Cuidado, mesmo na Ingratidão

Mensagem do dia 04/09/2016 (Dom/Manhã) – Igreja Batista Mandacaru

“Como a águia ensina os filhotes voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o Deus Eterno cuida do seu povo” (Deuteronômio 32.11) NTLH.

Percebemos que repetidas vezes a Bíblia usa a natureza (animais, insetos, vento, mar, terra, fogo, neblina, chuva etc), com a finalidade de ensinar lições práticas e ilustrar certas verdades. Por exemplo, em Provérbios 6.6-8 o Senhor nos ensina: 6 Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.  7 Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante,  8 no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento”.

Aprendemos com a formiga, mesmo tão pequena e frágil, podemos ver sua motivação, disciplina, trabalho árduo, planejamento e perseverança. Jesus também usava essa linguagem, no evangelho de Mateus, ele fala sobre os lírios do campo e os pássaros do ar, para descrever como Deus toma conta e provê o sustento para os Seus filhos (Mt 6.25-30; 10.29-31).

A metáfora (comparação) da águia é importantíssima, refere-se aos cuidados paternais de Deus, que se mostra sábio, amoroso e misericordioso com seu povo. Mas fazendo uma análise do capítulo 32 de Deuteronômio podemos perceber:
·         Um povo Ingrato v.6;
·         Que se esqueceu rapidamente dos cuidados do Senhor vv.7 e 10;
·         Que abandonou a Deus vv.15 e 18;
·         Serviram sacrifícios para deuses estranhos v.17;
·         Deus permite o povo passar por problemas e sofrimentos aplicando a sua justiça vv. 19-38 (ler 19-20);
·         Para que o Povo pudesse reconhecer quem Ele é. O verdadeiro e único Deus v. 39;
·         E Moisés no vers. 46 exorta o povo à observância da lei.

Vamos ao nosso versículo, o 11 diz: “Como a águia ensina os filhotes voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o Deus Eterno cuida do seu povo”.

Umas das coisas mais lindas de Deus (a meu ver) é a liberdade que Ele nos dá. Fazemos escolhas o todo tempo. Ao fazermos nossas escolhas, boa parte delas serão precoces, errôneas, umas até desastrosas, outras nem tanto assim, mas também terão aquelas em que acertaremos o alvo. Deus age como a águia. Seu filhote tem o tempo certo para o primeiro vôo e no seu primeiro vôo ela está lá ao lado dele, cuidando, ajudando, instruindo, ensinado a voar e se acontecer algum acidente de percurso, a águia estará presente para ampará-lo e salvá-lo dos perigos. Assim é o nosso DEUS. Não nos abandona!

Moisés quis mostrar para o Povo tudo o que Deus fez: “Lembra-te dos dias da antiguidade, olha a passagem dos anos, geração por geração. Pergunte a teu pai, e ele informará; Pergunte aos anciãos, e eles te dirão” (v.7).  Olhe para trás, veja, reconheça e lembre-se o que Deus já fez e faz em sua vida.

Não sei você, mas Eu tenho provado deste cuidado e amparo de Deus. Por isso, agora é hora de agradecer, louvar ao Senhor, bendizer o seu Santo Nome não apenas pelas coisas que Ele nos faz, fez e continuará fazendo, mas principalmente por Quem ELE é e representa para nós. Não sejamos ingratos como o povo de Israel foi. Temos um Cuidado inquestionável da parte de Deus por nossas vidas.

Sejamos Gratos e Fiéis ao Senhor, Ele é digno de toda honra e glória.


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth 

Comentários

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...