Em quem Confiar?


Em quem Confiar?
Mensagem do dia 20/07/2018 (sexta-feira– Culto Doméstico) – Igreja Batista Mandacaru

“Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo” (Isaías 41.13)

Introdução
Vivemos tempos difíceis. Uma grande questão nos assola: Quem é digno de confiança? Os antigos (os mais velhos) sempre dizem que na época deles era bem mais fácil responder essa questão, até porque, o que dizem é que as pessoas eram mais transparentes e honestas, eram mais dignas de confiança. Pelo menos, as pessoas se preocupavam mais com a reputação, com o nome.

Lembro-me de quando era criança, (já falei disso na igreja, mas acho que é um bom exemplo), havia em minha rua a “mercearia da Creuza”, mãe de um amigo. Ela marcava em cadernetas as contas da clientela, não sei se ela tomou calotes, talvez sim, mas era bem mais fácil saber em quem confiar, bastava dizer o nome da pessoa.

Infelizmente, hoje em dia isso não é mais possível, pois é necessário ter um documento firmado contendo numerosas cláusulas restritivas. Na maioria das vezes: “confiamos, desconfiando”. Raramente confiamos em alguém 100%. Todavia existem pessoas que são de confiança, que fazem por merecer, e por outro lado, podemos confiar cegamente na pessoa errada ou ainda, às vezes, confiamos excessivamente em nós mesmos.

É fato que por mais que as pessoas sejam leais e de confiança, são falhas, mas então, QUEM É DIGNO DE CONFIANÇA? DEUS. Ele não pode mentir (Tt 1.2), por isso podemos confiar plenamente Nele, aceitar o que Ele nos diz, nos submeter a Ele e lhe entregar o governo de nossas vidas. Deus está no controle de sua vida?

Confiar Nele é crer em Suas promessas, crer no seu cuidado. E confiar integralmente Nele é ter a convicção de que estaremos fortalecidos e bem preparados quando vier às tensões e as dificuldades da vida. O autor de Hebreus afirma: Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão” (Hebreus 10.35).

A fé não é um sentimento, é uma convicção, é decisão, A fé não deve ser contemplativa, mas exercida, praticável. A Palavra de Deus afirma e a experiência confirma que a confiança em Deus é um manancial. O que a confiança em Deus pode nos trazer?

1.     Força e Firmeza: Quando enfraquecidos, desanimados, somos fortalecidos por Deus e com isso, estaremos mais firmes em especial diante dos problemas e das dificuldades.

& “Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre” (Salmo 125.1).

& 28 Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. 29 Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. 30 Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; 31 mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Isaías 40.28-31).



2.     Alegria e Satisfação: A tristeza para o cristão é passageira, mas a Alegria que vem de Deus é eterna, Jesus nos satisfaz, Nele temos tudo que precisamos.

& Mas regozijem-se todos os que confiam em ti; exultem de júbilo eternamente...” (Salmo 5.11a)

& “... O choro pode durar a noite toda, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30.5b).  

3.     Paz e Refrigério: A paz verdadeira, refrigério em especial, nos momentos mais difíceis. Deus nos traz esta paz e refrigério que excede todo entendimento.  

& “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita PAZ aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em Ti” (Isaías 26.3).

& “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14.27).

Conclusão
Deus é maravilhoso. Ele é Fiel. E temos inúmeras razões para crer e confiar plenamente Nele. Podemos até confiar nas pessoas, desde que elas sejam íntegras, justas, retas e sábias. Contudo há muitas pessoas que não são confiáveis, por isso veja bem em quem você confia. Avalie tudo o que tal pessoa diz e faz. Busque alguém realmente maduro na fé.

Quero terminar lendo este texto, lembre-se dessas palavras, creia e experimente o resultado da confiança no Senhor.

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel... Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo”  (Isaías 41.10 e 13).

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...