#SALMO 2 – parte 4

Estudos em Salmos
Salmo 2 – “O TRIUNFO FINAL DE JESUS CRISTO” – Parte 4

4. QUARTA CENA: O APELO DO MESSIAS (vv. 10-12)
10 Por isso, ó reis, sejam prudentes; aceitem a advertência, autoridades da terra. 11 Adorem ao Senhor com temor; exultem com tremor. 12 Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam!”.

Vimos as três primeiras partes, sobre a rebeldia dos homens, a Soberania de Deu e uma palavra de quem é o Messias. Agora um apelo é conclamado (vv. 10-12). Deus não é mau, pelo contrário Ele dá oportunidades ao homem, que é responsável por suas próprias decisões.

Contudo, Deus alerta: Não tripudia, 10a: “sejam prudentes”. 10b: “aceitem a instrução”. São reis, juízes e autoridades para os homens, mas lembrem-se que há um grande Rei, o grande Juiz e maior autoridade de todas, Jesus. ELE é o REI dos reis, o SENHOR dos senhores. V. 11: Adorar, exultar, servir e regozijar, em vez de se rebelar e odiar. Sujeição, Temor e Submissão a Deus. No v. 12: Um chamado ao amor, deixando a rebeldia. Não brinquem com Deus. Há gente que brinca e que desdenha de Deus. “Em breve...”, "de repente". Deus pode irar-se. Com Deus não se brinca!

Ele está dizendo: Mudem a posição, 12c. Como são felizes todos os que nele se refugiam!”. O homem é responsável por suas atitudes e decisões. Deus nos dá dia após dia oportunidades para fazermos a coisa certa, e até voltarmos a trás. Por isso, é importante nos examinarmos e mudar o que precisa ser mudado. Aceite o apelo do Messias.

Conclusão
Respondendo a pergunta do versículo 1: Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão? Porque as pessoas pensam que pode superar Deus, ou prejudicar a Obra Dele, pior ainda, pensam que não precisam Dele. E tudo isso Para quê? Para nada!  Mudem a atitude. De rebeldes à bem-aventurados. Por que a indiferença, a apatia e a rebeldia? Alguém pode achar que vai prejudicar a Deus ou a Obra Dele com essas atitudes, mas não se engane: “Agindo Deus quem impedirá?”.  

Mude de vida. Jesus Cristo é o Messias, o Rei, o que há de triunfar. O tempo de amizade é agora. Hebreus 3.7-8a.: 7 Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8 não endureçais o vosso coração...” Jesus está voltando, o tempo está acabando. V. 12 “Beijem o filho”, Ame a Cristo. Solte as armas e venha Amar o Filho de Deus. Ele te ama muito e lhe quer bem. Ele deseja que você coopere, contribua, ajude, seja servo, adorador, ame sua Igreja e sua obra. Reconheça seu poder e soberania. Essa é a postura de um "bem-aventurado". E assim, você verá O TRIUNFO FINAL DE JESUS CRISTO.


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth 

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...