As Bem-Aventuranças 04

AS BEM-AVENTURANÇAS 04:
“OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA”
Mensagem do dia 18/09/2011 (Domingo/Noite)
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

Mateus 5.6: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos (saciados)”.

INTRODUÇÃO
Chegamos a nossa 4ª bem-aventurança. Não nos esqueçamos, Jesus está falando do Reino dos céus. Agora Jesus expõe as necessidades básicas do ser humano: fome e sede.

  • Quanto tempo o corpo agüenta sem água?
Em um país como o Brasil, em pleno verão, com altas taxas de temperatura e umidade relativa do ar, não dá para resistir mais do que QUATRO DIAS. No frio, esse tempo pode chegar a SETE DIAS – dependendo, claro, das condições físicas de cada um. Para se ter uma idéia, a perda média de água do ser humano é de cerca de 2 a 2,5 litros de água por dia, que saem na urina, fezes e suor – em dias quentes, chegamos a perder o dobro disso. Os médicos recomendam que bebamos cerca de 8 à 10 copos de água por dia.

  • Quanto tempo o corpo agüenta sem comida?
O tempo que uma pessoa consegue ficar sem comida depende de muitos fatores. Força e determinação definitivamente contribuem. Prisioneiros políticos em greve de fome e líderes religiosos que jejuam são conhecidos por permanecerem durante semanas sem comida alguma. Gandhi por exemplo jejuou durante 21 dias quando estava com 70 anos. Pessoas perdidas em selvas também sobreviveram por longos períodos sem comida. Muitos médicos concordam que seres humanos sadios conseguem ficar até OITO SEMANAS sem comida (56 dias), desde que tenham água. Algumas pessoas já agüentaram mais tempo e ficaram bem, enquanto outras passaram fome e morreram em bem menos tempo que isso. Por isso, ser forte e estar em boa forma física podem ajudar, mas acredito que não vai querer passar por isso. Portanto, se alimente bem!

Mas não é de comida e nem de água que Jesus está falando. Ele está falando de fome e sede por Justiça. O que exatamente Jesus quis dizer?

1.     FOME E SEDE
A fome era um fantasma (assombrava o povo). Existem vários casos na Bíblia, podemos citar:  1. Abrão - Depois de seu chamado Abrão vai para o Egito porque onde estava havia grande fome (Gênesis 12.10); 2. Egito – José interpretou os sonhos de Faraó e houve sete anos de fartura, mas depois houve 7 anos de fome (Gênesis 41); 3. No NT: O evangelho estava sendo pregado em Antioquia, os discípulos foram chamados pela primeira vez de “cristãos”, Deus levantou um homem chamado Ágapo e direcionado pelo Espírito Santo disse que haveria uma grande fome, então os discípulos ajudaram aos irmãos que moravam na Judéia (Atos 11.26-30).

A Sede também era terrível naquela época. Região seca, árida. Havia lutas por água, luta por sobrevivência (Gênesis 26.15, 18-22).  Isaque mandou seus servos cavarem poços, mas os servos de Gerar se desentenderam com os servos de Isaque dizendo: “Esta água é nossa”. E ainda eles se desentenderam com Sitna e com Reobote.

Não sabemos de FATO o que é passar fome, nem sabemos o que é lutar por água. Esta é a Bem-aventurança para os famintos e sedentos. Mais uma vez o pensamento de Jesus se aplica aqui: ao contrário do mundo, sentir fome e sede é bom. A Ênfase: o que julgamos ser ruim recebe de Jesus uma boa aplicação. Mas fome e sede de que?

2.     JUSTIÇA
Não é de comida e nem água. É fome e sede de Justiça. Também não é a justiça humana. A justiça humana é falha. A de Deus não o homem que busca sua justiça alcança misericórdia e graça.

Justiça é a mensagem central do apóstolo Paulo ele diz em Romanos 5.1: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Devemos desejar isso ardentemente, como famintos, prestes a morrer de sede. Pois os que se saciam em si mesmo ou noutras coisas não verão a Deus. Só os interessados, Jeremias 29.13: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”.

3.     SERÃO FARTOS
Não são apenas saciados. São “Fartos”, de sobra, empanturrados. Deus nunca dá racionado. Dá fartura.  Justificação maior do que pensamos. Efésios 3.20: Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”.

Os que tem sede e fome por justiça terá Vida em Abundância. Jesus disse: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10). Isso significa que se desejamos de coração sincero e profundo, nós seremos fartos.

O apóstolo Paulo declarou: 9 Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. 10 Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo” (1Coríntios 15.9-10).

Para ele, bastava ser salvo, é a Glória maior. Trabalhar para Cristo é privilégio. A graça que estava nele. Levar outros a Cristo é melhor ainda.

Se temos fome e sede, teremos a graça. Teremos salvação. Ele ainda diz: 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Romanos 10.9-10).

  • Você sente fome e sede por justiça? Então será saciado. Você é um bem-aventurado.
No Amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...