OS PROPÓSITOS
DA IGREJA
A igreja é um PROJETO DE DEUS. Ela existe para a Glória de Deus. Temos que pensar na igreja em dois sentidos, no coletivo e também individualmente falando. Não apenas vamos à igreja, mas temos que ser igreja. Os propósitos de Deus para a igreja se identificam em duas importantes passagens bíblicas:
O Grande Mandamento 📖 Mateus 22.37-39
A Grande Comissão 📖 Mateus 28.19-20
Baseado nestes dois textos fantásticos, iremos olhar nas pastorais para os cinco Propósitos da IBC que são... a ADORAÇÃO, a COMUNHÃO, o SERVIÇO, a PROCLAMAÇÃO e o COMPROMISSO.
1. ADORAÇÃO. Nosso propósito como servos de Deus é
crescer em força através da ADORAÇÃO Sincera, pura e verdadeira (Oração,
Louvor, Vida). Nossos cultos são marcados por uma adoração alegre e
contagiante, buscando a excelência e ao mesmo tempo, ser uma adoração piedosa,
simples, sincera, com decência e ordem; como ensina as Escrituras (João
4.23-24; 1Coríntios 14.40).
📖 “Amarás o Senhor, teu Deus...” Mateus 22.37.
A adoração é muito mais que um “estilo de vida”, pois o estilo muda assim como as tendências da moda, mas adoração é uma questão de “essência”. Ou você é, ou não um adorador. E a igreja tem um papel importante nisso, ela foi estabelecida para ADORAR A DEUS e ajudar os salvos a expressarem seu amor por ELE através da adoração. Recebemos a ordem para adorarmos a Deus juntos 📖 “Proclamem a grandeza do Senhor comigo; e juntos, exaltemos o seu nome” (Salmo 34.3).
Deus quer que exaltemos o Seu nome. Deve existir em nós um desejo verdadeiro e intenso de adoração, se não adorarmos a Deus, adoraremos outra coisa (Êx 20.3). Leia 📖 Salmo 95.1; 99.9 - E conforme a Igreja Primitiva:
📖 At 2.43: “...em cada alma havia temor”. 📖 At 4.47: “... louvando a Deus”.
2. COMUNHÃO. Nosso propósito como salvos por Cristo é crescer de forma mais calorosa e amorosa através da COMUNHÃO mútua edificando o corpo de Cristo (acolhimento), além disso, investir no RELACIONAMENTO INTENCIONAL com aqueles que pertencem a nossa comunidade, com os que ainda não pertencem e vivem no ciclo de nossos relacionamentos. Viver em comunidade é viver em família e a IBC deseja ser uma família em que as pessoas tem coisas em comum, como a fé, a esperança e o amor em Cristo Jesus. Além de sermos uma comunidade que causa simpatia de todo povo.
Conforme 📖 Atos 2.42-47: 42Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 43Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. 46Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, 47louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos. NVI
A igreja foi estabelecida com base firmes de comunhão, paz e harmonia. O bom relacionamento é um ingrediente essencial para a igreja se desenvolver de maneira forte e madura na fé. Assim era a igreja primitiva, Eles “...perseveravam ... na comunhão, ao partir dos pães e às orações”. ARA
3. SERVIÇO. Nosso propósito é crescer em amplitude através do SERVIÇO. Servir é demostrar amor ao próximo. Servir é trabalhar para que nossa sociedade seja mais justa e pacífica. A IBC deseja fazer diferença em vidas individuais e na sociedade como um todo. Servir a igreja e a comunidade local.
📖 Mateus 22.39: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
A Igreja foi estabelecida por Deus para SERVIR o próximo (a igreja local, outras igrejas e a sociedade). SERVIR é doar de si mesmo, é tocar vidas com o amor de Deus, atendendo as necessidades dos necessitados, que podem ser na área espiritual, emocional, física, material e também sobre relacionamentos familiares. Outra missão da igreja é preparar os santos para exercerem seu ministério, para desenvolver seus dons e talentos.
Deus nos dá ferramentas para o trabalho, através das variedades de ministérios, dons e talentos, mas o objetivo é sempre o mesmo, é para trazer preparo, aperfeiçoamento e para a edificação do corpo, para que os santos possam servir na obra de Deus com toda capacitação necessária. 📖 Ef 4.11-12
A mentalidade de quem serve deve ser a mesma de Jesus, que “veio para servir e não ser servido”, e ELE mesmo disse: “quem tiver o desejo de ser importante, seja servo, escravo de todos”. 📖 Mt 20.25-28
O exemplo na Igreja Primitiva, 📖 Atos 2.44-45: “juntos... tudo em comum... vendiam... distribuindo...à medida que alguém tinha necessidade”.
