Palavras!



“Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa!” (Provérbios 15.23).

Palavras, sempre as palavras! Palavras não são só palavras. Palavras tem poder. Elas constroem com muito suor, contudo podem destruir em poucos segundos. Há palavras de vida e palavras de morte. De pessimismo e de esperança. De conforto e de desprezo. De desanimo ou de animo. De tristeza e de alegria. Elas podem ser complexas ou simples, profundas ou superficiais, encorajadoras ou desmotivantes, pragmáticas ou desordenadas, sistemáticas ou aleatórias, objetivas ou detalhistas, boa ou ruim.

A grande verdade é que cabe a nós usá-las da maneira e no tempo correto, com sabedoria, amor e prudência. O tolo pensa só em si. O sábio pensa no outro, em si e nos terceiros. O insensato fala o que pensa. O Sábio pondera os pensamentos e fala o que precisa.

“Dar resposta apropriada é motivo de alegria...”. Converso com muitas pessoas, pessoas de vários tipos, idades e culturas diferentes e percebo uma coisa em comum, é que todas elas estão em busca de uma resposta para seus dilemas pessoais. Elas esperam uma resposta. Este é um grande desafio: “Dar a resposta apropriada”. Deve ser na medida, nem mais e nem menos. Assim, para quem ouve é motivo de alegria, de alivio e para quem a diz é motivo de satisfação, sentimento de dever cumprido.

“... e como é bom um conselho na hora certa!”. Dizem por ai que “se conselho fosse bom, seria vendido e não dado”. Mas a alegria e a felicidade podem ser encontradas na boca de um bom conselheiro. Ao mesmo passo que uma pessoa pode se dar mal em dar ouvidos aos maus conselhos.

Por isso, uma coisa nos é necessária: Buscar sabedoria e entendimento do Senhor para discernir todas as coisas. Para usar bem as palavras quando e se necessário for falar, porque em muitos momentos o silêncio é a melhor resposta. Isso nos ajudará a dar e saber ouvir apenas os bons conselhos e não se contaminar pelos maus.

A escolha é sua!

No amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Comentários

  1. Maravilhoso este texto! Gostei tanto que repassei para alguns amigos (com devido link). Um grande abraço em Cristo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...