Uma mulher segundo o coração de Deus


A MULHER CANANEIA - Uma mulher segundo o coração de Deus
Série: Personagens Bíblicos – Mensagem nr 002 – Mateus 15.21-28
Mensagem do dia 11/03/2018 (Domingo/Manhã) - Igreja Batista Mandacaru
*Dia Internacional das Mulheres*

Introdução
Dia especial. Comemoramos e homenageamos a criação mais bela de Deus, a mulher. Da mais novinha à mais idosa, todas são especiais e totalmente necessárias em nossas vidas.

Como disse alguém:  

“Eva não foi criada a partir da cabeça de Adão, para liderá-lo, nem de seus pés, para ser pisada por ele, mas sob seu braço, para ser protegida por ele, e de perto de seu coração, para ser amada”. Eu acrescento – “Foi criada da costela para cozinhar bem...”

E neste dia em que todas as nossas atenções se voltam para elas, gostaria de olhar para Mateus 15.21-28, e ver na vida desta mulher como ela se tornou uma mulher segundo o coração de Deus.

& MATEUS 15.21-28: 21 Então Jesus deixou a Galileia, rumo ao norte, para a região de Tiro e Sidom. 22 Uma mulher cananeia que ali morava veio a ele, suplicando: "Senhor, Filho de Davi, tenha misericórdia de mim! Minha filha está possuída por um demônio que a atormenta terrivelmente". 23 Jesus não disse uma só palavra em resposta. Então os discípulos insistiram com ele: "Mande-a embora; ela não para de gritar atrás de nós". 24 Jesus disse à mulher: "Fui enviado para ajudar apenas as ovelhas perdidas do povo de Israel".25 A mulher, porém, aproximou-se, ajoelhou-se diante dele e implorou mais uma vez: "Senhor, ajude-me!". 26 Jesus respondeu: "Não é certo tirar comida das crianças e jogá-la aos cachorros". 27 "Senhor, é verdade", disse a mulher. "No entanto, até os cachorros comem as migalhas que caem da mesa de seus donos." 28 "Mulher, sua fé é grande", disse-lhe Jesus. "Seu pedido será atendido." E, no mesmo instante, a filha dela foi curada. NVT

Diz o texto que uma mulher estrangeira (cananeia) procurou Jesus, pedindo-lhe ajuda para curar sua filha endemoniada. Em um primeiro instante, Jesus não responde nada e seus discípulos pediram que ELE a mandasse embora, pois “estava gritando atrás deles”.

Jesus se vira e fala sobre sua missão, como quem não pudesse auxilia-la. Ela, porém, ao contrário de se sentir magoada, desprezada ou ignorada, ela aproximou-se, ajoelhou-se e insistiu de maneira tão pura, sincera e sábia, que imediatamente sua filha foi curada por Jesus.

Assim aprendemos algumas características de uma mulher segundo o coração de Deus.

1ª Característica: Sabedoria.

Aquela mulher sabia quem era Jesus e que Ele poderia resolver seu problema. Provérbios 14.1 diz: “A mulher sábia edifica o lar, mas a insensata o destrói com as próprias mãos”.

Uma mulher sábia sabe que somente em Jesus há a solução para os seus problemas. Por isso, é que ela O busca, aproxima-se Dele e O conhece. Além disso, soube responder a Jesus com sabedoria. Sua filha precisava de ajuda. O que uma mãe não é capaz de fazer para ajudar seus filhos? Ela tinha um grande objetivo e foi atrás dele.

Na sequência, apesar do silêncio de Jesus e das críticas dos seus discípulos, observa-se que ela teve que insistir em seus propósitos. Eis a segunda característica...

2ª Característica: Perseverança.

Sim, aprendemos perseverança em sua atitude. Uma mulher determinada! Ousada. Lembremos que ela era estrangeira e (obviamente) mulher – preconceitos fortíssimos da época. Ela foi corajosa e determinada.  Assim é a mulher segundo o coração de Deus, ela não desiste FÁCIL de seus objetivos. Em especial quando se trata de sua família. Ela vai à luta e isso é muito admirável.  

E para completar a lição deste dia, olhando para as atitudes desta mulher, além da sabedoria, da perseverança ela se humilha para alcançar seu objetivo. A sua terceira característica é a fé...

3ª Característica: Fé.

Penso em Jesus o Mestre nesta hora, em que tanto seu silencio quanto suas palavras duras, conseguiu extrair o melhor daquela mulher, dizendo v.28: "Mulher, sua fé é grande"... "Seu pedido será atendido." E, no mesmo instante, a filha dela foi curada.

Ela conseguiu o que queria, e podemos dizer que sua atitude de sabedoria e perseverança, foi motivada por sua fé, reconhecida por Jesus por ser grande. Uma mulher segundo o coração de Deus é marcada por uma vida de fé.

Isso significa que a fé em Jesus Cristo nos dá todos os requisitos necessários para sermos achados favoráveis aos olhos de Deus.

Conclusão
Não podemos deixar de destacar que vemos nesta história um Jesus que valoriza as mulheres como vemos em tantas outras histórias bíblicas, Ele que veio para os doentes e não para os sãos, Ele que foi criticado por se assentar com os pecadores, é o que nos inclui no seu círculo de amizade, nos chamando de “amigos de Deus”.

Diz a Bíblia que fomos criados conforme a “imagem e semelhança de Deus”, portanto, todos temos em nosso DNA, características do nosso criador; mas é em nossa caminhada com Ele que pela fé podemos desenvolver e refletir a imagem de Cristo nesta terra.

Não somente as mulheres, mas todos nós podemos aprender com ela sobre sabedoria, perseverança e fé. Que o Senhor nos ajude e vivermos a vontade Dele.

Às mulheres lhes digo: Parabéns!!!

Que o nosso bom Deus continue abençoando as suas vidas e que possam ser como a mulher cananeia que com sua sabedoria, perseverança e fé não apenas alcançou o seu objetivo de ajudar sua amada filha, mas podemos dizer que com suas atitudes tornou-se uma mulher segundo o coração de Deus!

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...