Eu Cantarei ao Senhor!



Mensagem do dia 30/07/2017 (Domingo/Noite) – Igreja Batista Mandacaru

1 Então Moisés e os israelitas entoaram este cântico ao Senhor: "Cantarei ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro! 2 O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei!” (Êxodo 15.1-2).

Introdução
O louvor é uma das formas que temos para adorar ao Senhor. Alguns pensam ser a única forma de adoração. Evidente que não é, contudo, pelo menos para mim, é a forma da qual eu mais gosto de adorar ao Senhor. Amo tocar meu violão e cantar louvores ao Senhor. Todavia, cantar por cantar não é adorar. Os louvores devem ter uma razão, um objetivo, um propósito e também a motivação correta.

Após uma grande vitória vem uma inesquecível comemoração. Este texto é conhecido como parte do “Cântico de Moisés”. O povo de Israel tinha muito que comemorar. Depois de uma difícil saída do Egito, onde eram escravos. O povo viu o mar se abrir e atravessaram aquele mar em terra seca conforme Êxodo 14.30-31:

30 Naquele dia o Senhor salvou Israel das mãos dos egípcios, e os israelitas viram os egípcios mortos na praia. 31 Israel viu o grande poder do Senhor contra os egípcios, temeu ao Senhor e pôs nele a sua confiança, como também em Moisés, seu servo”.

Moisés foi instrumento de Deus para a libertação e salvação do seu povo, mas ele resolveu louvar a Deus e o início deste louvor é significativo. Moisés Louvou a Deus pelo que ELE fez, mas principalmente, ele O louva por quem Deus é e representa para ele. Isso nos leva a pensar:
 ´
Ü  Qual é a motivação do nosso coração quando estamos louvando?
Ü  O que lhe motiva a louvar?
Ü  Qual sentimento consiste em sua adoração?
Gratidão, Alegria, Satisfação, Contrição?

Duas Motivações corretas para louvar a Deus que aprendemos com Moisés.

1ª Motivação: Eu cantarei louvores ao Senhor pelo que ELE fez (v.1). 
"Cantarei ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro!”

Um texto muito conhecido que expressa o mesmo sentimento é o Salmo 126.3 “... grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres”.

Nós devemos ficar alegres pelo que Deus fez, faz e ainda fará em nossas vidas, porque as Suas bênçãos não têm fim.  Devemos ter um sentimento de gratidão. Ele realiza grandes coisas. Coisas que nem sequer podemos contar, pois seriam mais numerosas que as estrelas do céu e que os grãos da areia do mar. Além disso, as palavras seriam insuficientes para expressar exatamente a nossa alegria e gratidão.

Ü  Neste momento, abaixe sua cabeça e ore... ore agradecendo todas as bênçãos que Deus tem derramado sobre a sua vida. Em oração silenciosa, agradeça ao Senhor, louve ao Senhor! Adore ao Senhor através da oração!

Veja bem, nós só podemos fazer isso, louvar ao Senhor pelo que ELE fez e faz em nossas vidas, porque sabemos quem é este Deus maravilhoso, por isso...

2ª Motivação: Eu cantarei louvores ao Senhor por quem Deus é (v.2). 
“O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei!”

O grande problema da humanidade é que boa parte dela deseja as bênçãos de Deus e não o DEUS das bênçãos. Isso é muito perigoso! Talvez tais pessoas estão recebendo coisas que não vem de Deus e não sabem disso, exatamente porque não sabem quem é Deus.

Moisés tinha essa consciência, ele sabia perfeitamente o que Deus havia feito, mas sabia principalmente quem DEUS era e representa em sua vida. Porque? Porque ELE tinha uma vida de intimidade com Deus. Tinha o privilégio de falar diretamente com Deus. Amava e Obedecia a Deus, mas também amava o povo, lutava pelo povo, tudo debaixo das Palavras de Deus, o que DEUS mandava fazer, Moisés fazia.

Com este e outros exemplos, nós não podemos inverter os valores, os princípios bíblicos e pensar que as bênçãos são mais importantes do que o Deus das bênçãos. A motivação de Deus nos abençoar é o seu amor, mas o objetivo de Deus em nos abençoar é a SUA GLÓRIA e não o contrário. Por isso que toda honra e toda glória deve ser devidamente endereçada à ELE. Contudo, isso deve ficar claro em nossos corações, o louvor a Deus não é apenas pelo que fazes, mas principalmente porque Deus é BOM, é Amor, é Misericórdia, é Graça, é Paz, é Fiel, Ele não muda e assim... poderíamos dizer tantos outros atributos Dele.

Conclusão
Ü  O que Deus tem feito em sua vida?
Ü  Quem é Deus para você?

Sim! Glorifique ao Senhor pelas derrotas.
Sim! Glorifique ao Senhor pelas vitórias.

Mas jamais se esqueça de quem ELE é. Como o salmista eu cantarei ao Senhor! Cantarei não apenas por todas as coisas que tem feito por mim, mas cantarei ao Senhor principalmente por saber quem ELE é em minha vida e significa para mim. Jesus Cristo é o meu Senhor, o meu Salvador é o meu Deus. E você, cantará ao Senhor pelo que?

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...