João Marcos – Um homem que deu a volta por cima



João Marcos – Um homem que deu a volta por cima
Série: Personagens Bíblicos – Mensagem nr 004 – 2 Timóteo 4.11 / Atos 12.1-19 / Atos 15.36-41
Mensagem do dia 08/04/2018 (Domingo/Manhã) - Igreja Batista Mandacaru

Introdução
Você já foi rejeitado(a) alguma vez? Quantas seleções de entrevistas para emprego você fez e foi reprovado(a)? Acredito que pode ter acontecido algumas vezes. Ficamos tristes, mas desistir não podemos, porque afinal de contas, temos que arrumar um emprego para o nosso sustento. Mas e em relação a igreja: Alguém, em alguma ocasião não quis que você fizesse determinada coisa na obra de Deus, julgando que você não está apto(a) para a função?

Qual personagem que foi rejeitado por ter falhado, mas depois deu a volta por cima?

João, também conhecido por “Marcos”, soube muito bem o que é passar por isso, mas ele deu a volta por cima, ele se redimiu e conquistou a confiança de todos. O apóstolo Paulo disse a Timóteo: “Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério” (2 Tm 4.11).

Vamos analisar sua vida e extrair valiosas lições para as nossas vidas.

1. QUEM FOI JOÃO MARCOS?
Atos 12.1-5 – No tempo em que Herodes começou uma voraz perseguição à igreja. Mandou matar Tiago irmão de João à espada. Viu que isso agradava aos judeus, por isso prendeu também a Pedro. Mas a igreja estava reunida em incessantes orações a favor dele. Então um anjo mandado pelo Senhor o libertou da prisão e ele foi à casa de Maria, mãe de João, também chamado por de Marcos (At 12.12). É assim, que ele é citado na Bíblia pela primeira vez.

João Marcos era judeu, é o autor do segundo evangelho (Marcos). João é um nome hebreu, Iohanannes e significa Iahweh mostrou graça”. Marcos é um nome latino, significa: guerreiro. E de fato João foi um excelente guerreiro que “deu a volta por cima”. O título do estudo também poderia ser “O homem que recuperou a si mesmo”.

João Marcos provavelmente se converteu à fé cristã pelo ministério de Pedro, que inclusive o chama de filho (1 Pedro 5.13), “filho na fé”. Pedro era alguém muito querido e influente na vida de Marcos. A tradição diz que Pedro o ajudou a escrever o evangelho. Nota-se no evangelho tal ênfase nas participações de Pedro. Sua mãe, Maria, provavelmente era de posses, pois sua casa era grande, abrigava a igreja, e ela tinha criados (At 12.12-13). Pedro frequentava a sua casa.

João Marcos era primo de Barnabé (Cl 4.10). Barnabé era rico e famoso, como se vê em At 4.36-37. Foi um homem sábio, temente a Deus, generoso, levita, evangelista, conhecido como “o filho da consolação”.

2. SUA MARCA NA HISTÓRIA
Ele acompanhou a Paulo e a Barnabé desde Jerusalém até Antioquia (At 12.25), e partiu com eles como auxiliar para a 1ª viagem missionária, mas ele desistiu antes que completassem a viagem voltando de Perge para Jerusalém (At 13.5,13). Ele errou! Fracassou! Desistiu! Ninguém gosta de desistentes, de pessoas inconstantes. É ruim não poder contar com a pessoa, pois a qualquer momento ela pode abandonar o trabalho, o ministério e como dizemos: Ficamos na mão!
Este erro de Marcos, resultou na oposição de Paulo e a quebra da parceria missionária entre Paulo e Barnabé, quando eles estavam se preparando para a 2ª viagem missionária, leiamos Atos 15.36-41:

 36 Algum tempo depois, Paulo disse a Barnabé: "Voltemos para visitar os irmãos em todas as cidades onde pregamos a palavra do Senhor, para ver como estão indo". 37 Barnabé queria levar João, também chamado Marcos. 38 Mas Paulo não achava prudente levá-lo, pois ele, abandonando-os na Panfília, não permanecera com eles no trabalho. 39 Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram. Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre, 40 mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. 41 Passou, então, pela Síria e pela Cilícia, fortalecendo as igrejas.

Tempos depois, Marcos tornou-se respeitado pelo apóstolo Paulo, que disse:

& 2 Timóteo 4.11: “Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério”.

& Filipenses 1.24: “Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores”.

João Marcos deu a volta por cima! Da rejeição à recuperação. Da recusa à admiração. De garoto mimado à um servo maduro e frutífero. O inútil e inconstante tornou-se útil e cooperador.

Conclusão
Marcos nos deixou um grande legado: Escreveu o segundo evangelho, este documento que foi a fonte de pesquisa de Mateus e Lucas. Portanto, cronologicamente, foi o 1º Evangelho escrito. Ele provou seu valor para Paulo e a Pedro e todos os outros. Mas foi Barnabé que investiu em sua vida, acreditou que ele poderia ser lapidado por Deus e melhorar, crescer, amadurecer e gerar frutos para o Reino.

Tem um filme muito bom, chamado: “Homens de Honra”, um homem negro humilde que sonhava ser mergulhador da marinha dos USA, sofreu inúmeros ataques, agressões verbais e físicas por ser negro. Numa cena específica perguntam para ele:
- “Porque quer isso?” Ele respondeu: “Porque disseram que eu não conseguiria”.

Eis a grande lição de João Marcos: Podemos nos superar e também superar nossas falhas e limitações com a graça de Deus. Caímos, erramos, mas devemos sempre nos levantar e ser perseverantes. O mundo dá voltas, jamais devemos subestimar alguém por mais simples e frágil que pareça. E na verdade, o que vai contar de fato é como vamos nos mostrar diante de Cristo, como derrotados ou vitoriosos. Basta darmos o melhor de nós. Se entregamos a Deus o nosso melhor, não precisamos nos preocupar com fracassos e muito menos com as críticas, pois na verdade, elas servem para nos fortalecer e dar a volta por cima.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...