#SALMO 3 – parte 1

Estudos em Salmos
Salmo 3 – “VITÓRIA SOBRE MOMENTOS DIFÍCEIS” – Parte 1
INTRODUÇÃO
Esse Salmo mistura lamento e confiança, perigo e segurança, ele vai do espanto à certeza da vitória. Em sua grande abrangência, torna-se um modelo de louvor, paz e oração a ser seguido em meio à pressão, perseguição e momentos difíceis da vida.

Este era um momento difícil para Davi. Perseguido pelo filho, Absalão. Queria ser rei. A história encontra-se em 2Samuel 15-19. Na realidade, Davi chegou a ser destronado (2Sm 15.14). A perseguição do filho já doía bastante (imagine ser perseguido como um animal pelo próprio filho?). Além disto, Davi sofreu com a deslealdade de amigos (vv. 1, 6, cf. 2Sm 15.12), havia o boato de que Deus o abandonara (v. 2), e crise no meio do povo por causa de uma guerra civil que Absalão desencadeara (v. 8, onde ele pede pelo povo).

QUATRO IDEIAS no salmo, vamos analisá-las e extrair delas preciosas lições para nossas vidas:

1ª IDEIA: HÁ PESSOAS QUE FALHAM E SÃO DESLEAIS (VV. 1-2).
2ª IDEIA: MAS HÁ UM DEUS QUE PROTEGE OS SEUS SERVOS (VV. 3-4).
3ª IDEIA: SUA PROTEÇÃO NOS DÁ TRANQUILIDADE E OUSADIA (VV. 5-6).
4ª IDEIA: NO SENHOR HÁ VITÓRIA E BÊNÇÃO PARA OS QUE CONFIAM NELE (VV. 7-8).

1ª IDEIA: HÁ PESSOAS QUE FALHAM E SÃO DESLEAIS (VV. 1-2).
1 Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim! 2 São muitos os que dizem a meu respeito: "Deus nunca o salvará! " Pausa

V. 1 – Davi estava espantado com o que estava acontecendo. Ele não esperava. Diminuíam os amigos e aumentavam os inimigos. Com isso aprendemos uma lição: Muitos que se dizem "amigos" podem sumir na hora da crise, ou podem mudar de lado quando estamos passando por momentos difíceis. Essa era a situação de Davi, sem amigos, pois eles o abandonaram, mas os adversários esperam sua ruína.

Davi estava com o coração machucado. As atitudes de seu filho e amigos doía. O Salmo 55  tem o mesmo pano de fundo, Absalão tentava depor o pai e seus amigos Aitofel e Husai traíram Davi e passaram para o lado do seu filho rebelde (2Sm 16.15-17), Davi teve medo e lamentou o que fizeram com ele: "Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus!" (Salmo 55.12-14).

Amigos considerados como irmãos, tornam-se traidores vorazes. Odiado pelo filho e traído pelos “amigos”. Que situação triste e lamentável. Nas horas escuras da vida devemos buscar a Deus. Davi levantou seu clamor ao Senhor (v. 4). As pessoas podem nos trair e nos decepcionar, porém, Deus é fiel e verdadeiro! A situação era desoladora, mas ao servo de Deus existe uma esperança, a esperança é o Senhor!

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

Vimos
1ª IDEIA: HÁ PESSOAS QUE FALHAM E SÃO DESLEAIS (VV. 1-2).
Falta ainda...
2ª IDEIA: MAS HÁ UM DEUS QUE PROTEGE OS SEUS SERVOS (VV. 3-4).
3ª IDEIA: SUA PROTEÇÃO NOS DÁ TRANQUILIDADE E OUSADIA (VV. 5-6).

4ª IDEIA: NO SENHOR HÁ VITÓRIA E BÊNÇÃO PARA OS QUE CONFIAM NELE (VV. 7-8).

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...