Elias – Um homem como nós – Parte 01


Elias – Um homem como nós – Parte 01
Série: Personagens Bíblicos – Mensagem nr 005 – 1 Reis 17 e 18 / 2Reis 2.1-11
Mensagem do dia 29/04/2018 (Domingo/Manhã) - Igreja Batista Mandacaru

INTRODUÇÃO
Quando olhamos para as personagens da Bíblia, pensamos: “Que fantástico, gostaria de vivenciar o que tal “personagem” vivenciou, mas estou muito longe de ser como ele(a) foi! No entanto, hoje veremos um personagem realmente inspirador, no entanto, diz a Bíblia que é “alguém como nós, sujeitos às mesmas paixões, mas ele orou e não choveu durante 3 anos e meio” (Tg 5.17) – Qual o nome? ELIAS.

F Quem foi Elias?
Elias era tesbita, TISBE - natural de Gileade, país ao oriente do Jordão. O seu nome tem um belo significado: “Ely Yah”“Iahweh é Deus”. Esta foi a sua grande missão, provar quem era o Deus verdadeiro e único. Portanto, Elias era um profeta. Mas não qualquer um. Tornou-se o símbolo dos profetas. Um dos homens mais conhecidos e respeitados da Bíblia, citado tanto no AT quanto no NT. Elias, foi profeta durante os reinados de Acabe e Acazias, no reino do Norte. Lembrando que em sua época o povo de Israel havia se divido em dois reinos. Judá era o reino do Sul com capital em Jerusalém, e Israel era o reino do Norte com capital em Samaria. Vejamos um pouco de sua história.

1.     ELIAS FOI UM HOMEM CORAJOSO E OUSADO.

Foi no reinado de Acabe, rei de Israel, que recebia a forte influência de Jezabel, sua mulher, que a nação caiu na idolatria, esquecendo o pacto do SENHOR. Então, Elias aparece repentinamente em cena; apresenta-se diante de Acabe e prediz a grande seca que iria assolar o seu reino em disciplina por causa da sua apostasia, 1 Reis 17.1: “Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá, nestes anos segundo a minha palavra”.

Pulando para o capítulo 1 Reis 18, encontramos a narração da fantástica vitória do profeta Elias sobre os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá no monte Carmelo. Ele era o único dos profetas de Iahweh. Jezabel, mulher do rei Acabe estava exterminando os profetas do Senhor. Por isso Obadias reuniu cem profetas e os escondeu em duas cavernas, cinquenta em cada uma e lhes forneceu comida e água. Elias encontra Obadias e manda um recado para Acabe – Diga para ele que ESTOU AQUI e que hoje me apresentarei na presença dele (v.15).

Vv. 17-18: 17 Quando Acabe o viu, disse: "É você mesmo, perturbador de Israel?". 18 "Não causei problema algum a Israel", respondeu Elias. "O senhor e sua família é que são os perturbadores, pois se recusaram a obedecer aos mandamentos do Senhor e, em vez disso, adoraram imagens de Baal.

Elias faz um desafio para descobrir quem é o verdadeiro DEUS, Baal ou Iahweh. Acabe convocou todo o povo de Israel e os profetas para se reunirem no monte Carmelo. Contudo Elias ousadamente confrontou o povo e propõe o desafio, LER 1Reis 18.21-24.

  • Com isso, temos a 2ª característica de Elias


2.     ELIAS FOI UM HOMEM DE ORAÇÃO

Continuando o DESAFIO: Primeiro, foi a turma dos 850 profetas. Eles clamaram a Baal, gritaram e dançaram na frente do altar, fizeram uma “arruaça”, mas não houve nenhuma resposta; ninguém respondeu nada e nada aconteceu (vv.26, 29). Agora era a vez de Elias, [nível hard] mandou por 4 jarras de água grandes, o altar escorria água e encheu a valeta. A oração de Elias é de grande beleza, colocou-se à frente e orou: 36 ..."Ó Senhor, Deus de Abraão, Isaque e Jacó, prova hoje que és Deus em Israel e que sou teu servo. Prova que fiz tudo isso por ordem tua. 37 Ó Senhor, responde-me! Que este povo saiba que tu, ó Senhor, és o verdadeiro Deus e estás buscando o povo de volta para ti!" (1 Reis 18.36-37).

👣Aplicação: Essa evocação dos pais (Abraão, Isaque e Jacó) define a experiência religiosa de Israel, enraizada na história. Baal não possui história e nada fez por Israel. Somente Javé, o Deus de Israel é o Deus da salvação. É o verdadeiro e único Deus. E quem mostrou isso foi ELIAS – “Iahweh é Deus”.

Voltando no capítulo 17 – (vv.8-24) – Deus o manda para Serepta de Sidom e lá ele vivencia dois fatos fantásticos. Primeiro multiplica a farinha e o azeite, e assim não lhes faltaram alimentados. Depois de um tempo o filho desta viúva adoece e morre. Mas Elias ora e Deus o ressuscita.

Tiago relata que 17 Elias era humano como nós e, no entanto, quando orou insistentemente para que não caísse chuva, não choveu durante três anos e meio. (1Rs 17.1) 18 Então ele orou outra vez e o céu enviou chuva, e a terra começou a produzir suas colheitas. (1Rs 18.42-45)

  • Elias era um homem corajoso, ousado e de oração, mas...

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...