Igreja Missional, o que é?

 


📖 Mateus 28.19: “Vão e façam discípulos de todas as nações...” NVI

O que é uma Igreja Missional? Teologicamente falando, uma igreja para ser igreja, precisa ser missional, ou missionária, se não, não é igreja. O grande problema é o conceito herdado de missões e de igreja ao longo dos séculos e isso afetou a pratica de “missionar”, diria que isso nos prejudicou muito, pois ficou inculcado em nossas mentes que fazer missões é “feito somente por alguém específico, que vai para um lugar longe, falar para um povo específico”. 

E isso não é verdade, todos os cristãos são, ou devem ser missionários! Temos que ser na prática e não apenas na teoria, uma Igreja Missional. Isso se reflete na prática de missões, porque muitos dizem: “Já ofertei, então já fiz a minha parte, não me comprometa com mais nada”. Contudo, ofertar é uma das maneiras de fazer missões.

 Em ATOS dos apóstolos – não havia distinção de Igreja e Missões, na verdade a igreja existe por causa da missão e não a missão por causa da igreja.  O termo Igreja só aparece depois da dispersão de Jerusalém, os discípulos passaram a ir para Samaria, Judéia e até os confins da terra, depois disso é que o termo “igreja” passou a ser usado. Ser igreja no 1º Século” é ser a comunidade dos discípulos de Jesus em missão no mundo”. Isso é ser igreja, quem não estava engajado na missão, não era considerado igreja.

 Por isso entendemos que a missão está baseada na vontade soberana de Deus, fazer missões é cumprir a vontade de Deus. É viver para a Glória Dele. A maneira que encaramos a vida, definirá o que está no centro de nossos corações. Compreender que há muitos que precisam conhecer do Amor de Deus, precisam saber e ouvir a respeito das Boas Novas é essencial em seu viver. Compreender que é essencial viver para Jesus desta forma é ter uma mente missional. É incorporar isso no dia a dia. É saber que não tem outra forma de ser para agradar ao Pai. Isso é SER e FAZER discípulos em todas as nações. Vamos juntos, cumprir a Grande comissão de Jesus!

 No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários