Deus é Fiel!



A humanidade tem sua fé, alegria e esperança assaltadas por situações diversas da vida, seja pela incredulidade, por dúvidas, medos, tribulações, decepções, frustrações, traumas etc... O homem conduzido por caminhos difíceis, quando não, por crises de ansiedade e depressão. Dizem os especialistas ser o mal do século.

A Bíblia é por demais rica em mostrar a fragilidade humana. O que se percebe em seguida ou ao longo dos anos, é que Deus tem propósito com tudo que nos acontece. É certo compreender que, “tudo o que nos acontece é bom”, pois Deus está também nos moldando, nos lapidando, nos treinando visando o nosso próprio bem, por mais difícil que seja perceber isso, esta é a vontade de Deus.

Numa rápida análise do SALMO 77, percebemos o salmista trilhando o caminho da dúvida, do questionamento e talvez até da incredulidade – Ele indaga: 7 O Senhor rejeita para sempre e não será mais favorável? 8 Seu amor cessou para sempre? Acabou-se sua promessa para todas as gerações? 9 Deus esqueceu-se de ser compassivo? Na sua ira, encerrou suas ternas misericórdias?” (vv.7-9).

Ora, teria Deus esquecido de suas promessas? A dúvida suplicante era muito grande, pois "Lembro-me de Deus e começo a gemer; medito, e meu espírito desfalece” (v.3) – A situação do salmista era tão deprimente que, pela sua própria situação, sua alma “se recusava a ser consolada” (v.2b).

Podemos afirmar que o salmista estava procurando dentro de si mesmo uma saída para sua circunstância. Mas, de súbito, veio o exato reconhecimento, ele nos surpreende! V. 10: “Este é o motivo da minha agonia: a mão direita do Altíssimo mudou”. Na versão Revista e Corrigida trouxe a tradução assim: “Isto é enfermidade minha...”. Em outras palavras, “enfermidades da alma”.

E, a partir desta afirmação, deste reconhecimento de estar dominado por pensamento doentios e distorcidos sobre Deus, o salmista passa então a falar das coisas de Deus, recordar, a meditar e proclamar sobre os Teus feitos poderosos, vv.11-14: 11 "Recordarei os feitos do SENHOR; sim, eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade." 12Também meditarei em todas as tuas obras, e ponderarei teus feitos poderosos. 13 "Ó Deus, teus atos são santos; que deus é tão grande como o nosso Deus?" 14 "Tu és o Deus que faz maravilhas; tens feito notória a tua força entre os povos." Ele segue até o v. 20: “Pelas mãos de Moisés e Arão, guiaste teu povo como um rebanho”.

Podia o Salmista ter motivos sérios para estar em tal envolvimento de perturbação de espírito, contudo, como vimos, ele estava limitado ao seu problema, amarrado ao seu próprio mundo, numa autocomiseração, procurando uma saída por si mesmo. Todavia, ele passa a entender que Deus é fiel! Sempre foi e sempre será Fiel!!!

Deus é Fiel, não se esqueça disso, apesar de nossa cosmovisão limitada, apesar dos problemas e dilemas que nos aflige, Deus é Fiel e seus feitos são poderosos!

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...