Símbolos do Natal


Você alguma vez já parou para pensar nos símbolos do Natal???



Presépio: Segundo a tradição, o presépio foi criado por Francisco de Assis em 1223. O intuito da criação era apresentar de maneira clara e visível a importância do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador de toda a humanidade.


Estrela de Belém: Muito vista como ornamento superior na árvore de Natal, simboliza e a Estrela Guia que levou os magos do oriente até a casa onde Jesus estava. Relato descrito em Mateus 2.2


Árvore: Este símbolo tem sido por muitos anos motivo de estudos e reflexão quanto a sua origem e significado. Sabe-se que é anterior a Jesus Cristo, pois já era utilizado por volta do segundo e terceiro milênio a.C. No entanto, hoje é o grande representante do Natal e, em todo o mundo, a se ver uma árvore de Natal associa-se ao nascimento de Jesus Cristo.


Velas: Jesus diz em João 9.5 que Ele é a luz do mundo e a presença da luz de velas durante o Natal procura remeter a presença de Jesus. No judaísmo existe o ritual de acender as velas no Hanuchá que comemora a presença do poder de Deus na conquista de Jerusalém que, até então, era domínio Grego. Em muitas culturas o fogo e a luz indicam a presença de Deus.


Sinos: Representam o respeito ao chamado divino e a comunicação entre o céu e a terra. Os sinos, por tradição, anunciam a vida, a morte, e o chamado de Deus aos fiéis que obedecem a sua Palavra. No Natal, anuncia o nascimento do Salvador, Jesus Cristo.

Existem muitos outros símbolos relacionados ao Natal, mas a maioria deles está ligada as tradições e culturas de seus próprios países. Como se deve observar todos eles remetem ao nascimento de Jesus Cristo e, inegavelmente, este é o verdadeiro motivo do Natal. Alguns ainda entram em discussões secundárias quanto a data do nascimento de Jesus, mas o que é importante de fato é que o mundo inteiro para em 25 de dezembro em reconhecimento ao nascimento do Salvador de toda a humanidade.

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. (Isaías 9. 6).

Pr. Ivan Fidelis dos Santos

Comentários

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...