Há Esperança para Você


Há Esperança para Você
Mensagem do dia 24/03/2019 (Dom/Noite) – Igreja Batista Mandacaru

& Jó 14.7-9: 7 "Pois para uma árvore há esperança; mesmo quando cortada, volta a brotar, e os seus brotos não deixam de existir." 8 Ainda que a sua raiz apodreça na terra, e o seu tronco morra no pó, 9 ela brotará ao cheiro das águas, e lançará ramos como uma planta nova. Sec21

INTRODUÇÃO
Este texto é lindo! Ele diz: “Há esperança para a árvore”. A árvore é descrita por Jó, ela está numa situação totalmente desfavorável. Mas o texto afirma: “Há esperança para a árvore”. Mesmo que ela esteja ferida, cortada, destruída, acabada, mesmo se sua raiz estiver envelhecida e próxima à morte. O texto ainda diz: “Há esperança para a árvore”. Isso mesmo, para a árvore, mas e você, possui esperança? Qual é a sua esperança? Qual sua perspectiva de vida?

v  O homem sem esperança, não tem sonhos, não tem planos, não tem projetos, não tem ânimo, não tem razão para viver, não tem motivação e nem perspectiva de futuro, ele passa pela vida, mas não tem vida, o homem sem esperança não vive. {Conhece alguém assim?

As declarações de Jó (nos 42 capítulos do livro) parecem oscilar entre a esperança e o desespero (tristeza). O homem em desespero perde a esperança, olha para as circunstancias e se esquece de Deus. Jó diz no v.1 que “O homem... tem vida breve e cheia de inquietações”.

  • A versão NVTransformadora traduziu por: “cheia de aflições”.
  • Já a NVI “O homem... vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades”.

Inquietações, aflições, dificuldades. São os dilemas, os problemas da vida cotidiana. Seja Física, Material, Emocional ou Espiritualmente falando – o homem vive suas crises e mazelas. Todos nós temos, uns mais outros menos.

Pensando na sociedade, é nítido perceber que as coisas vão de mal a pior, e se reparamos bem, há muitas situações complexas demais acontecendo em nossa volta. Os noticiários anunciam apenas coisas ruins, crueldades, crimes, violências, mortes, assassinatos. Vivemos tempos difíceis, tempos de crises financeiras, doenças terríveis, problemas emocionais gravíssimos, como a depressão, o suicídio e muitas inúmeras tentativas de suicídios, sem falar das pessoas viciadas em drogas, alcoólatras, pessoas agressivas, transtornadas e em situação de rua (homens, mulheres, crianças).

Com isso o mundo está em choque, e tem levantado questionamentos importantes, perguntas que muitas vezes não temos tido respostas imediatas, ou até mesmo adequadas, respostas que sejam suficientes para trazer solução aos problemas, acalentar a alma e o coração de quem sofre, dando esperança aos aflitos.

Meus irmãos, é aí que a IGREJA tem um papel fundamental. Ela existe para os de fora, para fazer discípulos, seu papel não é apenas apontar para a resposta, mas deve viver a resposta no dia a dia, deve ter Jesus no viver. O Evangelho é o poder para salvação e o poder para transformação do ser, em todos os aspectos.

Mas a igreja está doente, está enfraquecida, antes de querer cuidar dos de fora, é necessário cuidar do próprio coração, se libertar dos traumas do passado, liberar perdão, tratar dos pecados que atrapalham o viver, se dispor diante de Deus para ser lapidado por ELE, amadurecer na vida cristã e aí sim, terá condições para lidar com os outros.
Na vida de Jó aprendemos inúmeras lições, embora ele mesmo busque por respostas, acredito que o que mais importa não é responder “os porquês” das dificuldades, mas importa mesmo, estarmos atentos para o que Deus quer nos ensinar através de cada situação que vivemos.

Vamos pensar nas lições desta noite refletindo sobre nossas vidas.

