O Excesso de Bagagens que devemos deixar - 01

O Excesso de Bagagens que devemos deixar - 01
Mensagem do dia 26/11/2017 (Domingo/Manhã) – Igreja Batista Mandacaru

& Hebreus 12.1-2a: 1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, 2 tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé...

Introdução
O inicio de Hebreus 12 parece ser uma conclusão do capitulo 11. Projetando em Jesus o maior exemplo de obediência, perseverança e amor por Deus e pelo mundo. O Texto diz que estamos “... rodeados por tão grande nuvem de testemunhas”.

Muitas pessoas foram citadas como Noé, Abraão, Jacó, José, Moisés, mas muitas outras pessoas não foram citadas como Josué, Elias, Eliseu e outros que foram homens grandemente usados por Deus para nos servir de exemplos. Todavia, o próprio autor de Hebreus diz que “faltaria tempo para falar de todos” (11.32).

O Excesso de peso é aquilo que está sobrando e atrapalhando o viver diário, como por exemplo quando fazemos uma viagem, seja de ônibus, avião, existe um limite de peso para nossas bagagens, quando o peso passa do limite, ou você paga pelo excedente ou você não viaja com todas as suas malas. Por isso o ideal é estar dentro dos padrões exigidos.

No texto há 2 coisas que pode nos impedir ou nos atrapalhar na jornada cristã e por isso devemos deixar e eliminar de nossa vida.

“... depois de eliminar tudo que nos impede de prosseguir e o pecado que nos assedia, corramos com perseverança a corrida que nos está proposta”.

1. DEIXANDO TODO PESO, tudo que nos impede de prosseguir.
2. DEIXANDO O PECADO QUE NOS ASSEDIA, tem uma versão que usa a palavra “tenazmente nos assedia”. Cola, acumula, gruda e por isso atrapalha.

Vamos começar pensando no EXCESSO DE PESO.

1. No Excesso de Bagagens do Passado - Precisa Haver Transformação de Vida
Um bom exemplo de abandono é o Apóstolo Paulo. Que abandonou tudo para seguir a Cristo, Deixou GAMALIEL um dos melhores e mais respeitados mestres daquela época, deixou o judaísmo, deixou sua antiga teologia e sua fé, deixou todas as vantagens que o status poderia proporcionar a ele. Deixou tudo por causa de Cristo e seguiu em frente.

Em Filipenses 3.13-14 Ele disse: 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,  14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Por causa do passado há pessoas que não vivem, estão presas ao passado. Ficam remoendo pecados, sentimentos, traumas, todo tipo de más experiências com pessoas, as vezes até mesmo dentro da igreja, na família, com líderes e pastores.
E cada pessoa lida de uma maneira, para algumas pessoas – parecem não ter consciência do quanto o passado o atrapalha, e tem aqueles que acham que não podem se levantar e ter uma vida feliz ao lado de Jesus por causa do passado.

Paulo era culpado de muitas coisas que fizera outrora, perseguia a igreja, estava lá quando mataram Estevão e fizera muitas coisas que a Bíblia não relata, mas ele mesmo diz que era “o pior de todos”, porém, JESUS o perdoou e o restaurou e o transformou. Libertou do seu passado terrível.

Paulo se libertou totalmente do passado – Atos 20.24: “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”.

E mudou sua mente e comportamento. 2 Coríntios 12.15: “Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol da vossa alma. Se mais vos amo, serei menos amado?”

F Aquele que odiava passou a amar e a se dedicar pelas pessoas.

E com isso aprendemos uma valiosa lição: Jesus pode transformar nossa vida por completo, assim como transformou a vida de Paulo, mudou suas atitudes, sua forma de pensar, seus sentimentos, sua fé, mudou também as nossas vidas nos regenerando. E se você precisa mudar alguma coisa em sua vida, coloque-se diante Deus.

Semana que vem iremos falar um pouco mais sobre os pesos que nos impedem de progredir e que é necessário ter consciência da necessidade de mudança.


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...