Sabedoria dos Coelhos

Sabedoria dos Coelhos

Série: Sabedoria
Mensagem do dia 01/09/2016 (Quinta-feira/Culto de Oração) – Igreja Batista Mandacaru

“Há quatro coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias... Os coelhos, que também não são fortes, mas fazem suas casas nas pedras” (Provérbios 30.24 e 26)

A formiga foi um bom exemplo de sabedoria, união em grupo e perseverança (v.25), estes coelhos são exemplo de prudência. Não são animais realmente poderosos (mata-se coelho com a mão de tão frágil), no entanto têm a prudência de se abrigar nas pedras sólidas –  lugar seguro, pois estarão protegidos.

Ser frágil não é necessariamente um defeito, até porque é uma das características que todos nós temos, uns mais outros menos. Como seres humanos, podemos ser frágeis no aspecto psicológico, emocional, físico e também espiritual. Claro que de alguma forma isso pode acabar atingindo outras áreas de nossa vida como da saúde, motivacional, financeira etc. Se formos prudentes e sábios como os coelhos, nada disso será problema para termos uma vida bem-aventurada.

Como não se lembrar de quando Jesus falou a respeito dos 2 fundamentos (Mateus 7.24-29): 24 "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. 26 Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda". 28 Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, 29 porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.

Conhecemos a Verdade, pergunto: Edificamos a nossa “casa” sobre a Rocha ou sobre a Areia? Onde está alicerçado o nosso viver? A nossa vida? Na Rocha estou firmado! E esta firmeza nos traz a sensação de segurança que precisamos. Deve ser horrível morar num local que pode desabar a qualquer momento. Imagine como deve ser a vida dessas pessoas? Agora pense como deve ser a vida espiritual de quem não vive alicerçado na rocha, sem JESUS!

Nós temos o privilégio de nos abrigarmos na Rocha, na Pedra de esquina, na fortaleza, a escolha é nossa. Se até os coelhos sabem que nas pedras é melhor lugar para se abrigarem e Deus os usa de exemplo de prudência e sabedoria, sigamos, portanto, a recomendação do Pai e sejamos também prudentes e sábios. Vamos nos abrigar na Rocha. Jesus Cristo é a Rocha, o lugar seguro na hora da angústia. É a nossa fortaleza e nosso protetor. Ele tem nos proporcionado abrigo e cuidado acima do que precisamos, sem falar que nem merecemos, mas ELE permanece Fiel nos seus cuidados.

Seja prudente e confie no Senhor Jesus para tomar conta de todas as coisas, que aliás, nem são suas, são dEle como a sua Vida, seus Bens, seus Planos e Sonhos. Por isso, confie nEle para cuidar da sua saúde, do seu emprego, de suas emoções, confie nEle os teus planos e sonhos, metas e alvos – confie nEle e as demais coisas serão acrescentadas.

É o desafio de não se preocupar por estar abrigado na Rocha. Você deve agir com responsabilidade, mas confiar que DEUS fará a parte dEle. Afinal de contas, se somos frágeis como os coelhos, essa é a única alternativa segura. Melhor para nós, não é verdade? Até porque Ele merece mais confiança que as pedras.


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...