#SALMO 6 – parte 1

Estudos em Salmos
Salmo 6 “PEDIDO POR MISERICÓRDIA” – Parte 1

INTRODUÇÃO
O quadro do Salmo é muito semelhante a uma enfermidade grave. Davi fala com angustia, dor, com sentimento de culpa, expressa sua mágoa e tristeza. Mas também sabe que Deus o ouve e agirá em seu favor. O Salmo tem três divisões. A primeira parte, vv.1-4 – Davi faz um pedido; Segunda parte, vv. 5-7 – Davi expressa o seu sentimento; e a Terceira parte, vv. 8-10 – Davi fala que seu pedido foi atendido. Há dois limites no salmo: aflição (v. 1) e vitória (v. 10). Ele chorou muito, mas as lágrimas não foram em vão. Aprendamos com ele. Deus socorre os seus e o sofrimento pode nos aproximar Dele.

1. O Pedido de Davi (vv. 1-4);
1 SENHOR, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. 2 SENHOR, tem compaixão de mim, porque sou fraco; cura-me, SENHOR, porque meus ossos estão abalados. 3 Meu ser está muito perturbado; mas tu, SENHOR, até quando? 4 Volta-te, SENHOR, e livra-me; salva-me por tua misericórdia.

Davi diz: Senhor se estiver sendo corrigido, que não seja com ira ou furor (v. 1). Eu preciso de Sua compaixão (v.2). Quem não precisa da compaixão de Deus? Todos nós! Na realidade, quem precisa de um Deus furioso? Ossos, o que há de mais forte do corpo, estão abalados. A dor é longa. V. 3: “até quando?”. Está demorando a passar. Às vezes parece que não passa nunca! Davi clama: “Volta-te, SENHOR, e livra-me; salva-me” (v.4).

Era comum dizerem que a doença era por causa de pecado, como um castigo divino. Davi pensa que Deus o está repreendendo (v 1). Essa era uma ideia antiga: doenças e sofrimentos eram por causa de pecado. Os amigos de Jó pensavam assim. Mas isso não é verdade. Davi também sabia que Deus é compassivo, misericordioso e gracioso, notemos seus pedidos: Por compaixão (v. 2) e misericórdia (v. 4). Na dor e sofrimento, sendo perseguidos ou nos momentos de medo e perigo, devemos apelar sempre para a compaixão divina. Pois Deus é misericordioso!

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Nós vimos...
1. O Pedido de Davi (vv. 1-4);
Ainda falta...
2. O Sentimento de Davi (vv. 5-7);
3. A declaração de Davi (vv. 8-10);


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...