Um Ano para Construir


Um Ano para Construir
Mensagem do dia 30/12/2018 (Domingo/Noite) – Culto de Ano Novo – Igreja Batista Mandacaru

& Atos 14.19-23: 19 Chegaram, porém, judeus de Antioquia e de Icônio e, tendo convencido as multidões, apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, dando-o por morto. 20 Mas quando os discípulos o rodearam, ele se levantou e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu com Barnabé para Derbe. 21 E, depois de anunciar o evangelho naquela cidade e de fazer muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, 22 renovando o ânimo dos discípulos, exortando-os a perseverar na fé, dizendo que em meio a muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus. 23 E, nomeando-lhes presbíteros em cada igreja e orando com jejuns, consagraram-nos ao Senhor em quem haviam crido. Sec 21

Introdução
Chegamos ao último domingo de 2018, tendo encerrado a caminhada deste ano, que foi bênção, apesar das lutas e dificuldades que passamos. Podemos dizer como Samuel: “Ebenezer, até aqui nos ajudou o Senhor”.

É também um momento emocionante e especial para todos nós, pois podemos olhar para o ano e AGRADECER. Dar graças por tudo o que Deus fez. Pela forma que ELE agiu em cada detalhe, em cada momento, em cada situação percebemos o cuidado, proteção, provisão e fidelidade de Deus. Jamais devemos murmurar, reclamar muito menos ser ingratos, mas sempre agradecer. A gratidão alegra o coração de Deus e a ingratidão O deixa extremamente entristecido.

Podemos também olhar para trás e APRENDER. Seja com os acertos ou com os erros, seja com as alegrias ou com as dores. Podemos aprender lições preciosas e necessárias para o nosso próprio amadurecimento, para corrigir os erros e aprimorar os acertos, para que 2019 seja um ano ainda melhor. E para aprender, é necessário fazer um exercício de memória, para recordar as experiencias vivenciadas e de sinceridade para um autoexame.

Maringá é uma cidade maravilhosa, aqui vive cerca de 342 mil habitantes, uma grande parte dessas pessoas são carentes de Jesus, às quais, por meio de nossa Igreja e de outras, podem ter a possibilidade de conhecer o evangelho da Cruz. O que você sente por eles? O que você tem feito?

O Evangelismo e Missões estão diretamente ligados à vida do cristão, trata-se da “Grande Comissão” de Fazer Discípulos (Mt 28.19-20) – Missão designada pelo próprio MESTRE. Sob a direção e inspiração do Espírito Santo, precisamos levar o Evangelho com dedicação, ousadia e empenho para alcançar os perdidos para Jesus.

Vamos olhar para frente, inspirados no apóstolo Paulo: ...esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, pelo prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus (Fl 3.13, 14).

E lendo Atos 14.19-23, inspiro-me a fixar os olhos no ano de 2019 para trabalharmos juntos, esperando o melhor para a nossa igreja, para cooperar com o crescimento do Reino de Deus e assim, alegrar o coração de Jesus!

Temos um Ano para Construir. Temos muito o que fazer. Como fazê-lo?

Primeiro, construiremos mediante a Exortação Mútua (v. 21, 22).
21 E, depois de anunciar o evangelho naquela cidade e de fazer muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, 22 renovando o ânimo dos discípulos, exortando-os a perseverar na fé, dizendo que em meio a muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus.

Ao contrário de que muitos pensam, EXORTAR é encorajar, motivar é dar ânimo, não é brigar, punir e esbravejar. Já existem muitos críticos, pessimistas e murmuradores. As pessoas precisam de motivação, precisam ser encorajadas, precisam se sentirem desafiadas.

Elas precisam desenvolver uma fé mais sólida. Por conta disso, o apóstolo Paulo encoraja os dasalentados, os desanimados, os da família da fé, os que ocupam cargos de liderança, a fim de que, não desanimassem e estivessem ainda mais firmes, bem preparados e capacitados para serem usados por Deus para abençoarem a outros que possam pensar em desistir.

F Portanto, quando alguém estiver desanimado, seja um motivador, estimule sua fé, mesmo sabendo que as tribulações são inevitáveis.

Segundo, trabalharemos com Ousadia pela Evangelização (v. 19-21).
19 Chegaram, porém, judeus de Antioquia e de Icônio e, tendo convencido as multidões, apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, dando-o por morto. 20 Mas quando os discípulos o rodearam, ele se levantou e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu com Barnabé para Derbe. 21 E, depois de anunciar o evangelho naquela cidade e de fazer muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia,

As experiências do apóstolo Paulo foram fantásticas, o texto diz que ele foi apedrejado e arrastado para fora da cidade, ficou numa situação terrível, quase que morto. Os discípulos o rodearam e o que ele fez? Voltou para casa, pois trabalhar para o Senhor não valia a pena! Não, não, não!  Ele se levantou e entrou na cidade.

Paulo era um homem ousado, destemido, corajoso e perseverante. No dia seguinte, partiu com Barnabé para Derbe, para evangelizarem aquela cidade. Eles anunciaram o evangelho e fizeram muitos discípulos. Paulo seguiu para ganhar almas em Derbe. Este era o propósito de sua vida (1Co 9.16b – “... E ai de mim, se não anunciar o evangelho!”).

F Esta é a missão da Igreja, fazer discípulos! Em 2018 você teve várias oportunidades para evangelizar e anunciar as Boas Novas do Senhor! 2019 haverá outras, aproveite-as!!!

Terceiro, trabalharemos assumindo as nossas responsabilidades (v.23).
23 E, nomeando-lhes presbíteros em cada igreja e orando com jejuns, consagraram-nos ao Senhor em quem haviam crido.

Somos igreja quando nos tornamos Igreja, e nos tornamos igreja, parte dela, como membros do corpo de Cristo, quando entregamos nossas vidas para Jesus. E por onde Paulo, Barnabé e os outros discípulos passaram, fizeram discípulos de Cristo e consequentemente novas igrejas, por isso precisavam de líderes, “presbíteros”. E para a missão continuar seria necessário que cada um assumisse suas responsabilidades como líderes daquelas novas igrejas.

Quando assumimos nossas responsabilidades, tornamo-nos CONSTRUTORES. Contribuímos para a edificação das pessoas. Edificar é levantar, é construir. Alguns se especializam em derrubar. Façamos parte daqueles que edificam vidas. Sejamos construtores!

F Paulo nos convida a assumir responsabilidades de acordo com nossos dons e talentos; De acordo com o que nos é proposto para realizar; e também a orar “com” e “por” todos os que nascem de novo, para que não desanimem na fé.

Conclusão
2019, será um grande ano para construir! Deus irá nos ajudar, mas muitas coisas dependerão de nossos esforços e dedicação. Precisamos dar o nosso melhor para Deus.

Para CONSTRUIR 2019, segundo Paulo, temos material em mãos...

1.      Construiremos mediante a Exortação Mútua;
2.      Trabalharemos com Ousadia pela Evangelização;
3.      Trabalharemos Assumindo as nossas Responsabilidades;

Como Paulo fez, animemos uns aos outros, e com ousadia proclamemos o evangelho, levantemo-nos, assumamos nossas responsabilidades.

Levantemo-nos e construamos um grande e maravilhoso 2019!

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...