1.     Como Jó estava se sentindo?

É importante relembrarmos que Jó estava passando por uma terrível provação, sofrimentos horríveis. Perdas dolorosas. É neste contexto que Jó expressa seu sentimento. Em Jó 1.1 sabemos da parte de Deus quem era Jó, diz o texto: “Havia um homem na terra de Uz, e seu nome era Jó. Ele era um homem íntegro e correto, que temia a Deus e se desviava do mal”.

Interessante que Jó significa “perseguição”, “o perseguido”, ou “Odiado”. Contudo, embora ele tenha sofrido muito, Deus o amava e podemos dizer que o objetivo do livro é “Mostrar que o relacionamento entre Deus e o homem baseia-se na dependência total da Graça de Deus e na resposta do homem, pela fé, obediência e submissão a Deus”.

Jó 14.1 a 12, revela que ele acreditava e também concordava que Deus é Soberano e tem o controle, tem o domínio sobre todas as coisas e de todos os fatos da vida, mas contestou o significado desses fatos em sua vida. à E não é o que nós fazemos também muitas das vezes?

Jó fala sobre a brevidade do homem, vv.1-2: 1 O homem, nascido da mulher, tem vida breve e cheia de inquietações. 2 "Como a flor, ele nasce e murcha; como a sombra, é fugaz e não permanece" – a sombra desaparece, some. Tiago também usa essa analogia para falar da brevidade humana - Tiago 4.13-15:

13 Agora, prestai atenção, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e teremos lucro. 14 No entanto, não sabeis o que acontecerá no dia de amanhã. O que é a vossa vida? Sois como uma névoa que aparece por pouco tempo e logo se dissipa. 15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.

Jó fala sobre a grandiosidade de Deus e a pequenez do homem, v.3: É para esse homem que voltas os teus olhos? E me fazes entrar em juízo contigo? E continua dizendo que o homem é pecador e impuro, v.4: Quem tirará pureza do que é impuro? Ninguém. O profeta Jeremias diz que “o nosso coração é irremediavelmente corrupto” (JR 17.9). O homem por si só não tem como ser santo ou puro. Somente em Jesus isso é possível.

Ainda Jó no v.5 diz que os dias do homem são limitados: Tu lhe estabeleceste limites, além deles ele não poderá passar, pois seus dias estão determinados, e os seus meses foram contados por ti. E como consequência inevitável, diferente da árvore, v.10: "O homem... morre e se desfaz..”.

Ou seja, a morte é uma grande realidade, um dia todos nós iremos morrer. Há um pensamento popular que diz: “A única certeza que temos é da morte”. Outro que diz: “Só não há jeito para a morte”. Mas em Cristo, temos outra certeza, a certeza que todos aqueles que creem em Jesus como seu único e suficiente Salvador, será ressuscitado, mesmo que morra, em Cristo viverá! Terá vida eterna! Glórias a Deus!!!! Louvado seja o nome santo de Jesus!!!

  • Portanto, percebemos Jó, sentindo-se abalado por causa dos seus dilemas. Nós também muitas vezes nos sentimos assim.
Continuando...
2.     O que Jó esperava de Deus?

Vimos que a situação de Jó não era nada fácil. E à luz desses fatos, Jó pediu a Deus por um pouco de Graça no lugar de tão grande julgamento que estava vivendo (v. 3), um pouco de alívio para toda aquela dor (v.6). Ele faz isso, mencionando a árvore, sugeriu que uma árvore tem mais esperança do que ele tinha naquele momento (v.7).

v  A NVT traduziu o versículo 7 assim: “até mesmo uma árvore tem mais esperança...”

Jó faz uma comparação entre uma árvore e o ser humano. A planta se renova, ainda que pareça sem vida na terra, o homem não. É claro que é importante dizer que o livro ainda não expressa a dimensão exata da esperança da ressurreição, pois sabemos que mais tarde seria desenvolvida. Quem é que gosta de sofrer? Quem é que gosta de permanecer na dor? Ou com problemas? Ninguém!

