#SALMO 5 – parte 3

Estudos em Salmos
Salmo 5 “A ORAÇÃO DE UM AFLITO” – Parte 3

3ª ESTROFE – “EU, PORÉM” (vv. 7-8)
7 Eu, porém, pelo teu grande amor, entrarei em tua casa; com temor me inclinarei para o teu santo templo. 8 Conduze-me, Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplaina o teu caminho diante de mim.

Voltando um pouco no v.4: “... contigo o mal não pode habitar”. Deus não aceita quem faz o mal, na versão NTLH: “Tu não permites que os maus sejam teus hóspedes”. O oriental é conhecido pela hospitalidade, mas com este tipo de gente Deus não é gentil. Ele é justo.

“Eu, porém...”. O Salmista traça um grande contraste entre ele e seus inimigos, eles são soberbos, Davi humilde. Ele diz: “Entrarei em tua casa”. O ímpio não pode ser hóspede de Deus. Davi pode. Mas porque não pode? Não pode por não ter comunhão com Deus. Salmo 15.1: Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? O próprio Salmo responde vv. 2-5: 2 Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade 3 e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, 4 que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado, 5 que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado!

Somos íntimos de Deus? O justo tsadiq aquele que procura ser reto, tem temor e intimidade com Deus, assim era Davi. “Prostrarei, me inclinarei diante do teu santo templo” (7b). Não havia templo. Era uma tenda, onde a arca fica, bem simples. Considerava como templo. Onde Deus está, aí é um templo. Nossa vida é um templo, à luz de 1Co 3.16, o cristão é templo do Espírito Santo.

No v.8, Davi faz um bom pedido: Conduze-me... aplaina... o teu caminho. Os discípulos devem andar pelos caminhos do Senhor, andar em justiça, ser obedientes à orientação divina para suas vidas e continuar na total dependência. Melhor segurança é ser guiado por Deus. “Melhor é o obedecer do que o sacrificar” (1 Samuel 15.22).

  • O justo tem intimidade com Deus, teme ao Senhor, e é obediente às suas orientações.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Nós vimos...
1ª ESTROFE – “ESCUTA, SENHOR” (vv. 1-3)
2ª ESTROFE – “TU ÉS JUSTO” (vv. 4-6)
3ª ESTROFE – “EU, PORÉM” (vv. 7-8)
Ainda falta...
4ª ESTROFE – “CONDENA -OS” (vv. 9-10)

5ª ESTROFE – “ALENGREM-SE” (vv. 11-12)

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...