Prudência



Prudência

“Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” (Provérbios 19.2)

Uma das maiores causas das pessoas se meterem em situações complicadas e difíceis na vida e em muitas delas, infelizmente sem volta, é por falta de prudência. Quando ainda novo convertido, eu aprendi que é necessário sempre avaliarmos as situações antes de tomar decisões, principalmente se esta decisão pode mudar totalmente a vida de uma pessoa. Parece muito óbvio, mas é fato que nos esquecemos do “óbvio” e cometemos várias imprudências.

O que é Prudência? [Prudência é a virtude que leva o homem a conhecer e a evitar perigos ou inconveniências].

Porque será que as pessoas agem sem pensar? “Por não haver reflexão pode surgir um problemão”. Já soube de cada caso, dos mais simples aos mais complexos: Marido que comprou um carro do nada sem comunicar a esposa, aparece com o carro e depois entra em dívidas porque se precipitou; Adolescentes que por causa de minutos de prazer fazem sexo e a surge uma gravidez e noutros casos alguma doença sexualmente transmissíveis como a AIDS e a Gonorréia; Muitos entram no mundo das drogas e não conseguem voltar; e aí poderíamos citar muitas outras histórias, quem sabe você poderia citar casos dentro de sua própria família, com amigos ou talvez uma experiência pessoal.

Há uma frase que diz: “A prudência é a irmã da sabedoria”. Outras frases e ditados populares também nos fazem Refletir a respeito de quem toma decisões errôneas: “Viu? Isso que dá ficar dando murros em ponta de faca”; “Não disse? Agora não adianta chorar pelo leite derramado”; Jesus disse para Paulo quando ainda era Saulo: “Saulo, Saulo, porque me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões” (Atos 26.14). E aí quero completar o que Tiago escreveu de forma tão simples, mas profunda e óbvia: “Se alguém necessita de sabedoria, peça-a a Deus...” (Tiago 1.5).

Lembre-se, nosso coração é enganoso. Se estiver precisando tomar uma decisão importante, ou se está prestes a entrar numa “roubada”. Ainda há tempo. Pare, Pense. Reflita, depois tome a decisão. Claro que há decisões que são óbvias e você simplesmente deve evitar os maus caminhos, mas para não errar USE a PRUDÊNCIA. Seja Sábio. Peça a Deus Sabedoria para não tomar a decisões que podem prejudicar sua vida e a de terceiros no presente e no futuro. Este é o meu desejo.

Oração: “Senhor, muitas vezes nos encontramos em situações difíceis, onde as dúvidas pairam sobre nossas mentes, porém sabemos que o que o Senhor confirma no claro, não precisamos duvidar no escuro, porque o Senhor nos mostra o que devemos fazer e como devemos agir. Tu não és Deus de confusão, mas humildemente lhe peço, dá-nos da Tua sabedoria para não entrarmos em roubadas. Em nome de Jesus. Amém”.


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth



Comentários

  1. Adorei o texto, muito claro e óbvio sobre a atualidade.... você ainda tem muito a contribuir, que Deus continue usando seu talento para levar aqueles que precisam ouvir suas doces palavras...abraços

    ResponderExcluir
  2. Bênção, como sempre...
    Bjs no coração!!!

    ResponderExcluir
  3. Sem palavras...simplesmente...perfeito o texto Paulinho!"..."

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pr. Paulo, sou do blog Na Graça de Deus: http://nagracadedeus.blogspot.com/, e gostaria de parabenizá-lo pelos posts, edificantes em seu conteúdo. Tomei a liberdade de publicar esta mensagem sobre prudência em meu blog, só mudei o título: "Aos Sábios, Prudência!", Mas coloquei o nome do autor, ou seja, você, ao final do texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...