Elias – Um homem como nós – Parte 02



Elias – Um homem como nós – Parte 02
Série: Personagens Bíblicos – Mensagem nr 006 – 1 Reis 17 e 18 / 2Reis 2.1-11
Mensagem do dia 06/05/2018 (Domingo/Manhã) - Igreja Batista Mandacaru

Recapitulação
Estamos estudando sobre a vida de Elias. Vimos que Elias significa: “Iahweh é Deus”. Que ele foi profeta durante os reinados de Acabe e Acazias, no reino do Norte. E vimos também que...

  1. Elias foi um homem corajoso e ousado;
  2. Elias foi um homem de oração;

3.     ELIAS TAMBÉM TEVE MOMENTOS DE MEDO E FRAQUEZA

Depois de tão gloriosa VITÓRIA, veio o medo e a depressão: 1Reis 19.1-4. Até os mais corajosos, sentem medo e desfalecem. Venceu 850 e teve medo de uma mulher. Alguém pode perguntar, como pode isso acontecer? Ter medo de uma mulher? Bom, não era qualquer mulher, era Jezabel, uma mulher muito má e que tinha total influência sobre o rei Acabe, portanto, capaz de muitas coisas. E também podemos dizer que sentimentos não se medem, ainda mais quando se trata do medo.

Então Elias fugiu e inclusive, sua angústia foi tanta, que em oração pede para Deus “tirar a sua vida”. Queixou-se de Deus: 1Rs 19.8-10, 13-14. Deus veio a ele, o recuperou, o fortaleceu. E Elias terminou sua missão. Isto chama-se: Graça de Deus.

👣Aplicação: Bela lição aprendemos – Ninguém é tão forte que pode DIZER – não preciso Dela (da Graça). E ninguém falha tão feio que deixa de recebê-la”. Ou seja, Iahweh é o DEUS da Graça. E atende a todo coração quebrantado e contrito.

Só fazendo um “parêntese” - Lembremos da experiência do apóstolo Paulo, por conta do espinho na carne que o incomodava muito, 2Coríntios 12.8-10: 8 Em três ocasiões, supliquei ao Senhor que o removesse, 9 mas ele disse: "Minha graça é tudo de que você precisa. Meu poder opera melhor na fraqueza". Portanto, agora fico feliz de me orgulhar de minhas fraquezas, para que o poder de Deus opere por meu intermédio. 10 Por isso aceito com prazer fraquezas e insultos, privações, perseguições e aflições que sofro por Cristo. Pois, quando sou fraco, então é que sou forte.

  • Elias era um homem corajoso, ousado e de oração, mas teve medo, e em sua fraqueza foi fortalecido por Deus, ele levantou-se e continuou sua bela missão.

4.     ELIAS UM HOMEM QUE FOI HONRADO POR DEUS

Como vimos, Elias foi um homem como nós, sujeitos às mesmas paixões, no entanto, em 2 Reis 2.1-11 – Acontece algo fantástico! ELIAS é levado para o céu e desta maneira FOI HONRADO POR DEUS. Somente ele e Enoque tiveram esta glória e privilégio de não passar pela morte física. Deus o poupou dela e o levou para junto de si. Leiamos esta experiência, v. 11: “De repente, enquanto caminhavam e conversavam, surgiu uma carruagem de fogo, puxada por cavalos de fogo. Passou entre os dois e os separou, e Elias foi levado para o céu num redemoinho”.

👣Aplicação: Duas coisas são certas nesta vida para o cristão, a Primeira é que um dia nós morreremos, a não ser que Cristo volte durante nossa vida ou se Deus fizer conosco como fez com Elias e Enoque. E a Segunda é que um dia estaremos com o Senhor por toda a eternidade e o resultado é que seremos glorificados, e também honrados por Deus. “Honrados” se tivermos uma vida frutífera no serviço ao Senhor. Teremos nosso galardão. Ouviremos do próprio Senhor – seja bem-vindo servo bom e fiel.

& Apocalipse 14.13: E ouvi uma voz que vinha do céu, dizendo: "Escreva isto: Felizes os que, de agora em diante, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, eles são verdadeiramente felizes, pois descansarão de seu trabalho árduo; porque suas boas obras os acompanharão".

& 2Coríntios 5.9-10: 9 Assim, quer estejamos neste corpo, quer o deixemos, nosso objetivo é agradar ao Senhor. [ARA “nos esforçamos” – viver pela excelência na vida cristã, seja com a vida ou com a morte – o objetivo é agradar ao Senhor].

10 Pois todos nós teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que merecer pelo bem ou pelo mal que tiver feito neste corpo terreno.
[Paulo está se referindo as atitudes dignas e de valor eterno com as inúteis – bem ou mal – Por isso a meritocracia, não está se referindo a salvação, mas ao galardão por conta das boas obras que praticarmos enquanto viver – o galardão é individual, cada um terá o seu].

Reflita: O que vai oferecer ao Senhor?

Conclusão
Por fim, podemos concluir que temos através da vida de Elias grandes lições, é evidente que poderíamos ter abordado outras, contudo, segue estas as lições que estudamos e aprendemos:

  1. A humanidade dos grandes homens e mulheres de Deus – acertos e falhas; coragem e medo; São pessoas como nós, Elias foi muito corajoso e ousado.
  2. Vimos que a vida de oração e de obediência agrada a Deus; Elias era um homem de oração.
  3. Em meio a tudo isso, temos a fidelidade de Deus em nos encorajar e fortalecer; Elias teve momentos de medo e de fraqueza, mas foi fortalecido por Deus.
  4. Deus honra àqueles que o honra; Elias foi honrado por Deus e não conheceu a morte física.

Vale a pena ser fiel a Deus. Sejamos como Elias.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...