Como você está? Pelo o que tem passado? Talvez você esteja neste momento se sentindo como a árvore descrita no texto. Cansado de lutar, enfraquecido pela dor, sem conseguir ver uma luz no final do túnel. Talvez esteja se sentindo num beco sem saída, no fim da linha, num caminho sem volta. Sem crer numa solução para os seus problemas.

Talvez você tenha vivido até aqui e agora está olhando para o passado e esteja se perguntando: O que eu conquistei? Onde eu cheguei? O que eu fiz? O que realizei de importante? Onde está Deus? Será que Ele realmente me ama? Será que realmente ele tem um plano para a minha vida? Porque será que nada dá certo? Eu lhe responderei: Há esperança para você!

Aí você pode me dizer: É muito fácil dizer para alguém – Tenha fé, creia, confie, descanse e espere em Deus – porém estou cansado de tudo isso. Mesmo assim eu continuo afirmando: Há esperança para você!

Sabemos quem foi Jó, um homem íntegro e correto, que temia a Deus e se desviava do mal. Mas ele está abrindo o seu coração, estava dizendo para Deus que a sua dor, o seu sofrimento naquele momento, tirava suas esperanças, quem é que nunca se sentiu assim? Mas Jó cria em Deus, e tinha convicção de que Deus poderia reverter a sua situação, e é por isso que ele pede a Deus para aliviar a sua dor, “por entre linhas”, nós podemos entender exatamente isso.

A sua esperança naquele momento, estava menor do que a esperança de uma árvore, mas (como já dito) Jó não tinha a concepção exata e completa de como nós temos hoje de uma vida remida, transformada, restaurada, pelo poder de Deus através do seu filho Jesus Cristo, que traz a esperança da ressurreição.

Olhando por essa ótica, podemos dizer exatamente que assim como a árvore o que é renovada, mesmo caída e machucada suas raízes sentem “o cheiro das Águas” e ela renasce. O v. 9 diz que a esperança para a árvore está ligada “ao cheiro das águas” – há uma fonte. No Novo Testamento sabemos que existe uma Fonte de Águas Vivas. Jesus!

& João 4.13-14:13 Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; 14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”..

Assim como a árvore renasce, o ser humano que está nessa situação pode através de Jesus, ser completamente sarado, restaurado, transformado, liberto salvo por Cristo Jesus, porque ele é a Fonte de Água Viva. Ele é o Rio. Ele dá a vida eterna. Ele restaura qualquer vida, seja lá qual for, seja quem for, pois não faz acepção de pessoas e nada é impossível para Deus. Jesus revigora as forças. Ele faz novas todas as coisas. Ela dá esperança ao ferido, ao cansado e sobrecarregado. Ele mesmo disse: “Vinde a mim aquele que está cansado e sobrecarregado, e Eu o aliviarei(Mt 11.28).

O que você está vivendo? Eu não sei! No entanto creio piamente que assim como com a árvore... “Ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova”. 

Há esperança para você! 

CONCLUSÃO
Sabemos exatamente como foi o final da história de Jó. ELE foi restituído por Deus, ele deu declarações que ficaram gravadas em nossos corações como:

📖  Jó 1.20b-22: Então prostrou-se no chão em adoração, e disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ". Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.

📖 Jó 42.2 e 5:  2 “Bem sei que tudo podes e que nenhum dos teus planos pode ser impedido” [não podem ser frustrados] 5 “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram”.

Eu quero dizer para você nesta noite, que você também pode ter sua ESPERANÇA restaurada por Jesus, você pode ser restaurado. Eu não sei qual tem sido a sua esperança, talvez você esteja nesse exato momento sem esperança alguma, mas eu posso lhe dizer, eu posso lhe afirmar, que somente em Jesus você encontrará a esperança verdadeira e real para a sua vida.

Mas é importante que você saiba que - Ter Jesus na vida, seguir a Jesus, pertencerá grei de Jesus, ir à igreja, não é sinônimo de que você não vai passar por problemas, mas é a certeza de que Jesus estará contigo todos os dias até a consumação dos séculos.

F O SENHOR Jesus Cristo é a ESPERANÇA para você, creia!

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

[música: Ao cheiro das águas]

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...