Famílias em Crise


Mensagem do dia 15/05/2011 (Domingo /noite) 

Texto: Marcos 5.21-24, 35-43.

Introdução

A família brasileira está em crise. Temos ouvido nesses últimos anos, uma frase que parece que a cada dia que passa ter mais simpatizantes: "A família é uma instituição falida". Casar virou motivo de chacota. Poucos querem casar-se e boa parte se casam por causa de um “acidente de percurso” (gravidez), isso quando casam! Li recentemente, que 70% dos adolescentes/jovens que fazem parte das casas de recuperação para menores infratores como a antiga FEBEM, são provenientes de igrejas e famílias evangélicas. A maioria deles tem nomes bíblicos. Estes dados revelam que alguma coisa esta muito errada em nossas famílias e igrejas.

O que está acontecendo? Eis alguns dos sintomas de degeneração familiar que se apresentam nesses dias: crises de relacionamentos, a falta de diálogo, comunicação sadia; brigas constantes entre os casais e membros da família; desencantos e desilusões nos casamentos; a falta de empatia, compreensão e ajuda mútua; divórcios; crianças abandonadas; filhos desobedientes e indiferentes aos pais; etc...

Em alguns casos a situação tem se agravado, de tal maneira que o lar não passa de um HOTEL, onde os membros se encontram apenas para comer e dormir; ou um POSTO DE COMBUSTIVEL, onde só vão para abastecer; ou até mesmo um CAMPO DE BATALHA, onde só se encontram para brigar.

Irmãos, como inverter este triste quadro e transformar nossos lares, em lares abençoados, que são exemplos para as pessoas que nos cercam, em lares com membros compromissados em agradar a Deus e que vivem os propósitos e a Sua vontade?

Primeiro: É necessário entender que a família é um projeto divino, nasceu no coração e na mente de Deus, não é um acidente histórico ou uma necessidade social, ou ainda, um sistema para funcionar – A FAMÍLIA É IDÉIA DE DEUS.

Segundo: É necessário saber que não está com o conforto dos lares modernos que iremos construir lares felizes, a ênfase não pode ser material, pois a verdadeira prosperidade é buscar e fazer a vontade de Deus. Uma família Feliz é aquela que deseja viver para Cristo. Portanto, a vida espiritual da família é mais importante do que a material.

Terceiro: Para Deus a família é essencial ao Seu plano para alcançar os perdidos. A família é Luz de Deus, é testemunha de Cristo neste mundo indiferente aos valores e princípios divinos. Por isso, é importante ter a consciência de que a família moderna está doente e precisa desesperadamente de ajuda.

Um dia Jesus entrou numa casa e encontrou uma família parecida com esta realidade. A família de Jairo. O que Ele fez naquele dia? O que Ele pode fazer hoje pela sua família? O que nós podemos aprender com a Palavra de Deus através desta passagem?

1. A FAMÍLIA ESTÁ ENFERMA – v.23
“minha filha está prestes a morrer, rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que ela seja curada e viva.”

Há doenças que tem assolado alguns lares: o egoísmo, o ressentimentos, a ausência de perdão, as mágoas, as lembranças do passado, as impurezas, as lascívias, a infidelidade, a frieza espiritual, o mundanismo – tudo isso está dentro das nossas casas; Podemos perceber o quanto isso tem afetado a vida das pessoas dentro e fora das igrejas.

Há muitos enfermos na casa do PAI. Precisam de cura. Precisam de mudança de vida. Precisam deixar que Jesus transforme suas vidas. Satanás fica feliz em ver uma família destruída por conta dessas doenças, o objetivo dele é nos destruir. Na casa de Jairo, a menina estava muito doente, “semimorta”, “moribunda”.
  • Como Deus vê hoje a nossa família?
  • Como está a saúde emocional, física e espiritual da nossa família?
  • Há alguma doença afetando a sua esposa, o seu marido, os seus filhos?
  • Qual o diagnóstico da nossa casa?
Precisamos mudar de postura e fazer como Jairo fez...

2. JAIRO BUSCOU AO SENHOR, v. 22-23a
“Então chegou um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo e logo que viu Jesus, prostrou-se aos seus pés e lhe rogava com insistência...”

Ele chegou-se a Jesus. Deixou o orgulho de lado (ele era um dos lideres da sinagoga). Reconheceu a sua real situação (minha filha está quase morta). Não se preocupou com o pensamento das outras pessoas que o conheciam. Simplesmente, “Prostrou-se aos pés de Jesus”. E mais, Jairo “Suplicou com insistência” (v.23a).

A palavra de Deus diz que a família estava desesperada, em prantos. Eles choravam e lamentavam muito (v.38).  Muitas famílias estão de luto. Jesus veio dar esperança e consolo dizendo: “Ela não está morta, apenas dorme” (v.39). Mas eles zombaram, riram de Jesus (v.40).  Jesus poderia sair por aquela porta, desistir dessa família. Mas qual foi a reação do Mestre? Que decisão tomou?

3. ELE DÁ UM FINAL FELIZ PARA A FAMÍLIA DE JAIRO, v. 41-43;

1º.    Jesus foi com Jairo quando Ele pediu (v. 24) – Isso significa que Ele está disponível para ir com você em sua casa. ELE se importa com o seu problema.
2º.    Jesus deu-lhes uma palavra de ânimo: “Não temas, crê somente” (v.36). Então, mesmo sendo zombado, ridicularizado pela família, ele sabia o que se passava no coração daquele pai aflito (Jairo), e sabia de sua fé e...
3º.    Jesus tomou a menina pela mão (v.41): Jairo confiou no Mestre (é necessário confiar que Jesus pode mudar a situação de seu lar), e disse Jesus: “Talita cumi, que quer dizer: Menina, eu te ordeno, levanta-te”.
4º.    Jesus restaurou-lhe a vida (v. 42): “Então a menina levantou-se imediatamente e começou a andar”.
5º.    Jesus termina a obra que começou (v.43): “... e mandou que dessem de comer à menina”. Ele não apenas cura ele alimenta, sustenta, fortalece a nossa família.

Conclusão

Tudo o que Jesus fez na casa de Jairo, naquele dia, Ele pode fazer hoje na sua família. Mas é preciso que você entregue todos os seus problemas nas mãos dele, Salmo 37.5: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará”. Jesus está desejoso que a sua casa seja como a casa do justo: “Melhor é ter pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro acompanhado de inquietação”. O grande tesouro é uma família bem-aventurada e firme nos caminhos e promessas do Senhor. Você quer ter uma família assim? Quer dizer: “Eu e minha casa servimos a Deus?”. 
(Oração pela igreja).

No amor de Cristo,  Pr Paulo Berberth


Comentários

  1. Glória a DEUS por esta mensagem, ela falou muito ao meu coração. A minha oração é que o SENHOR nosso DEUS, continue a derramar unção dobrada sobre sua vida Pr. Paulo, para que Palavras como essa, possa entrar nos corações que se encontram sem rumo e sem direção, pois eu creio que esse blog foi criado para a GLÓRIA de DEUS. Um grande abraço de seu irmão em CRISTO JESUS, Arlécio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...