Tudo para o bem


“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". (Romanos 8.28)

 


Normalmente utilizamos este texto quando alguém está passando por alguma dificuldade e não entende o porquê das coisas, na tentativa de fortalecê-la, alegrá-la, motivá-la. Dizemos: “Ei... creia... Saiba que Todas as coisas Cooperam para o nosso bem”. A grande questão é que para enxergarmos as verdades deste texto, é preciso olhar com um olhar diferente para as provações, olhar para as dificuldades com um prisma de Deus, porém nem sempre isso é possível devido a limitada visão humana das coisas divinas. No entanto, vamos refletir e extrair deste tema lições para nossas vidas.

Quero enfatizar a palavra “cooperam”. No grego, língua na qual foi escrita o Novo Testamento, a palavra é synergei. É desta palavra que se originou sinergia, muito utilizada por administradores e empreendedores, principalmente por palestrantes motivacionais, ela é formada de duas palavras sýn, juntamente com érgon, trabalho. Tem o sentido bastante apropriado para o que quero dizer, significa – cooperar, trabalhar junto, trabalhar com. Este significado é fundamental para entender o texto.

A Bíblia versão Almeida Século 21, fez uma excelente tradução deste texto, ela traduziu assim: “Sabemos que Deus faz com que todas as coisas concorram para o bem daqueles que o amam, dos que são chamados segundo o seu propósito”. Noutras palavras:

“SABEMOS QUE DEUS TRABALHA JUNTAMENTE
COM TODOS QUE O AMAM”.


Deus exerce a sinergia conosco. Louvado seja Deus! É por isso que TUDO que acontece, acontece para o nosso próprio bem, (Lembre-se a Vontade de Deus é Boa, Perfeita e Agradável Rm 12.2), por mais que não entendamos, um dia provaremos o que esperamos. Leiamos os versículos anteriores – Romanos 8.24-25:

“24Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. 26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos”.

Eu compreendi que os meus sonhos, anseios, desejos e planos, ainda não são vistos, não os tenho em mãos, exatamente porque é ainda vivo a esperança. Quando os ver e ter, chegarei no final de minha espera e aí entenderei o porque que ao esperar vivenciei tais coisas. Achei isso fantástico! Não é à que o apóstolo Paulo diz: “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8.31).

Oração:
“Senhor, me perdoe por duvidar de suas ações, por pensar muitas vezes que o Senhor não se importava comigo. Aprendi uma grande lição hoje. Muito obrigado por me fortalecer através da TUA palavra e por me fazer Confiar ainda mais em Ti, pois sei que TU TENS um plano em minha vida e os teus planos jamais se frustrarão, Confio, Espero e Descanso em Ti, Louvado e Engrandecido seja o Teu Santo nome, em nome de Jesus Cristo. Amem!”

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

Comentários

  1. Pr Paulo muito obrigada por suas palavras abençoadoras, eu precisava ler isso e também precisava crer que os planos de Deus nunca se frustram, exatamente pq eles cumprem o propósito DELE em nossas vidas e não pq acontece do jeitinho que gostaríamos que acontecesse, Deus seja louvado! Que Deus continue abençoando sua vida
    beijos Simone

    ResponderExcluir
  2. Lendo issO tenho mais certeza : Os meus sonhoS são pequenos diante dos sonhos de DEUS pra minha vida! Gloria a Deus porque Ele tem um propositO pra minha vida que vai além do que eu possO imaginar e isso é TREMENDOOOOO!

    ResponderExcluir
  3. nossa, q texto maravilhoso, quando uma pessoa q nem eu se encontra c problemas e se pergunta o pq dakilo ta acontecendo, esse texto tras respostas....
    realmente aprendemos no vale, na tempestade, no esperar... embora muits vezes tudo isso seja doloroso, mas eh bom saber q podemos descansar num Deus q trabalha por nos, e que em meio a todas as circunstancias Ele esta nos moldando e q Ele certamente nos dará vitoria!!!!

    ResponderExcluir
  4. Pastor com certeza Deus falou mesmo comigo através destas palavras , pq realmente a dor da perda nos faz questionar o por quê? Alíás mtos são os porquês mais vou esperar em Deus pq como disses ali tdas as coisas cooperam para o bem daqueles q amam a Deus e eu O amo então entenderei o q é melhor para mim não no meu tempo , mas no tempo de Deus que Deus abençõe tua vida , teu ministério em nome de Jesus!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...