Os Três tipos de Ouvintes

Os Três tipos de Ouvintes
“Sabedoria, paciência e amor”
Estudo do dia 22/02/2019 – Culto nos Lares

& Atos 17.32-34: "32. Quando ouviram Paulo falar da ressurreição dos mortos, alguns riram com desprezo. Outros, porém, disseram: “Queremos ouvir mais sobre isso em outra ocasião”.  33. Então Paulo se retirou do conselho, 34. mas alguns se juntaram a ele e creram. Entre eles estavam Dionísio, membro do conselho, uma mulher chamada Dâmaris, e alguns outros" NVT

INTRODUÇÃO
O mundo está cada vez mais complexo e o desafio da igreja cada vez maior. Há mudanças consideráveis em todas as áreas da sociedade. Há uma mídia perigosa que se vende em prol do sensacionalismo, não comprometida com a verdade. Há problemas extremamente difíceis de resolução no campo da moral e ética. Há valores e conceitos totalmente distorcidos, numa cultura pós-moderna com uma cosmovisão forte, dura, ideológica, intransigente, rebelde, cética, relativista, abusiva, agressiva, desrespeitosa, preguiçosa que exige direitos e na maioria das vezes, contestam os deveres, vivemos uma geração sem limites.


Há discussões complicadas em um nível filosófico acentuado, só que com muitos assuntos pertinentes e relevantes para uma melhor compreensão da atual sociedade (como a homo afetividade, o feminismo, feminicídio, o aborto e outros...). Contudo, percebemos (sem generalizar) uma “Igreja” muitas vezes apática, isolada, fechada dentro das quatro paredes e que tem perdido espaço, que está perdendo oportunidades valiosas e não sabem responder fóruns deste tipo, porque não gostam e não querem pensar, não querem dialogar e muito menos se envolver, mas baseiam-se em argumentos prontos, pré-definidos e que vivem debaixo de uma cartilha legalista, moralista com uma espiritualidade onde não passa mais crédito para o mundo. Triste! Mas é a opinião de algumas pessoas sobre a igreja também que não são crentes.

Todavia, a igreja a EKKLESIA de Deus é “CHAMADA PARA FORA” - “A missão principal da Igreja é Fazer Discípulos de Jesus”. Para isso acontecer, ela deve ser relevante, ousada, criativa e bem preparada para todos esses desafios, que não são fáceis, mas que são primordiais para uma igreja permanecer-se realmente forte e eficiente em sua missão.

Só que também tem coisas que não são novas, e em ATOS 17, vemos Paulo tendo dificuldades semelhantes às que temos hoje, claro que num contexto e cultura diferente, mas em suma, com o mesmo resultado. Pessoas que ouviam o evangelho a sua maneira. Três tipos de ouvintes: 1. Os Escarnecedores (v.32a); 2. Os Indiferentes (v.32b); e 3. Os Crentes (v.34). O grande desafio da igreja é combater a filosofia deste mundo com “sabedoria, paciência e amor” no falar, no agir e nas atitudes.

·         Vamos ver os três tipos de pessoas ouvintes da Palavra.

1. Os Escarnecedores (v.32a); “... alguns riram com desprezo”. Estes são os Escarnecedores, Zombadores, que ridicularizam o evangelho, a mensagem e a fé dos cristãos. Eles não possuem temor a Deus. Geralmente a soberba é um elemento em destaque de suas vidas. Este tipo de pessoa, a abordam é muito difícil, porque já tem uma pré-disposição para estarem de portas fechadas.

O que fazer? O Salmista diz: Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! NVI (Salmos 1.1). Não é para sermos como eles, nem seguir o conselho, nem imitar suas condutas e nem se assentar (tornar-se, fazer parte) na roda deles, mas não está dizendo que não temos que proclamar o evangelho para eles. Não está dizendo que não temos que sentir compaixão e amor por eles. Por isso a “sabedoria, paciência e amor” com eles é essencial, para conhecer o universo deles, saber como pensam e porque pensam daquela forma, quais suas influências e suas vulnerabilidades.

O conselho de Paulo à Timóteo é pertinente: 2 Timóteo 2.23-26: 23 Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas. 24 Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. 25 Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, 26 para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade. NVI 

·         Nosso papel é apenas levar a verdade, de maneira sábia, paciente e amável.

2. Os Indiferentes (v.32b); “... Outros, porém, disseram: “Queremos ouvir mais sobre isso em outra ocasião”.  Estes são os desinteressados, indiferentes, enganadores, dissimulados, falsos, fingem estar interessados, mas não estão. É aquele que quando sempre tem uma desculpa pronta, sempre tenta justificar as suas mancadas, mas na verdade suas prioridades são outras.

É o tipo de ouvinte que Tiago menciona: “ouve, mas não pratica” (Tg 1.19-25). É o mesmo que Jesus disse que “quando vai construir sua casa, a constrói sobre a areia, e não sobre a rocha” (Mt 7.24-29). Este é aquele que João no livro do Apocalipse diz que “não é nem quente, nem frio, é morno” (Ap 3.14-22). Mas assim como os escarnecedores, também precisam da graça e da misericórdia do Senhor.

·         É também um grande desafio, que vai exigir de nós, além do discernimento para perceber que a pessoa é assim, sabedoria, paciência e amor.

3. Os Crentes (v.34); “... mas alguns se juntaram a ele e creram...”. Aí você pode dizer, há este é fácil! Pois eu lhe digo: Não! Não é! Embora seja crente, cristão, convertido, também possui defeitos, limitações e pecados. E posso afirmar que dentro da igreja existe os outros dois tipos de pessoas, os zombadores e os indiferentes. O que deixa a situação ainda mais complexa. Porque hoje temos “crentes” que apoiam, defendem pensamentos, atitudes, comportamentos, filosofias e ideologias que são pecaminosos e consequentemente contrários a orientação Bíblica.

·         Como agir? Da mesma forma: Sabedoria, Paciência e Amor.

CONCLUSÃO
Como você tem agido? Com sabedoria, paciência e Amor? A minha oração é que o nosso bom Deus nos ajude, pois não é nada fácil este nosso desafio. E por outro lado, quando errarmos, que as pessoas sejam para conosco, sábias, pacientes e amorosas.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...