#SALMO 4 – parte 3

Estudos em Salmos
Salmo 4 “UMA ORAÇÃO EM MEIO A ANGÚSTIA” – Parte 3

3. DAVI LOUVOU A DEUS POR TER OBTIDO UMA PERSPECTIVA CORRETA (vv. 6-8).
"6 Muitos perguntam: "Quem nos fará desfrutar o bem?" Faze, ó Senhor, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto! 7 Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho. 8 Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança".

No versículo 6: “Bem”. Heb.: tôv, “bom”, uma “coisa boa”. Quem não gosta de coisas boas? Na versão da BLH: “Há pessoas que oram assim: Dá-nos mais bênçãos, ó SENHOR Deus, e olha para nós com bondade”. Elas querem "o bem" tôv, "as coisas boas", querem felicidade, querem bênçãos, mas será que querem o Deus das bênçãos? Muitos buscam apenas as bênçãos e não o Deus que abençoa.

Que felicidade Davi deseja? A do versículo 7. Maior que fartura e abundância, maior que as riquezas e os bens materiais. Versículo 8: "Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança". O Bem maior é dormir em “paz”. O hebraico é shalom, mais que bem-estar ou felicidade que as coisas do mundo podem trazer. Vem de Deus e não de coisas e de homens. É a realização, integralidade. É o refrigério da alma, o equilíbrio em todas as áreas da vida. Somente Deus pode fazer isto. E não há bem maior que este.

  • Pensando nisto, como tem sido a sua perspectiva de vida? Você tem dormido em paz? Você tem este refrigério quando coloca sua cabeça no travesseiro? Em Deus você pode ter. Somente em Deus!

CONCLUSÃO
Depois de ouvir tudo o que foi dito nos textos anteriores e até aqui, talvez uma questão paira sobre sua mente e coração: “Pastor, como se pode dormir no meio de tanto tumulto?” Certa ocasião havia uma terrível tempestade, Jesus dormia no barco, os discípulos sentiram medo, mas ELE agiu acalmando o mar e a tempestade, e se fez grande bonança (conf. Mc 4.37-38). Confiança absoluta em Deus. “É difícil!”. Eu sei. Mas é um bom teste. E guardemos o versículo 8, não como um mantra, mas como uma promessa Fiel de que Deus realmente tem cuidado de você. Amém!


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...