quarta-feira, 29 de junho de 2016

#SALMO 5 – parte 5

Estudos em Salmos
Salmo 5 “A ORAÇÃO DE UM AFLITO” – Parte 5

5ª ESTROFE – “ALENGREM-SE” (vv. 11-12)
11 Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome. 12 Pois tu, Senhor, abençoas o justo; o teu favor o protege como um escudo.

Seus inimigos serão condenados (v.10), pelo menos isso é o que Davi deseja e confia, “mas”...  Como será com os servos do Senhor? O texto diz que “todos os que confiam no Senhor podem se alegrar, porque Deus os defenderão”. A ideia é para se alegrar mesmo em meio ou diante das injustiças e tristezas, pois o justo verá a alegria, conforme disse Davi “o choro pode durar uma noite, mas o cântico de júbilo vem de manhã” (Sl 30.5).
 
O justo pode cantar, alegrar-se, exultar-se e gloriar-se em Deus. Ele é abençoado. V. 12: “Pois tu, Senhor, abençoas o justo”. O justo é abençoado, favorecido “o teu favor o protege como um escudo”. Deus é benevolente, gentil, cortês com o justo, contudo, não é com o ímpio nega-lhe hospitalidade, v.4: “... contigo o mal não pode habitar”. Deus não aceita quem faz o mal, na versão NTLH: “Tu não permites que os maus sejam teus hóspedes”. O oriental é conhecido pela hospitalidade, mas com este tipo de gente Deus não é gentil. No finalzinho do v. 12 o teu favor “protege como um escudo” o justo. O favor é um “escudo”. Boa proteção para quem é perseguido.

  • É importante ter a consciência de que mesmo tendo o favor de Deus como escudo, o justo passa por injustiças e dificuldades, Davi estava passando e o crente também passa, contudo, com a ajuda de Deus tudo fica mais fácil.

CONCLUSÃO
De manhã, nem sempre oramos. Nem sempre temos tempo. Mas quero que reflita, na oração, não ter tempo para Deus, é perder tempo e não ter tempo para si mesmo. Pois na oração ouvimos a voz de Deus. Davi em sua aflição, orou de noite (salmos 3 e 4), e ourou de manhã (salmo 5). Ensino precioso, na aflição ora-se o tempo todo.


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Um comentário:

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth