Uma Esperança Viva

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1 Pedro 1.3).

Imagino que todos nós estamos acompanhando o sofrimento das pessoas atingidas pela chuva na região serrana do Rio de Janeiro, na capital e interior de São Paulo e em Minas Girais. Nessa hora é difícil encontrar palavras para confortá-las, pois a grande maioria perdeu tudo inclusive familiares, amigos, visinhos. E fico pensando, que tipo de resposta o cristianismo poderia dar para essas pessoas e também para o mundo? Que levanta questões como: Por que nós sofremos? Se Deus é tão bom, bem como Todo-poderoso, por que ele não evita o sofrimento? Como devemos reagir quando acontecem coisas que não nos fazem sentido?


Primeiramente, boa parte das pessoas não possui esperança nenhuma. Tudo se foi, elas estão perdidas, desorientadas, não sabem o que vai acontecer, para onde vão e nem como recomeçarão suas vidas. No entanto esta é uma perspectiva apenas material da situação, devemos refletir sobre outras áreas como a psicológica e emocional. Como essas pessoas (crianças, adultos e idosos) vão superar este trauma? Para se saírem bem há outra área e a mais importante, a espiritual. Se tiverem firmes espiritualmente e convicção de seu futuro, terão mais subsídios para enfrentarem as demais áreas de suas vidas, pois encontrarão em Deus as forças necessárias.

Nós estamos no mundo, vivemos aqui, mas para aqueles que foram alcançados pela Graça de Deus e creram em sua maravilhosa obra redentora, sabe que “a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas” (Fp 3.20-21).

O apóstolo Pedro diz: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança”. Uma esperança que não falha, para o mundo ela é a última que morre para Deus ela é viva, ela é eterna. É o fruto da misericórdia de Deus que nos dá uma Esperança Viva.

Deus olhou para o nosso coração e viu a miséria que havia nele, a palavra misericórdia significa exatamente isso, “miséria do coração”. Misericórdia é a punição merecida, mas não recebia e a Graça de Deus é presente não merecido, mas dado gratuitamente. Por isso que Pedro declara. “Bendito”. Ele entendeu que a obra de Deus naquela cruz, através de seu filho Jesus Cristo, resultou o melhor e o maior de todos os presentes, a vida eterna. Conseqüentemente uma Esperança Viva.

Portanto, penso que a melhor resposta para todos em meio a tantos sofrimentos, seria na verdade uma pergunta: Qual é a sua esperança?

E você pode à partir desta pergunta, refletir sobre qual é a sua resposta particular e para lhe ajudar nesta reflexão, citarei alguns textos maravilhosos da Palavra de Deus como:

“Aquietai-vos e sabei que EU SOU Deus...” (Salmo 46.10). “Não temas, porque EU SOU contigo; não te assombres, porque EU SOU o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”. (Isaias 41.10). “Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”. (Isaias 43.19). Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam”. (Salmo 23.4). “No mundo, tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. (João 16.33b).  

Qual é a sua esperança? Sua esperança é o SENHOR?

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

Comentários

  1. Texto abençoado Paulinho, que Deus continue dando inspiração e conforto as pessoas que lerem suas palavras,vamos como cristãos ajudar essas vítimas das chuvas, através de nossas orações e doações ou que pudermos fazer para ajudá-los, isso é fé com obras! Deus abençoe.

    Nathaly

    ResponderExcluir
  2. Que Deus continue te abençoando meu amigo... esta leitura me deu força pra seguir ... Hoje estou indo para Teresópolis fazer trabalho voluntário, na igreja Presbiteriana de lá , que esta abrigando 80 crianças que ficaram órfãs devido a tragédia ... Obrigada .. por Deus que Deus use sua vida !!!!
    Beijos Laís Vaz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...