Servir é um grande privilégio, portanto, disponha-se totalmente para obra do Senhor. “Sejam firmes, pois a Obra no Senhor não é vão” (1Co 15.58)
4. PROCLAMAÇÃO. Nosso propósito como igreja é fazer discípulos (seguidores e imitadores) de Cristo, conforme ordenado por Jesus em Mateus 28.19-20. Por isso, queremos crescer em número através do EVANGELISMO, com criatividade, ousadia e alegria; e por meio do DISCIPULADO e do ENSINO constante da Palavra de Deus, dando continuidade para aqueles que se achegarem ao Senhor, fazendo-os entender que um verdadeiro discípulo vive o evangelho com intensidade; crescer também através do RELACIONAMENTO INTENCIONAL, acolhendo, se importando, desenvolvendo amizade e comunhão, participando de sua vida do próximo e através da PLANTAÇÃO de novas Igrejas, um sonho! Disse Jesus “...fazei discípulos” Mt 28.19
A igreja foi estabelecida para COMUNICAR A PALAVRA DE DEUS e SEU PLANO REDENTOR para os homens. Evangelizar é um privilégio. É a mensagem mais importante do mundo! Por isso que a chamamos de BOAS NOVAS, inclusive até os anjos queriam ter esta missão 1 Pedro 1.12. Evangelizar é uma responsabilidade do cristão “... como ouvirão se não há quem pregue?” Romanos 10.14. Deus quer que sejamos mensageiros do Seu amor. Jesus nos deu 5 grandes comissões: Mateus 28.19; Marcos 16.15; Lucas 24.47; João 20.21 E Atos 1.8. O exemplo na igreja primitiva:
📖Atos 2.41: “os que lhe aceitaram a palavra...”
📖Atos 2.47: “acrescentava-lhes o Senhor... os que
iam sendo salvos”.
Leia 📖Colossenses 1.24-29; Efésios 4.11-14. A maturidade acontece na vida do cristão através do aprendizado bíblico e da experiência com Deus. O exemplo na igreja primitiva: 📖Atos 2.42: “... e perseveravam na doutrina dos apóstolos”.
5. COMPROMISSO. Para tudo isso acontecer, é necessário que cada membro compreenda, aceite e cumpra o seu compromisso diante de Deus e da igreja, pois os membros possuem responsabilidades como: a Cooperação, Frequência, Assiduidade, Perseverança, uso e aperfeiçoamento dos seus dons, talentos e habilidades pessoais (Programações, Atividades, Ministérios e Cultos); Idoneidade, Fidelidade, Liberalidade, Generosidade (Dízimos, Ofertas, Cesta do Amor e outras ações beneficentes).
📖 “... batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” Mt 28.19.
A igreja foi estabelecida para proporcionar comunhão entre os santos. Gerar cooperação, disposição, compromisso e perseverança. O batismo é a visualização da integração do crente no corpo de Cristo, a igreja. Por isso, fomos chamados para participar, não somente para crer. Leia 📖 Ef 2.19; 1Co13.11. O exemplo na igreja primitiva:
📖 Atos 2.42: “e perseveravam ... na comunhão”.
📖 Atos 2.44: ”todos os que creram estavam juntos, e
tinham tudo em comum”.
Somos a igreja de Cristo, mas a Palavra de Deus também nos chama por outros nomes. Quem nós Somos? Como é que a Bíblia nos chama? Como o cristão é visto por Deus à Luz de sua Palavra? A Bíblia diz que... Somos a Geração Eleita (1 Pe 2.9); Somos Embaixadores de Cristo (2 Co 5.20); Somos Sal da terra e Luz do mundo (Mt 5.13-16); Somos o bom perfume de Cristo (2 Co 2.14-17);
O comportamento do membro da igreja é muito importante, não apenas como testemunho diante dos homens, mas também diante de Deus, então, algumas coisas são necessárias e essenciais para os filhos de Deus, como o temor a Deus e a reverência nos cultos. Há muitos ruídos para tirar nossa atenção, o nosso foco do culto, e nos impede ou prejudica no aprendizado da Palavra de Deus e também de sermos abençoados. DEUS nos chamou para sermos comprometidos com a obra DELE.
No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth
Comentários
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth