Mulheres comuns e virtuosas

 


Mulheres comuns e virtuosas

& Provérbios 31.10 : “Uma mulher exemplar; feliz quem a encontrar! É mais valiosa que os rubis”. NVI

 

Eu amo o Evangelho de Lucas. Ele destacou a vida de várias mulheres ao escrever seu evangelho. E tem gente que, infelizmente, chama a Bíblia de um livro machista! É uma pena essa desinformação; se não, desonestidade! Lucas demonstra a terna e a profunda consideração de Jesus pelas mulheres de uma forma mais clara que em qualquer um dos outros três Evangelhos. Claro que além das mulheres citadas, Lucas também dá destaque para outros grupos de pessoas marginalizadas, como: doentes, impuros ou pecadores, ricos e pobres.

 

Sobre o destaque às mulheres, podemos notar, por exemplo, a proeminência que é dada à Maria, a mãe de Jesus, bem como à Isabel, a mãe de João Batista (Lc 1 e 2). Somente Lucas narra os detalhes do nascimento de João Batista e, depois, de Jesus - Leia Lucas 1.57 e 2.7. Tenham também em mente que somente Lucas faz menção à algumas mulheres-chave no ministério público de Jesus. Segue alguns exemplos:

 

– Ana, a profetiza (Lc 2.36-38); A viúva de Naim (Lc 7.11-17); A mulher pecadora que ungiu o Senhor (Lc 7.36-50); Joana, a provedora e leal seguidora (Lc 8.3; 24.10); Maria, irmã de Marta e Lázaro (Lc 10.38-42); As mulheres espontâneas – lamentaram e choraram (Lc 11.27-28; 23.27-29); A mulher encurvada (Lc 13.10-17); A viúva que perseverou (Lc 18.1-8);

 

Uma mulher sempre pertencia a um homem na sociedade antiga. Em Lucas, porém, é diferente. Ele se propõe a revelar uma nova identidade da mulher em Cristo, nós podemos encontrar uma “emancipação” da mulher, uma exposição simpática da compreensão da pessoa da mulher, de sua posição,  valor, personalidade, de sua contribuição, participação, cooperação, dedicação e devoção.

 

Em Cristo, elas têm muito a nos ensinar. Por isso... 📢 Louvemos ao Senhor por suas vidas , por tudo o que elas fizeram e fazem por nós. Somos gratos por suas vidas!

 

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

 

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...