#SALMO 5 – parte 5

Estudos em Salmos
Salmo 5 “A ORAÇÃO DE UM AFLITO” – Parte 5

5ª ESTROFE – “ALENGREM-SE” (vv. 11-12)
11 Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome. 12 Pois tu, Senhor, abençoas o justo; o teu favor o protege como um escudo.

Seus inimigos serão condenados (v.10), pelo menos isso é o que Davi deseja e confia, “mas”...  Como será com os servos do Senhor? O texto diz que “todos os que confiam no Senhor podem se alegrar, porque Deus os defenderão”. A ideia é para se alegrar mesmo em meio ou diante das injustiças e tristezas, pois o justo verá a alegria, conforme disse Davi “o choro pode durar uma noite, mas o cântico de júbilo vem de manhã” (Sl 30.5).
 
O justo pode cantar, alegrar-se, exultar-se e gloriar-se em Deus. Ele é abençoado. V. 12: “Pois tu, Senhor, abençoas o justo”. O justo é abençoado, favorecido “o teu favor o protege como um escudo”. Deus é benevolente, gentil, cortês com o justo, contudo, não é com o ímpio nega-lhe hospitalidade, v.4: “... contigo o mal não pode habitar”. Deus não aceita quem faz o mal, na versão NTLH: “Tu não permites que os maus sejam teus hóspedes”. O oriental é conhecido pela hospitalidade, mas com este tipo de gente Deus não é gentil. No finalzinho do v. 12 o teu favor “protege como um escudo” o justo. O favor é um “escudo”. Boa proteção para quem é perseguido.

  • É importante ter a consciência de que mesmo tendo o favor de Deus como escudo, o justo passa por injustiças e dificuldades, Davi estava passando e o crente também passa, contudo, com a ajuda de Deus tudo fica mais fácil.

CONCLUSÃO
De manhã, nem sempre oramos. Nem sempre temos tempo. Mas quero que reflita, na oração, não ter tempo para Deus, é perder tempo e não ter tempo para si mesmo. Pois na oração ouvimos a voz de Deus. Davi em sua aflição, orou de noite (salmos 3 e 4), e ourou de manhã (salmo 5). Ensino precioso, na aflição ora-se o tempo todo.


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...