Tiago - Cristãos Sábios 01


Tiago - Cristãos Sábios 01
Mensagem do dia 03/10/2012 (quarta-feira) 
Igreja Batista Central em Toledo

Introdução
Podemos confundir facilmente os conceitos entre ser inteligente e de ser sábio, inclusive podemos pensar que ser inteligente é ser sábio. A inteligência é uma capacidade humana, cada ser humano tem um nível de inteligência. Já a sabedoria é Deus capacitando o ser humano. O homem pode ser inteligentíssimo, mas sem sabedoria no viver, quebra muito a cara, anda por caminhos perigosos e muitas vezes errôneos. A inteligência não compete valores e princípios, mas a sabedoria sim.

Vamos analisar este texto de Tiago e ver o que nós podemos aprender.
 
1. A SITUAÇÃO - falta de sabedoria (v. 5) “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”.

1. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria...”. A primeira coisa é reconhecer a situação. Você tem falta de sabedoria? Saiba que reconhecer que tem falta de sabedoria é ser sábio. O orgulho impede a pessoa ter a real imagem de si próprio, esta atitude chama-se “humildade”. Porque o conceito do mundo é contrario do de Deus. O mundo acha que reconhecer as limitações é sinônimo de fraqueza, mas Jesus mesmo disse: "quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado" (Lucas 18.14).

2. Você tem falta de sabedoria? “... peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade...”. Peça a Deus: Salomão pediu – 1Reis 3.9“Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo?". Ele pediu porque sabia quem ele era: "Agora, Senhor meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer” (v.7).

3. O texto de Tiago diz: “... e lhe será concedida”.  E qual foi a resposta do Senhor a Salomão? 1Reis 3.10-12: 10 O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor. 11 Por isso Deus lhe disse: Já que você pediu isto e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça, 12 farei o que você pediu. Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você”.

Poderíamos dizer: Quem não tem falta de sabedoria? Se até mesmo Salomão que era rei pediu sabedoria, porque nós não vamos pedir? Salomão pediu sabedoria e ensinou ao seu filho esta valiosa lição, Leiamos Provérbios 2.1-6:

1 Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; 2 se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; 3 se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto, 4 se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, 5 então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus. 6 Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento”.

  • Tem falta de sabedoria? Peça a Deus.
No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...