Um Quebrantado Coração

Um Quebrantado Coração
Mensagem do dia 13/10/2016 (Quinta-feira – Culto de Oração) – Igreja Batista Mandacaru

“Sacrifício aceitável ao Senhor é o espírito quebrantado; ó Deus, Tu não desprezarás o coração quebrantado e arrependido” (Salmo 51.17).

O pano de fundo deste Salmo pode ser lido em 2 Samuel 11. Davi cobiçou a mulher de Urias, Bate-Seba, deu uma ordem criminosa para se livrar do marido dela, Urias, conforme vv. 14-15: 14 De manhã, Davi enviou uma carta a Joabe por meio de Urias. 15 Nela escreveu: Ponha Urias na linha de frente e deixe-o onde o combate estiver mais violento, para que seja ferido e morra"

Com Urias morto, tudo parecia resolvido, parecia um plano perfeito, mas não foi. Davi errou terrivelmente, adulterando e assassinando. Todavia o profeta Natã o repreendeu 2 Samuel 12.1-10. Então Davi caiu em si, percebeu seu terrível erro e compôs dois salmos parecidos o 32 e o 51.

A história não acabou. Alguns dizem que depois disto Davi nunca mais foi o mesmo. Tal declaração ignora a Bíblia e desconhece a graça de Deus. Deus o perdoou e continuou com ele: 2 Samuel 12.24-25, porém houve consequências. As pessoas se centram nos erros de Davi, mas o foco central é a Graça de Deus, é o perdão de Deus, é a misericórdia de Deus. Este é o ensino do Salmo. Deus nos perdoa, Ele nos aceita e nos ama. Ele não rejeita um coração quebrantado e contrito!

Há alguns problemas de compreensão a respeito da Graça de Deus, do seu perdão e o arrependimento do pecador. Como já mencionado, Davi após ter o seu pecado revelado, caiu em si, então ele clama pelo perdão de Deus em profunda tristeza demonstrando arrependimento genuíno.

Muitos não se sentem perdoados, pois o sentimento de culpa é maior do que crer no perdão de Deus e por isso sofrem. Outros confundem o “Arrependimento” com “Remorso”, outros sentem apenas pelas consequências do pecado e não pelo pecado em si, que fere diretamente a Deus. E tem aqueles que Julgam os outros se estão ou não arrependidos. Em tudo isso, a Graça de Deus fica para trás e não é bem entendida. Portanto vamos pensar na Graça, entenda:

1º lição: Creia no perdão de Deus“Não é mais puro aquele que nunca se suja, mas aquele que sempre se limpa”. Cuidado com o moralismo e o legalismo, ele acaba com a Graça de Deus, aprisiona os homens e nos leva à recusar a Graça de Deus, principalmente sobre a vida dos outros, os extremos não são bons.

2º lição: O Seu pecado deve levá-lo ao Arrependimento genuíno - por isso cuidado se em sua vida pedir perdão tornou-se uma espécie de rotina sem sentido. Saiba que O arrependimento genuíno leva à mudança de vida, atitude e de mentalidade. Lute para não errar mais.

3º lição: Cuidado ao Julgar o próximo - afinal Deus vê o coração e como disse Davi neste maravilhoso Salmo: “...Tu não desprezarás o coração quebrantado e arrependido”. Claro que a Bíblia diz que pelos frutos conheceremos as árvores, mas Deus mais cedo ou mais tarde trará à tona o que está no coração da pessoa, não cabe a nós assumirmos o papel de Deus. Nós somos como um hospital que se compadece dos enfermos, que cuida, que sara, que se importa com a dor e os ferimentos. Não somos um tribunal que julga as pessoas e seus atos, já existe um JUIZ para isso. Não nos esqueçamos disto.

Oração: “Senhor, peço-te que me ensine a reconhecer os meus pecados, confessá-los A Ti e abandoná-los. Senhor obrigado por tua maravilhosa Graça, Te Louvo e Te agradeço, pois creio que o Senhor jamais rejeitará um coração quebrantado e contrito. Em nome de Jesus. Amém!”.


No Amor de Cristo,  Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...