique no link e baixe o slide da mensagem

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...