Dificuldades Conjugal

 


Dificuldades Conjugal

📖 Colossenses 3.14: “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito”. NVI

 

No casamento, duas pessoas imperfeitas decidem caminhar juntas pela vida. Esse compromisso, apesar de lindo, traz grandes desafios diários. No mês da família, iremos hoje refletir sobre pelo menos três dificuldades que os casais enfrentam e como eles podem superá-los.

 

1. A Comunicação. A ausência do diálogo sincero e amoroso leva ao distanciamento emocional. Assim como a má comunicação gera muitas brigas e irritações. Pratique a escuta ativa e o diálogo amoroso. Evite acusações, expresse sentimentos com mansidão. A Palavra nos orienta: “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar... e irar-se” (Tiago 1.19). Separem tempo para conversar, não apenas sobre tarefas, mas sobre sonhos, medos e gratidão. Uma boa e saudável comunicação evitará os desentendimentos. 

 

2. As Financeiras. O dinheiro pode ser fonte de ansiedade e discussão. Gastos descontrolados, dívidas e prioridades diferentes geram tensão. Estabeleçam metas e orçamentos juntos. Busquem sabedoria em Deus para administrar seus recursos. Provérbios 21.5a diz: “Os planos bem elaborados levam à fartura”. Ao unirem forças com transparência e disciplina, encontrarão paz nessa área. E buscarão a realização de seus sonhos juntos.

 

3. Falta de Perdão. Mágoas não resolvidas corroem o relacionamento. Guardar ressentimento é como carregar um fardo pesado demais. Escolham perdoar como Cristo nos perdoou. Efésios 4.32 nos exorta a sermos “bondosos e compassivos... perdoando-se mutuamente”. O perdão restaura a confiança, renova o amor e abre portas para um recomeço. O perdão é sinônimo de vida.

 

Essa é a grande verdade, todo casamento enfrentará dificuldades. Sem Jesus as lutas crescem, mas com ELE no centro, o amor é fortalecido a cada desafio superado. Portanto, busquem a sabedoria, o discernimento e a obediência aos princípios bíblicos. Orem juntos e renovem o compromisso de amar, perdoar e crescer – sempre juntos. Revistam-se do elo perfeito, o amor!

 

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários